Conteudo Cabeçalho Rodape

A pandemia veio, fechou escolas e nos obrigou a ficar em casa. De lá pra cá, tivemos de nos adaptar e reinventar para seguirmos nossas vidas. E para a educação continuar neste período, foi preciso contar com um novo funcionamento de cada engrenagem: alunos, pais, educadores e gestores.

Seja com aulas e tarefas online transmitidas por WhatsApp ou por conteúdo impresso levado aos alunos de carro, moto e até barco, todos se uniram para manter o aprendizado. Estamos, alunos, famílias, professores e gestores, aprendendo juntos novas formas e estímulos para aprender e ensinar.

E esse esforço coletivo tem um grande objetivo: reforçar a educação dos estudantes para que eles não desistam da escola.

Sinal de alerta para a evasão escolar

 

Soluções e conteúdos gratuitos para reforçar o aprendizado

São diversas as iniciativas e soluções que desenvolvemos ao lado de nossos parceiros na busca por uma educação pública de melhor qualidade. Se em alguns projetos focamos nos estudantes, como com o AprendiZap, em outros buscamos apoiar gestores e professores, o que propõe o Simplifica. Sabemos que cada personagem da comunidade escolar é uma engrenagem única e essencial para o funcionamento da educação, por isso incentivamos o engajamento de todos nesta jornada. Confira abaixo algumas das soluções que desenvolvemos para os desafios enfrentados no contexto da pandemia e também fora dele:

AprendiZap
AprendiZap É uma ferramenta gratuita que ajuda alunos do Ensino Fundamental (anos finais) e do Ensino Médio a estudar pelo WhatsApp neste período de ensino não presencial. Todos os conteúdos são enviados dentro da própria conversa do WhatsApp. (https://www.aprendizap.com.br/)
Simplifica
Simplifica É um programa para criar experiências pedagógicas mediadas pela tecnologia e disponibilizadas gratuitamente para os estudantes do Ensino Fundamental e que utiliza plataformas e ferramentas Google For Education, reforçando o ensino não presencial do atual contexto. (https://www.amplifica.me/simplifica/)
Planos de Aula
Planos de Aula O objetivo do projeto é disponibilizar o passo a passo de aulas, com ideias de boas atividades, dicas de mediação com a turma, resoluções comentadas e materiais de referência para todos os professores do Brasil, seguindo a BNCC. (https://novaescola.org.br/plano-de-aula/)
Aprendendo Sempre: promovendo a educação em tempos de pandemia

Para apoiar gestores educacionais, professores e famílias neste contexto de pandemia da Covid-19, um grupo de organizações sociais preparou uma curadoria de conteúdos e soluções gratuitas e úteis para promover a aprendizagem não presencial. Assim surgiu a plataforma Aprendendo Sempre.

Em um ambiente único, estão disponíveis indicações de ferramentas com conteúdos pedagógicos alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento que mostra quais são as aprendizagens essenciais para todos os estudantes brasileiros. 

Além disso, há tecnologias que viabilizam a preparação e a transmissão de aulas online, além de recomendações para o bom uso dessas soluções e de como é possível promover experiências saudáveis e significativas para crianças, adolescentes e jovens remotamente. Com intuito de inspirar professores e gestores, casos e histórias de quem conseguiu promover aulas não-presenciais ou está bem preparado para a retomada do ano letivo nas escolas também podem ser encontradas na Aprendendo Sempre, bem como uma agenda de eventos, cursos, webinários e outras atividades de formação e troca de informações online. 

 

Para as famílias, há recomendações de ferramentas e atividades, além de dicas de como elas podem ajudar crianças e adolescentes em casa, inclusive sobre saúde emocional, aspecto tão importante em um momento de mudanças e incertezas como o atual.

#AprendendoJuntos: uma campanha contra a evasão escolar

A campanha #AprendendoJuntos surge em um momento posterior para incentivar professores, alunos e familiares a manterem-se próximos e engajados com os estudos e as atividades escolares para evitar que os estudantes desistam da escola

A iniciativa é composta por ações nas redes sociais focadas em professores, familiares ou responsáveis de crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio. Os conteúdos passam por sensibilização sobre engajamento nas soluções de educação não presencial e presencial (já que em muitas escolas já há o retorno às aulas), apoio às redes e escolas na divulgação de ferramentas para o aprendizado contínuo e acolhimento emocional para motivá-los durante o período de isolamento social. A campanha distribui as mensagens em cards, textos e vídeos, além de lives quinzenais.

Temas

Educação

Veja mais sobre a Fundação Lemann

ver todas as publicações