A Base Nacional Comum Curricular define os direitos de aprendizagens de todos os alunos do Brasil. Mas ainda há muitas dúvidas sobre a importância desta política pública e as mudanças que ela traz para a  educação. Aqui, nós respondemos algumas das principais dúvidas. Confira!

Não consigo entender exatamente o que é a BNCC. Alguém me explica?

Fique tranquilo(a)! Muitas pessoas têm dúvidas, e nós vamos explicar de um jeito simples: a BNCC determina os conhecimentos e as habilidades essenciais que todos os alunos e alunas têm o direito de aprender - ano a ano - durante toda sua vida escolar.

Mas ela é obrigatória ou opcional?

Ela é obrigatória e está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Plano Nacional da Educação. Os currículos de todas as redes públicas e particulares devem ter a BNCC como referencial.

E o que muda de fato na educação?

Bastante coisa! Ela potencializa políticas educacionais importantes que, juntas, ajudam a reduzir desigualdades e garantem os direitos de aprendizagem. Vale lembrar que a BNCC é muito mais completa do que as diretrizes adotadas hoje. Por isso, diversas frentes precisam ser repensadas e adaptadas conforme as orientações do documento.

As principais mudanças que acontecem ao implementar a BNCC aparecem nas seguintes políticas educacionais: elaboração dos currículos locais, formação inicial e continuada dos professores, material didático, avaliação e apoio pedagógico aos alunos.

Como a minha escola e secretaria de educação vão adotar a BNCC?

As redes municipais, estaduais e privadas revisarão seus currículos e usarão a BNCC como um núcleo comum para essa reelaboração. Isso não tira a autonomia dos estados, municípios e escolas que poderão garantir suas diversidades durante a construção. A participação dos educadores é essencial para complementar os currículos com suas propostas pedagógicas e particularidades regionais.

Sou professor(a) e estou começando a acompanhar a BNCC agora. Como posso aprender mais sobre o assunto?

Que ótimo que você quer saber mais sobre a BNCC! O primeiro passo é ler o documento que está disponível aqui. Converse com o coordenador pedagógico ou o diretor para que todos os professores também façam a leitura e vocês discutam o tema durante as reuniões coletivas. Além disso, você pode clicar aqui e aproveitar uma série de materiais especiais organizados pelo Movimento pela Base.

Quero ler a BNCC. Onde encontro?

Vamos nessa! Você pode clicar aqui para ler o documento da BNCC agora.

Educação

Veja mais sobre a Fundação Lemann