Passados meses de ensino não presencial e de muitos aprendizados e ajustes por parte das redes e das escolas, as secretarias de educação seguem com o desafio de planejar e implementar ações pedagógicas capazes de mitigar os impactos da pandemia.
Neste momento em que se aproximam o retorno às aulas presenciais e o fim de 2020, a Fundação Lemann lançou o ‘Construindo Caminhos’, um roteiro com orientações para um planejamento pedagógico alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos novos currículos em meio à pandemia de COVID-19.
O ‘CONSTRUINDO CAMINHOS’
O roteiro apresenta uma lista de ações que precisam acontecer para que seja possível garantir os direitos de aprendizagem aos estudantes. Em cada tópico, estão mencionados materiais e ferramentas que podem apoiar as secretarias em cada etapa.
Como ponto de partida para esse trabalho, o documento sugere o currículo, que deve ser a principal referência para todas as ações e políticas pedagógicas de uma rede de ensino, no contexto da pandemia ou fora dele. Ao tornar claros os objetivos que se deseja alcançar, ele favorece um trabalho eficaz e coerente, capaz de garantir os direitos de aprendizagem a todos os estudantes.
O conteúdo do roteiro está organizado nos seguintes tópicos:
- Definição do calendário escolar
- Elaboração de recomendações sanitárias
- Flexibilização curricular
- Acolhimento
- Atividades de verificação de aprendizagem
- Planejamento pedagógico e correção de defasagens
- Formação continuada
Para ver detalhadamente cada orientação e todas as informações do roteiro ‘Construindo Caminhos’, faça o download do arquivo completo clicando aqui.
Crédito da foto: Luca Jardim