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Passados meses de ensino não presencial e de muitos aprendizados e ajustes por parte das redes e das escolas, as secretarias de educação seguem com o desafio de planejar e implementar ações pedagógicas capazes de mitigar os impactos da pandemia

Neste momento em que se aproximam o retorno às aulas presenciais e o fim de 2020, a Fundação Lemann lançou o ‘Construindo Caminhos’, um roteiro com orientações para um planejamento pedagógico alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos novos currículos em meio à pandemia de COVID-19. 

O ‘CONSTRUINDO CAMINHOS’

O roteiro apresenta uma lista de ações que precisam acontecer para que seja possível garantir os direitos de aprendizagem aos estudantes. Em cada tópico, estão mencionados materiais e ferramentas que podem apoiar as secretarias em cada etapa. 

Como ponto de partida para esse trabalho, o documento sugere o currículo, que deve ser a principal referência para todas as ações e políticas pedagógicas de uma rede de ensino, no contexto da pandemia ou fora dele. Ao tornar claros os objetivos que se deseja alcançar, ele favorece um trabalho eficaz e coerente, capaz de garantir os direitos de aprendizagem a todos os estudantes. 

O conteúdo do roteiro está organizado nos seguintes tópicos:

  1. 01

    Definição do calendário escolar

  2. 02

    Elaboração de recomendações sanitárias

  3. 03

    Flexibilização curricular

  4. 04

    Acolhimento

  5. 05

    Atividades de verificação de aprendizagem

  6. 06

    Planejamento pedagógico e correção de defasagens

  7. 07

    Formação continuada

Para ver detalhadamente cada orientação e todas as informações do roteiro ‘Construindo Caminhos’, faça o download do arquivo completo clicando aqui.

Crédito da foto: Luca Jardim

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