1 fevereiro 2010 | 10h00

Relatório Anual 2009

Após um ano de bons resultados, a Fundação Lemann consolida estratégias de atuação na busca por superar o desafio de expandir a educação de qualidade

No ano de 2009, o Conselho da Fundação Lemann decidiu consolidar a estratégia de atuação através da definição de sua identidade institucional. As atividades foram divididas em duas diretrizes: projetos que visam desenvolver a qualidade da educação pública e programas de bolsas de estudo.

Como representantes do primeiro grupo, foram destaques: “1º Seminário Líderes em Gestão Escolar”, que reuniu 152 dirigentes ou representantes municipais de educação do estado de São Paulo; “Gestão para o Sucesso Escolar” (GSE), programa de formação de líderes que já foi oferecido a 512 gestores, que têm sob sua responsabilidade 300 mil alunos; A tradução e publicação do livro “A Vantagem Acadêmica de Cuba”, de Martin Carnoy, que trata das dinâmicas em sala de aula de Brasil, Cuba e Chile; e o lançamento do “Boletim da Educação no Brasil: Saindo da Inércia?”, sobre as políticas públicas de sucesso no país.

Como representantes do segundo grupo, foram destaques: o programa de bolsas em Harvard; a criação do Lemann Institute for Brazilian Studies, na Universidade de Ilinois; concessão de bolsas integrais de mestrado em Educação Internacional Comparada, na Universidade de Sandford; programa de bolsas na universidade de Saint Gallen, na Suíça, e na Universidade de Zurique.

O relatório apresenta os pontos que orientam as atividades desenvolvidas pela fundação, sua missão, princípios, visão e negócio, e os pilares de avaliação dos projetos. Além dos programas mencionados acima, são analisados também as iniciativas com foco em gestão escolar: “Credenciamento de Diretores de Escolas”; “Líderes em Gestão Escolar”; “Disseminação de melhores práticas em gestão escolar”; “Apoio institucional a organizações de liderança em gestão escolar”; “Parceria com escolas públicas”. E, por fim, os programas de bolsa “Fundação Estudar”, “Daquiprafora”, “Instituto ProA”, “Ismart”, “Escola Graduada São Paulo”, “Instituto tênis”, “Instituto LOB do tênis feminino”, “Programa de Formação para Professores de Língua Inglesa”.

Receber Material