Conteudo Cabeçalho Rodape
20 março 2020 | 19h15

Ferramentas e ações para fortalecer a aprendizagem remota

Fundação Lemann participa de grupo de trabalho para reduzir danos à aprendizagem e viabilizar o acesso gratuito a recursos educacionais de qualidade

Atualizado em 22/05/2020


Nós, da Fundação Lemann, temos o compromisso com a educação pública, de qualidade e para todas e todos no centro de tudo que fazemos e acreditamos. Com a propagação da Covid-19  no Brasil e com o fechamento das escolas, torna-se necessário pensar ações práticas e viabilizar soluções para que a aprendizagem remota se torne alternativa real aos alunos e alunas das diferentes regiões do país, garantindo e fortalecendo a aprendizagem adequada e o ensino de qualidade que defendemos.

Olhando para o futuro e buscando contribuir com o presente, estamos ao lado MEC (Ministério da Educação), doConsed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) construindo propostas e soluções, além de mobilizar a colaboração e a participação de diversos setores. Tão dinâmica quanto o cenário atual tem sido a adesão de outras organizações da sociedade civil, além de secretarias de Educação e empreendedores dispostos a colaborar com a iniciativa. A articulação entre os diferentes atores busca viabilizar educação com qualidade pedagógica a distância a partir do uso de celulares e em parceria com as operadoras de banda larga e serviços móveis para evitar a cobrança de pacotes de dados e tarifas para esse fim. Segundo a TIC Domicílios, 50% da população com até um salário mínimo não tem computador ou internet em casa. Porém, o número de aparelhos celulares ativos chega a 230 milhões (o que representa mais de 1 habitante em todo o país).

Nesse momento, a proposta principal é ter dados gratuitos para acessar conteúdos de educação, aproveitando recursos de plataformas já utilizadas pela população, como WhatsApp, YouTube e Facebook. Também queremos incentivar o uso de plataformas como a Khan Academy, que é financiada pela Fundação Lemann e oferece acesso 100% gratuito a conteúdos nas disciplinas de Português, Ciências e Matemática.

Estamos nos organizando coletiva e colaborativamente com as secretarias de educação e suas entidades representativas, além de contar com o compromisso, conhecimento e participação de outras organizações do terceiro setor, como o Instituto Natura, a Fundação Itaú Social, a Fundação Roberto Marinho e Instituto Unibanco. Com essa força-tarefa, queremos reduzir os prejuízos que o Covid-19 pode causar à aprendizagem dos alunos, ampliando oportunidades sem deixar nem ao menos um estudante para trás.

“Já há um impacto enorme sobre a saúde, a ideia é que isso diminua o impacto sobre a educação”, diz o diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne. 

Confira o posicionamento e princípios da Fundação Lemann em relação à educação a distância.

Iniciativas de aprendizagem remota apoiadas pela Fundação Lemann

  1. 01

    Aprendendo Sempre

    Uma curadoria com ferramentas e soluções gratuitas para facilitar a aprendizagem remota. A plataforma Aprendendo Sempre deve ser suporte para gestores escolares, professores, famílias e responsáveis pelos estudantes. 
  2. 02

    Apoio ao ensino remoto com Imaginable Futures

    Oferecemos apoio técnico para redes municipais e estaduais no planejamento, estruturação e viabilização de ensino remoto com o uso de tecnologias educacionais. A iniciativa é realizada com a Imaginable Futures e conta com a parceria da Sincroniza Educação.
  3. 03

    AprendiZap

    Desenvolvemos com a Fundação 1Bi e com a Imaginable Futures uma plataforma para que os estudantes possam receber conteúdos e exercícios via WhatsApp. Como a maior parte dos planos básicos de operadoras concede acesso ilimitado ao Whatsapp, o AprendiZap tem potencial de chegar em milhares de alunos em todo o país, ampliando as condições de aprendizagem e auxiliando no ensino a distância. Os conteúdos são adaptados por educadores, alinhados à Base Nacional Comum Curricular e traz trilhas semanais de estudo para alunos do 6º ao 9º ano.
  4. 04

    Youtube Edu

    O YouTube Edu, plataforma de educação do YouTube apoiada por nós, oferece playlists semanais de vídeos com conteúdo da Base Nacional Comum Curricular. A campanha #FiqueEmCasa e Estude #Comigo oferece conteúdos complementares para alunos do Ensino Fundamental II e Médio, contribuindo nos estudos nesse momento de educação remota. As playlists são baseadas em conteúdos já existentes na plataforma, organizados pelos professores da própria comunidade do YoutubeEdu sob orientação pedagógica da Fundação Lemann.
  5. 05

    Simplifica

    Plataforma online com recursos digitais para apoiar gestores, professores e estudantes em tempos de educação remota. Desenvolvido pelo Amplifica em parceria com a Fundação Lemann e a Imaginable Futures, o site disponibiliza roteiros de estudos e exercícios complementares para o Ensino Fundamental.  Ao todo, o Simplifica está desenvolvendo 8 semanas de conteúdo.
  6. 06

    Centro de Mídias da Educação de São Paulo

    Também apoiamos o Centro de Mídias da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que oferece canais de televisões e aplicativos para diversificar o processo de aprendizagem a distância. Mais de 3 milhões de alunos do estado já estão utilizando a plataforma.
  7. 07

    Fundo de apoio à Aprendizagem

    Ao lado da Imaginable Futures, abrimos um edital para apoiar projetos que ofereçam suporte imediato e resultados no curto prazo para promover aprendizagem e bem-estar aos estudantes, educadores e comunidades. As propostas selecionadas receberão doações de R$ 50.000,00 a R$ 300.000,00 cada.
  8. 08

    Vamos Aprender

    Em parceria com a Fundação Roberto Marinho e CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), e com apoio da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), desenvolvemos o projeto “Vamos Aprender”, que oferece aulas e programas educativos pela televisão, plataforma online e aplicativo. O projeto disponibiliza, gratuitamente, programas para serem exibidos aos estudantes de todos os ciclos escolares: Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. A plataforma possui parceria de conteúdo com várias instituições, como Canal Futura, Khan Academy, MultiRio e TV Escola, que disponibilizaram gratuitamente seus materiais pedagógicos.

Compartilhe

Veja também