Trabalhamos por um novo paradigma de gestão de pessoas no setor público brasileiro, capaz de atrair, desenvolver e reter lideranças preparadas para entregar os melhores serviços públicos aos cidadãos. Atuamos também para criar um ecossistema de organizações da sociedade civil e do setor privado que considerem a formação de líderes no setor público e no terceiro setor como prioritária.
Nossas iniciativas

A parceria Vamos – Transformar Lideranças no Setor Público e Terceiro Setor é formada por três organizações empenhadas em construir um modelo inovador de cocriação e investimento compartilhado para, assim, fortalecer lideranças do governo e da sociedade civil para transformar o Brasil. São parte da parceria Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org.
Entre os projetos da Vamos, apoiamos a criação de políticas inovadoras em Gestão de Pessoas. Junto com organizações parceiras e órgãos federais, estaduais e municipais, desenvolvemos experiências práticas nesse tema.
Atualmente, trabalhamos com seis estados: Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. Nesses locais, atuamos nos pilares de atração, pré-seleção, desempenho, desenvolvimento e engajamento de pessoas.
Acreditamos, assim, que será possível viabilizar não apenas a atração e a seleção, mas também a retenção dos melhores talentos na gestão pública, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços entregues à população.

O Movimento Pessoas à Frente é suprapartidário, formado por pessoas e organizações com coragem, inteligência e disposição para construir um país melhor e preparar gestoras e gestores públicos para o Brasil do futuro, contribuindo para a construção de um melhor Estado. O Movimento tem o compromisso de promover um diálogo plural, somar diferentes visões e construir coletivamente propostas e posicionamentos. Tudo para promover melhores políticas e serviços públicos à sociedade brasileira.
Atuação nos Estados
8 estados
implementam novas práticas na gestão de pessoas
Ceará
Minas Gerais
Pará
Paraná
Pernambuco
Rio Grande do Sul
São Paulo
Sergipe
Estes estados estão alinhados com os processos seletivos e frentes de desempenho e desenvolvimento, em um compromisso de longo prazo para transformar a gestão de pessoas no setor público.
Pesquisas e artigos
No primeiro ano, foram mais de 200 pessoas que foram selecionadas e nomeadas pelo governador. Os gestores ficaram satisfeitos com as pessoas selecionadas, elas se sentem mais legitimadas e isso impacta nos serviços prestados ao cidadão.
Otto Levy
Ex-secretário de planejamento (MG)
Sou funcionária concursada e, em 2019, tive o privilégio de ser escolhida como diretora de Recursos Humanos pelo processo seletivo. Esse processo propicia a oportunidade de buscar o profissional mais adequado para determinado local por meio de critérios técnicos, transparentes e de acesso a todos os interessados.
Andrea Pasquini
Diretora de Recursos Humanos (RS)
Esse programa nos ajuda a democratizar e fazer possível com que mais profissionais ingressem no setor público.
Jéssika Moreira
Coordenadora do Laboratório de Inovação e Dados (CE)
Veja também

A equidade racial no centro da recomposição das aprendizagens
Por Deloise Bacelar de Jesus

''Sou professora, uma mulher preta e vim para Nova York para estudar com tudo pago''
Conheça Inara Bezerra, estudante que colabora com o Brasil on Campus, iniciativa que conecta lideranças no exterior para que possam contribuir verdadeiramente para o avanço do Brasil.