31 dezembro 2004 | 00h00

Relatório Anual 2004

Materiais e experiências ajudaram a Fundação Lemann elenca as principais diretrizes a serem seguidas.

O desempenho dos estudantes nas avaliações SAEB e PISA 2003 apontam que, apesar de pequena melhora em relação aos anos anteriores, a qualidade do ensino público continua abaixo do adequado. Planos de carreira desatualizados e interferência de interesses políticos e econômicos particulares na gestão pública são alguns dos fatores responsáveis pelos resultados.

Na tentativa de contribuir para a melhoria da educação priorizamos iniciativas de gestão educacional que tratam de três aspectos: gestão de aprendizagem, gestão administrativa e gestão de recursos humanos. O relatório apresenta dois grupos de projetos: mais antigos, vinculados aos investimentos anteriores da família Lemann; e mais recentes, resultado do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, vinculados ao Instituto Gestão Educacional.

Destacamos o Gestão para o Sucesso Escolar, curso de capacitação para diretores de escolas públicas, em parceria com o Instituto Protagonistés, que beneficiou mais de 100 mil alunos das redes estaduais de São Paulo e Santa Catarina.

O relatório também apresenta dados sobre os seguintes projetos: Curso de especialização para Formação em Gestão Escolar (FGE); CONSED RH - Grupo de Trabalho para Valorização do Magistério; Projeto Escola Campeã - Instituto Ayrton Senna. Projetos mais antigos, voltados para o desenvolvimento de jovens, são: Fundação Estudar; Coleção Brasiliana; Brascri - Programa Segunda Chance; The Swiss Internationall Teacher` Program (SITP); Instituto Social Maria Telles – ISMART; Daquiprafora, incentivo ao esporte.

Receber Material