18 setembro 2018 | 10h00

Educação no Chile – 4 aprendizados e muita inspiração

Viajamos para Santiago e conhecemos mais sobre a formação de lideranças educacionais e suas escolas

“Na primeira semana de setembro de 2018, estivemos em Santiago, no Chile junto com a equipe da Fundação Lemann para conhecer as experiências de formação para gestores que estão sendo desenvolvidas no país. Foram dias de muitos aprendizados!

Estivemos com pesquisadores e estudiosos sobre o tema, além de pessoas da própria rede de ensino. Destacamos aqui os principais locais que conhecemos e que tanto nos inspiraram:

Serviço Civil

• Este órgão cuida da seleção de profissionais para cargos públicos de alto escalão e, há alguns anos, incluíram também o diretor escolar neste processo. O objetivo é diminuir o poder que os políticos têm de nomear protegidos e de profissionalizar cada vez mais estas funções, selecionando pessoas com competência técnica comprovada.
Silvana e Claudia, nossas parceiras da Elos Educacional, junto com Luisa e Samuel (equipe Fundação Lemann) visitando o Serviço Civil em Santiago

Mestrado em Liderança

• Na aula do Mestrado que assistimos tivemos a oportunidade de ver a turma, dividida em pequenos grupos, trabalhando com a construção de um mapa estratégico para a gestão de uma escola de maneira bastante engajada! Percebemos o quanto alguns temas, que no Brasil ainda são um tabu, são levados para a sala de aula das Universidades, possibilitando aos gestores uma formação mais completa e focada no desenvolvimento das lideranças pedagógicas, como por exemplo o uso de instrumentos de gestão amplamente difundido em administração de empresas.
Conhecendo o mestrado chileno para lideranças pedagógicas

Centro de Desenvolvimento de Liderança Educacional (CEDLE)

• No CEDLE conversamos com pesquisadores da área como José Weinstein e Gonzalo Muñoz, e conhecemos um pouco da formação de equipes gestoras realizadas no país, percebendo o valor que é dado para a formação dos diretores escolares.
    Além de ter um foco na formação, tanto dos gestores que já estão na ativa quanto dos novos diretores, o Centro também ajudou na construção do Marco para a boa direção e liderança escolar, que indica as habilidades, princípios e conhecimentos profissionais de um bom gestor, organizado em dimensões. Este material está disponível aqui e pode ajudar o Brasil a pensar sobre o que nós esperamos desse profissional e, a partir daí, organizarmos uma formação eficiente focada em desenvolver as habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento da função.

Felizes em conhecer os pesquisadores José Weinstein e Gonzalo Muñoz

Escola

• Nesta visita conhecemos um pouco melhor como todo esse acompanhamento chega de fato nas escolas. Cada diretor, ao ser selecionado para trabalhar numa escola, assina uma espécie de “compromisso” com metas e prazos definidos para o desenvolvimento de ações prioritárias na escola. E ano a ano esse documento é atualizado e ele recebe acompanhamento para ver onde pode melhorar e como desenvolver o seu trabalho com foco nestas metas.

No chile, o diretor escolar assina um compromisso com as metas e ações da escola

Foi um aprendizado intenso! Voltamos animadas e inspiradas porque, com certeza, trazemos na bagagem muitas coisas que poderemos aproveitar como referência para nossos estudos aqui no Brasil.”

Relato escrito pelas professoras Claudia Zuppini e Silvana Tamassia, fundadoras da Elos Educacional - parceira da Fundação Lemann no programa Formar