16 outubro 2020 | 12h00

Educadores apostam no acolhimento contra a evasão escolar

Gestores escolares compartilharam suas estratégias para manter os alunos motivados diante do risco de abandono do estudo

O risco de um aumento na evasão escolar neste contexto de pandemia tem sido tema em todas as rodas de conversa da comunidade educativa e estimulado muito debate e troca de ideias. Muito atenta a esse problema, a Fundação Lemann tem direcionado muitos esforços para dar luz ao tema e oferecer soluções e apoio, como propõe com a campanha #cartãovermelhopraevasão.

E também temos buscado conversar com a comunidade escolar. Entender suas dificuldades, ouvir suas estratégias e compartilhar muita informação. E verificamos que há um consenso quanto a uma das melhores formas de enfrentar esse problema: reforçar o acolhimento ao aluno.

Nesta última quinta-feira (15), reunimos três pessoas para compartilharem suas experiências e dicas neste processo de aproximação com os alunos: a gerente pedagógica do Instituto Sonho Grande, Franci Alves, e os gestores escolares Hander Abadia (Goiás) e Maria Izabela Caldas (Paraíba). O papo online foi mediado por Daniela Caldeirinha, diretora de Projetos da Fundação Lemann. Confira abaixo alguns destaques do papo e, no fim da página, a íntegra do papo online para você assistir: