A pandemia agravou a defasagem de aprendizado e, mais do que nunca, a escola precisa se transformar para lutar contra a evasão e colocar o adolescente no centro do processo de aprendizagem.
Trabalhamos para que estudantes terminem o Ensino Fundamental com aprendizagem adequada, com foco na redução das desigualdades raciais.
Gerido pela Motriz, organização associada da Fundação Lemann, o programa Formar é destinado ao aperfeiçoamento da gestão de redes públicas de educação no Brasil por meio do acompanhamento de políticas educacionais e a troca de experiências entre as 27 redes estaduais e municipais participantes. O programa é customizado para cada rede e pode durar até três anos. Durante a fase de implementação, pensamos nos desafios e oportunidades da rede junto com professores, secretarias de educação, consultores e especialistas.
1.7 milhão
alunos
72 mil
docentes
4,6 mil
escolas
27
cidades
A educação acontece quando conseguimos perceber o outro.
Perceber, respeitar e, principalmente, desenvolver competências
Cledja Araújo Santos,
professora da rede pública de ensino apoiada pelo programa Formar.
Gerido pela Motriz, organização associada da Fundação Lemann, o programa, Plantar apoia às secretarias de educação na criação de ações e concepção de políticas públicas para promover a conservação das florestas da Amazônia por meio do avanço do desempenho educacional integral.
35 mil
estudantes
3
cidades
2
estados
Temos ganhado aprendizados e reflexões muito valiosas sobre o que significa fazer educação em um país tão diverso quanto o Brasil. Dessa forma, em parceria com as Secretarias de Educação, estamos trazendo a compreensão de que ser amazônida é riqueza, orgulho e potência para o centro do fazer pedagógico.Adriana Guimas Consultora do Programa Plantar Educacao
Adriana Guimas,
Consultora do Programa Plantar Educacao
O programa Escolas Criativas visa integrar a Aprendizagem Criativa ao cotidiano escolar, incentivando práticas pedagógicas que promovam o protagonismo estudantil e o aprendizado por meio de projetos, imaginação, interatividade e estimulação da criatividade de cada estudante. Diferentes estados e municípios participam das ações, sempre com foco nas características regionais, étnicas e socioeconômicas de cada comunidade escolar.
764 mil
estudantes
45 mil
docentes
2,2 mil
escolas
16
redes
“O Escolas Criativas ajuda a mostrar uma educação diferente, com visibilidade, que investe, modifica, que se aproxima do aluno, que tem essência e significado. Isso tem sido de grande valia para a cidade e para os professores. Eles entendem que fazem parte de uma rede que se preocupa, corre atrás, tenta mudar, inovar, que capacita seus profissionais. É estimulante”.
DOLORES KICILA ALVES,
Secretária de Educação de Ribeirão das Neves (MG)
Sobre a BNCC
O que é a BNCC
Saiba mais sobre o documento que define os conhecimentos e as habilidades essenciais de cada etapa escolar, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Guia de Implementação da BNCC
O guia dá insumos técnicos e orientações para redes de ensino, gestores e professores.
Observatório da BNCC
Confira no Observatório do Movimento pela Base como está a implementação da BNCC em todo o País.
O QUE DIZEM OS PROFESSORES
90%
90% concordam que a BNCC tem sido uma
referência para saber o que ensinar completarem 18 anos. Fonte: Pesquisa Datafolha 2020
O QUE DIZEM OS PROFESSORES
88%
88% afirmam que a BNCC ajuda a planejar aulas mais engajadoras. Fonte: Pesquisa Datafolha 2020
O QUE DIZEM OS PROFESSORES
89%
89% acreditam que o documento ajuda a diagnosticar a aprendizagem dos alunos. Fonte: Pesquisa Datafolha 2020