2020 é um ano de grande importância para a educação pública brasileira, pois é o ano da implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). A BNCC existe para reduzir as desigualdades e promover mais equidade entre os estudantes, garantindo o direito de aprender ao longo da vida escolar. Por isso, será um período de adaptações e mudanças em diversas frentes.

A gente sabe que o gestor escolar e o professor possuem um papel fundamental para que a BNCC faça a diferença na prática. Mas a gente sabe, também, que os desafios serão grandes. Foi pensando nisso que elaboramos três materiais para ajudar os profissionais durante essa caminhada.

Guia do Gestor Escolar

O primeiro material é o  Guia para Gestores Escolares, desenvolvido em parceria com a Undime e Consed, com apoio técnico do Movimento Pela Base Nacional Comum. O guia tem como objetivo colaborar e orientar os gestores escolares no processo de revisão dos projetos pedagógicos (PPP ou PP) e na formação continuada dos professores na escola.

Guia do professor

Em parceria com oMovimento Pela Base Nacional Comum, o Guia do professor foi elaborado para mostrar o que a BNCC traz sobre a prática pedagógica, além de dicas de como aplicar a política no cotidiano escolar. Nós recomendamos que os gestores escolares também acessem esse material, pois traz uma breve história da BNCC e o que ela representa como política educacional.

Caderno de planejamento

Além de ficar por dentro da BNCC, é importante se organizar no dia a dia. O Caderno de planejamento é para todos os profissionais da educação que querem planejar a rotina, anotar compromissos e registrar o que importa no cotidiano.

Educação

Veja mais sobre a Fundação Lemann