29 novembro 2021 | 09h33

Conheça o programa de bolsas no exterior Lemann Fellowship

Queremos ajudar o Brasil a ter mais gente apta e engajada para avançar na resolução de desafios coletivos do país

Atualizado 22/05/2023

A Fundação Lemann investe na produção e disseminação de conhecimento e quer ampliar a presença de brasileiros nos centros universitários de excelência globais. Já apoiamos mais de 500 pessoas com bolsas de estudo nas universidades parceiras desde o início de nossos programas, em 2006.

Entenda como funcionam nossas parcerias com as universidades.

O que é o programa Lemann Fellowship?

É uma das iniciativas da Fundação Lemann para apoiar pessoas que buscam soluções para os principais desafios do Brasil. Oferecemos bolsas de pós-graduação em universidades no exterior como Harvard, Stanford, Columbia e MIT.

Como faço para participar do programa?

Quem escolhe os bolsistas são as nossas universidades parceiras. Por isso, você precisa primeiro passar no processo seletivo realizado por elas e, depois, se candidatar na própria universidade a uma bolsa Lemann Fellowship.

Uma dica: todas as universidades estão em busca de pessoas que sonham em contribuir para um Brasil mais justo e avançado, e em buscar soluções para os desafios coletivos do país. Aqui você conhece todas as universidades parceiras!

As bolsas são destinadas a alguma área específica do conhecimento?

As bolsas Lemann Fellowship têm foco em áreas relacionadas a impacto social, como educação, governo, saúde pública e empreendedorismo social, mas estas não são as únicas. Vale acompanhar dentro de cada universidade quais são as possibilidades.

Quais são os custos cobertos pelas bolsas?

A maioria das bolsas do Lemann Fellowship cobrem os custos com as universidades. Para custos como moradia, alimentação e outros elementos que compõem o custo de vida do estudante, o valor varia de caso a caso e também é decidido pela Universidade.

Em quais faculdades e cursos são oferecidas bolsas?

Apoiamos centros de pesquisa e oferecemos bolsas de estudos em algumas das melhores universidades do mundo. Veja, abaixo, a lista de universidades e cursos contemplados:

Esta bolsa está disponível apenas em universidades
parcerias, que selecionam os Lemann Fellow Candidates dentre os alunos brasileiros
aprovados nos processos seletivos dos seus programas. Escolas e programas
elegíveis:

Columbia University in the City of New York: Graduate School of Architecture, Preservation, and Planning (mestrado), Graduate School of Journalism (mestrado), Mailman School of Public Health, (mestrado), School of International and Public Affairs (SIPA). (mestrado), School of Social Work (mestrado), Teacher's College (mestrado),

Harvard University: Harvard College (graduação), Todas escolas de pós graduação (mestrado), Harvard Faculty of Arts and Sciences (doutorado), Harvard Medical School Brigham Womens Hospital (pós doutorado em cardiologia).

Massachussetts Institute of Technology (MIT): Sloan School of Management (Sloan), the School of Humanities, Arts and Social Sciences (SHASS) the School of Architecture and Planning (SA+P), the School of Science (Science); School of Engineering (SEng).

Stanford University: Graduate School of Education (mestrado, doutorado)

University of Oxford: Blavatnik School of Government (mestrado)

Quais são as etapas de seleção?

Quem escolhe os bolsistas são as universidades parceiras, mas normalmente o processo envolve teste de inglês, envio de cartas de recomendação e de intenções e provas específicas da instituição.

Quais os maiores requerimentos para ser aceito e conseguir uma bolsa na Lemann Fellowship?

Primeiro, ser admitido na universidade parceira. Depois, querer transformar o Brasil, mesmo. As universidades vão olhar sua vocação para ser uma liderança de transformação social no Brasil após a sua formatura.

Quem pode concorrer às bolsas?

Qualquer brasileiro ou brasileira apto a cursar a pós-graduação, que tenha o sonho de colocar seus conhecimentos em prática para transformar o Brasil, mesmo, e que já tenha sido aprovado na seleção da universidade parceira.

Existe limite de idade para conseguir uma bolsa?

Não há limite de idade para os candidatos a bolsas. Você só precisa ser aceito pela universidade e estar interessado em voltar para o Brasil para aplicar seu conhecimento em impacto social no país.

Preciso ter concluído a graduação para concorrer?

Nossas bolsas são focadas em cursos de ensino superior, especialmente pós-graduação. Ao se candidatar para alguma das universidades parceiras, será exigido o diploma de graduação. Isso pode adiar um pouquinho o seu sonho de estudar fora, mas não desista! Você pode ir se preparando para o processo seletivo enquanto isso.

As bolsas são apenas para pós-graduação?

Para graduação no exterior, oferecemos bolsas apenas para Harvard. No Brasil, temos parcerias com FGV-Direito, Faculdade de Direito da USP, Instituto Singularidades e a Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Já para pós-graduação temos parceria com diversas universidades, que você pode conhecer aqui.

É obrigatório ter domínio da língua inglesa?

Para conseguir uma bolsa, você precisa antes ser admitido pela universidade parceira. Todas elas exigem comprovação de domínio da língua inglesa. Consulte os requisitos do programa para o qual você deseja aplicar.

Se eu estiver temporariamente morando fora do Brasil, posso concorrer?

Se você é brasileiro e sua intenção é estudar no exterior e retornar para ajudar a transformar o Brasil, sim!

Vocês oferecem mentoria na preparação para o processo seletivo?

Sim. Estamos na segunda edição do Programa Alcance, que oferece mentoria para candidatos negros e indígenas. Este ano, as inscrições já estão encerradas, mas fique de olho nas nossas redes sociais para conhecer outras oportunidades.

Sugerimos que você conheça o programa Oportunidades Acadêmicas, da nossa parceira EducationUSA, que também é destinado a pessoas negras e indígenas.

Quais os benefícios do Programa Alcance?

Cobertura de todos os custos do processo de candidatura, como taxas de inscrição, envio e tradução de documentos;

Materiais de estudo para testes de admissão;

Transporte e acomodação para a realização das provas;

Mentoria acadêmica;

Curso de inglês preparatório para o TOEFL e o GRE.

Preciso saber inglês para participar do Programa Alcance?

Sim, o candidato precisa ter nível intermediário de inglês (B1/B2) e há um teste durante o processo seletivo.

Depois que eu conseguir a bolsa, o que a Fundação Lemann espera de mim?

Esperamos seu compromisso e retribuição para o Brasil. Não exigimos contrapartidas. Nosso objetivo com o programa de bolsas é ajudar o Brasil a ter mais gente apta, engajada e com os meios necessários para avançar na resolução dos desafios coletivos do país.

Vamos juntos?