Num semestre de desafios globais sem precedentes, colaboração e iniciativa foram nossa estratégia para garantir boas respostas ao Brasil e sua gente
Por um futuro mais justo e avançado, #PeloFuturoAgora
Um semestre que já entrou para a história. Em todo o mundo, 2020 já se configurou como um ano de desafios sem precedentes nesta geração. Num país como o Brasil, marcado por desigualdades históricas, a pandemia da Covid-19 agravou ainda mais o cenário, com consequências que poderiam se aprofundar ainda mais sem o compromisso e ação de muitos.
Ao longo dos últimos meses, reafirmamos o compromisso da nossa missão e trouxemos vários dos nossos valores como força-motriz para a ação direta e também para o apoio e a valorização do trabalho de diversas lideranças, organizações e governos que, assim como nós, compreenderam que o momento demandava ainda mais iniciativa e colaboração. Ajustamos muita coisa e seguimos reavaliando constantemente o que ainda precisaremos ajustar. Nossa estratégia não mudou. Ao contrário, provou-se ainda mais relevante para o Brasil e sua gente.
Neste cenário, compartilhamos um relatório parcial de resultados do ano em curso. Eles são frutos de iniciativas que, realizadas com uma rede de pessoas e organizações parceiras excepcional, fizeram a diferença e criaram um estofo relevante para a construção de um futuro mais justo e avançado, sem vistas grossas para os desafios do momento. Desta forma, conseguimos colocar o Brasil no mapa dos testes da vacina para a Covid-19, em parceria com a Universidade de Oxford e a Unifesp. Reforçamos nosso compromisso com a pesquisa e as evidências e com o trabalho sério de profissionais e lideranças à frente da busca por soluções em meio à pandemia.
#PeloFuturoAgora também reforçamos nosso compromisso com o direito à aprendizagem. Fizemos os ajustes para manter os bons resultados de iniciativas rumo a um futuro de gerações preparadas para atingir seu máximo potencial e contribuir para um Brasil melhor. Também ampliamos o apoio a uma rede plural de pessoas e organizações que conta com recursos, estrutura para desenvolvimento, conexões e iniciativas de alavancagem para o impacto.
Neste momento, seguimos ao mesmo tempo realistas e otimistas, trabalhando com compromisso redobrado e ajudando a viabilizar o compromisso de muitos outros. Uma das prioridades está no fomento a um debate qualificado em torno da volta às aulas, apoiando gestores educacionais na estruturação de protocolos que garantam ao mesmo tempo o compromisso com a continuidade da aprendizagem sem abrir mão da garantia da saúde e segurança de alunos, professores e profissionais da educação. Neste contexto, ganham também relevância pautas que já temos trabalhado há anos, como a da internet de qualidade em todas as escolas públicas, incluindo equipamentos e formação para o uso pedagógico. Também pretendemos fortalecer ainda mais nosso apoio ao desenvolvimento da próxima geração de líderes aptos e engajados com a resolução dos principais desafios coletivos do país. A jornada é árdua, mas os resultados indicam que a transformação já está em curso. Seguimos juntos, trabalhando em colaboração pelo Brasil que sonhamos e sabemos ser possível.
Denis Mizne
Diretor-executivo Fundação Lemann
Por um Brasil que acredita nas pessoas,
por pessoas que acreditam no Brasil
Confira as nossas frentes de atuação:
Um Brasil que acredita nas pessoas
Políticas públicas estruturantes garantindo um sistema educacional mais coerente.
Política de gestão de pessoas no setor público que fortaleça e desenvolva suas lideranças.
Pessoas que acreditam no Brasil
Redes de educação e escolas garantindo a aprendizagem de seus alunos.
Rede forte, plural e independente de pessoas e organizações aptas a liderarem a solução de grandes desafios.
Pilares de atuação
Educação pública de qualidade para todos.
Lideranças engajadas na resolução de desafios coletivos.
Um futuro mais justo e avançado. Um futuro que, para existir, começa a ser transformado agora.
No contexto da pandemia e buscando mitigar ao máximo seus efeitos, lançamos #PeloFuturoAgora, um conjunto de ações alinhadas à nossa missão e proposta estratégica, pensadas para atender às demandas do momento e feitas em colaboração com parceiros importantes.
Essas ações são um esforço coordenado para garantir o acesso à aprendizagem, especialmente durante o período de isolamento social. Elas trazem também um apoio intensificado a lideranças e organizações com iniciativas focadas para o momento ou que precisaram de suporte para garantir a sustentabilidade de suas atividades neste momento.
CONTEXTOS ADVERSOS COMO O ATUAL PEDEM INICIATIVA E INOVAÇÃO PARA A AÇÃO COM RESULTADOS
DESIGUALDADES HISTÓRICAS EXIGEM COMPROMISSO COM A TRANSFORMAÇÃO EM ESCALA, PARA TODOS E SEM ABRIR MÃO DA QUALIDADE
DESAFIOS SOCIAIS COLETIVOS DEMANDAM COLABORAÇÃO E ARTICULAÇÃO PLURAL, INDEPENDENTE E MULTISSETORIAL
CONTEXTOS ADVERSOS COMO O ATUAL PEDEM INICIATIVA E INOVAÇÃO PARA A AÇÃO COM RESULTADOS
Juntamente com Instituto Votorantim, Fundação Brava, Behring Family Foundation, Ambev, Americanas, Itaú Unibanco (Todos pela Saúde) e Stone vamos equipar e financiar a infraestrutura necessária à produção da vacina contra a Covid-19 e doar à Fiocruz.
Primeira etapa do projeto deve permitir o envase de 100 milhões de doses importadas ainda este ano. A obra final será concluída no início de 2021.
Para a Fundação Lemann, esta tem sido uma frente de ação fundamental na tradução imediata do nosso compromisso com o nosso país e sua gente. Fortalecer o trabalho de pesquisadores e contribuir para a articulação de respostas eficazes à pandemia tem sido uma das nossas grandes ações nos meses que já marcaram este ano.
“Viabilizar o início dos estudos clínicos no Brasil para a vacina de Oxford foi o primeiro passo importante que demos para garantir respostas eficazes no enfrentamento do novo Coronavírus. Com a colaboração e articulação multissetorial para a construção de uma fábrica, a Fundação Lemann confirma seu compromisso com o Brasil e sua gente tanto na resolução do desafio atual quanto de desafios futuros”. Denis Mizne, Diretor-executivo Fundação Lemann
“Esperamos com essa iniciativa dar uma contribuição concreta para o nosso país, deixando um legado público para que milhões de brasileiros possam se beneficiar e também para que o Brasil esteja melhor posicionado e preparado no enfrentamento de outros desafios dessa natureza que possam surgir”. Jorge Paulo Lemann, Presidente do Conselho Fundação Lemann
DESIGUALDADES HISTÓRICAS EXIGEM COMPROMISSO COM A TRANSFORMAÇÃO EM ESCALA, PARA TODOS E SEM ABRIR MÃO DA QUALIDADE
INICIATIVAS DE APOIO À APRENDIZAGEM REMOTA
Com a pandemia, desafios educacionais históricos no Brasil ganharam contornos ainda mais complexos e convocaram o compromisso e a ação articulada de governos, lideranças e organizações sociais.
Para atender ao maior número possível de estudantes, famílias e professores em diferentes contextos, as propostas desenvolvidas precisaram ser dinâmicas e diversificadas. Para garantir acesso inclusivo e a qualidade do conteúdo oferecido, todas elas são gratuitas e foram alinhadas à Base Nacional Comum Curricular.
Num país gigante como o Brasil, vencer o desafio da aprendizagem de qualidade para todos os alunos sempre esteve no centro das nossas ações. Com os alunos em casa, esse compromisso se tornou ainda mais relevante e teve de considerar as condições específicas das diferentes realidades do Brasil para chegar a todos. Para isso, estivemos ao lado de organizações como Consed e Undime, fundações e institutos, gestores públicos, professores e familiares e dos próprios alunos, mapeando os caminhos possíveis.
Colaboramos na curadoria, produção e financiamento de conteúdos, ferramentas e boas práticas para professores, gestores e familiares por meio de plataformas online;
Desenvolvemos trilhas de conteúdo para professores usando o celular;
Levamos conteúdos pedagógicos para a televisão aberta;
Organizamos conteúdo de vídeo existente na internet para criar trilhas de estudos.
APOIO ÀS REDES DE ENSINO
Chegar a todos os alunos também tem sido um dos grandes desafios das redes públicas de ensino, que atendem realidades tão plurais quanto desiguais. Tem exigido cooperação entre gestores públicos, educadores e familiares para garantir a qualidade e o senso de urgência de que a aprendizagem precisa.
Por isso, junto às secretarias de Educação de São Paulo e Minas Gerais, disponibilizamos conteúdos pedagógicos em diferentes plataformas por meio de parcerias firmadas com os Centros de Mídia nesses estados.
Também oferecemos acompanhamento técnico a redes de ensino no planejamento, estruturação e viabilização do ensino não presencial, em parceria com a Imaginable Futures e com o apoio técnico da Sincroniza Educação, atendendo as redes estaduais de Maranhão e Sergipe, além das redes municipais de Olinda, São José dos Campos, Teresina, Caruaru, Aquiraz, Francisco Morato, Embu das Artes, Jijoca de Jericoacoara, Itacaré e Nova Odessa.
TRANSFORMAÇÕES PARA A NOSSA GENTE, GENTE QUE TRANSFORMA
Também fizemos adaptações em nosso processo de trabalho e em programas
para viabilizar a continuidade de soluções em larga escala durante a pandemia
EQUIPE FUNDAÇÃO LEMANN
Remodelamos os eventos e atividades presenciais para iniciativas online
Adaptamos as rotinas para trabalho remoto com oferta de condições e suporte (infraestrutura e apoio psicológico) para toda a equipe
Logo no início da quarentena, assumimos o compromisso do Movimento Não Demita
Nas mais de 50 redes de ensino em todo o Brasil, somando quase 2 milhões de alunos matriculados, e com as quais trabalhamos para a garantia da aprendizagem:
Substituímos as visitas e atividades presenciais por um sistema e rotinas de suporte online e interações remotas
Também adaptamos as estratégias e oferecemos apoio e soluções voltadas para a resolução dos desafios contextuais
Nos sete estados onde temos parcerias centradas na melhoria da gestão de pessoas:
Repensamos o planejamento das atividades levando em conta o contexto
Adaptamos a abordagem das iniciativas em conjunto, oferecendo apoio específico e direcionado também nos desafios do cenário atual
REDE FUNDAÇÃO LEMANN DE LIDERANÇAS E ORGANIZAÇÕES DE IMPACTO
Para os mais de 500 membros da nossa Rede de Líderes e as quase 50 organizações que financiamos com recursos e apoio ao desenvolvimento institucional:
Realocamos recursos do nosso orçamento e lançamos um Edital Emergencial, com foco na garantia da sustentabilidade de organizações impactadas pela Covid-19 e projetos liderados por membros da rede dedicados ao tema
Investimos o primeiro milhão de reais na iniciativa "Fome no Paredão" idealizada e liderada pela Gerando Falcões, organização que apoiamos
Conecta & Acolhe: mobilizamos eventos online para a troca e o apoio mútuo
Em parceria com a Academia Nacional de Medicina, oferecemos sessões semanais individuais focadas em Saúde Mental
DESAFIOS SOCIAIS COLETIVOS DEMANDAM COLABORAÇÃO E ARTICULAÇÃO PLURAL, INDEPENDENTE E MULTISSETORIAL
PESSOAS E ORGANIZAÇÕES COMPROMETIDAS #PELOFUTUROAGORA
Transformações profundas, escaláveis e capazes de fazer do Brasil um país mais justo e avançado não serão possíveis pelo trabalho de apenas uma liderança ou setor, senão pelo trabalho articulado de uma massa crítica de pessoas e organizações aptas e engajadas na solução dos nossos principais desafios. Por isso, também investimos na identificação, apoio, conexão e alavancagem do trabalho de pessoas e organizações que fazem parte da nossa rede e que também protagonizaram ações importantes no contexto da pandemia.
A educação não pode parar
A Nova Escola, organização associada à Fundação Lemann, continuou ao lado de professoras e professores, repensando possibilidades e propondo soluções práticas para garantir a continuidade da aprendizagem para o maior número possível de alunos. Com o Nova Escola em Casa, os educadores puderam contar com eventos online, cursos, entrevistas e 6 mil planos de aula adaptados para o ensino a distância.
Mais de 1 milhão
educadores utilizando as soluções e os conteúdos
Mais de 10 milhões
de alunos impactados
Assistência para quem mais precisa
Vários setores foram diretamente impactados pela pandemia. Entre os desafios sem precedentes acarretados pela Covid-19, o impacto da crise foi imediato para aqueles que já se encontravam mais vulneráveis e, muitas vezes, envolveu condições básicas de sobrevivência. Para esses, destacamos dois diferentes exemplos de solidariedade, compromisso e liderança que fizeram a diferença na vida de milhões no Brasil:
Gerando Falcões, organização que conta com apoio financeiro e técnico da Fundação Lemann, arrecadou até agora
R$12mi, transformados em vale-alimentação para 40 mil famílias em 300 favelas de 11 estados do país
No Congresso Nacional, outra ação de grande impacto foi a ampliação e aprovação do auxílio-emergencial de R$ 200 para até R$ 1,2 mil por família. Fazem parte de um grupo de parlamentares e lideranças da sociedade civil que defenderam o auxílio os deputados Tabata Amaral e Felipe Rigoni, participantes de programas de apoio ao desenvolvimento de lideranças oferecidos pela Fundação Lemann e organizações parceiras. Independência, suprapartidarismo, compromisso ético com o país e a democracia, abertura ao diálogo e liderança frente a grandes desafios são as bases de seleção dos programas que apoiamos e pelos quais passaram os deputados.
Ampliação do auxílio emergencial de R$ 200 para R$ 600
PARA IR MAIS LONGE, VAMOS JUNTOS
Um ecossistema de colaboração para transformar a realidade e construir um Brasil que acredita em sua gente, mobilizando gente que acredita no Brasil.
Conheça quem está com a Fundação Lemann nas iniciativas que compartilhamos neste relatório:
Academia
Coinvestidores
Iniciativas
Organizações
associadas
Organizações
apoiadas
Organizações
Técnicas
Poder
Público
Clique aqui e conheça todos os parceiros da Fundação Lemann