2022
Em 2022, reafirmamos o compromisso com um país centrado no potencial de sua gente, reorientando nossa estratégia de atuação para dar contribuições decisivas nesta direção. São ações que nos próximos 10 anos terão como foco a universalização da alfabetização na idade certa, a recomposição das aprendizagens com redução da desigualdade racial, o desenvolvimento e conexão de um grupo relevante de lideranças diversas e representativas para o país, e a garantia de um serviço público efetivo e pautado na gestão de pessoas.
2021
Com o agravamento da pandemia no começo do ano, as escolas permaneceram fechadas, com atividades remotas, na maior parte dos dias letivos. Para reduzir impactos do fechamento de escolas,
Fundação Lemann, Instituto Natura e Vozes da Educação apoiaram 10 estados na consolidação
de protocolos sanitários e estratégias de busca ativa. Também foi lançado um documento sobre
recomposição de aprendizagens, combate à evasão e acolhimento socioemocional.
Em 2021, foi lançado o Lemann Foundation Programme, sediado na Blavatnik School of Government da Universidade Oxford, no Reino Unido. O programa possui foco exclusivo no Brasil, com atenção para desafios da gestão pública
Também inauguramos o Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação, na cidade
de Sobral, Ceará. Um espaço dedicado a projetos de pesquisa aplicada e à formação de lideranças
educacionais, voltadas à garantia de direitos e à redução de desigualdades.
2020
Com a pandemia e fechamento das escolas, articulamos e criamos soluções para apoiar gestores, professores e família durante esse período. Também financiamos os primeiros 1.000 testes de imunização contra a Covid-19, em parceria com a Universidade de Oxford e a Unifesp e, juntamente com outras 7 organizações, investimos na infraestrutura e equipagem de uma fábrica de vacinas doada à Fiocruz, possibilitando o envase de 100 milhões de doses importadas no mesmo ano.
Preparamos uma série de estudos e pesquisas para entender os impactos da Pandemia na Educação. Criamos o Escola Segura, uma contribuição para os gestores públicos frente ao desafio de reabertura das escolas, respeitando boas práticas de segurança sanitária e distanciamento social. Além disso, lançamos o Fundo de Apoio a Lideranças, selecionando 5 iniciativas para mitigação dos impactos diretos e indiretos do coronavírus.
2019
Com coinvestimento do Instituto Natura, chega a 5 estados a Parceria para Alfabetização via Regime de Colaboração (PARC), beneficiando mais 600 mil alunos.
Colocamos em ação o Gestão de Pessoas no Setor Público, uma aliança com a Fundação Brava, Instituto Humanize, República.org e secretarias de 8 estados, para selecionar 600 profissionais, por competência e experiência, para cargos-chave nas áreas de saúde, educação, segurança e planejamento.
2018
Somado ao Formar, lançamos o Educar para Valer, que aumenta para 900 mil o número de alunos beneficiados pela formação de professores, compartilhamento de práticas e diálogo entre as redes.
Nas eleições realizadas, 7 talentos de nossos programas de lideranças foram eleitos para cargos públicos.
2017
Nosso programa Formar chega a 13 redes municipais e 4 estaduais, beneficiando 600 mil alunos.
Comemoramos também a aprovação da BNCC, que determina os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e jovens no Brasil.
2016
Lançamos o Formar, parceria com Secretarias estaduais e municipais para aperfeiçoar políticas, práticas de gestão escolar e formação pedagógica de educadores.
Fechamos acordo com a Fundação Victor Civita e assumimos as marcas Nova Escola e Gestão Escolar.
Unimo-nos ao MEC e ao Geekie Games para lançar o Hora do Enem, dedicado a preparar gratuitamente 2 milhões de alunos para o exame.
Iniciamos o Inovação nas Escolas, para formação de professores, e o Escolas Plugadas, que conecta educadores a desenvolvedores de tecnologia.
2015
Criamos a rede Conectando Saberes, para reforçar a troca de experiências entre educadores
2014
Nascimento da rede Conectando Saberes, logo após a realização da pesquisa “Conselho de Classe – A visão dos professores sobre a educação no Brasil”. Nessa pesquisa, a Fundação Lemann tinha o objetivo de dar voz aos professores do país, identificando os principais temas que, para eles, deveriam ser enfrentados pelos atores do sistema educacional brasileiro. Mais de 1000 docentes brasileiros foram ouvidos, sendo um dos principais achados da pesquisa a percepção de que a opinião dos professores não é ouvida pelos tomadores de decisão durante a formulação e implementação de políticas públicas educacionais.
A partir desse diagnóstico, nasce a ideia de criar um programa que conecte professores de diferentes realidades no país com o objetivo de fomentar espaços de trocas de experiências e boas práticas na educação. Através desses espaços de fortalecimento de educadores, esse programa acabaria por impulsionar o protagonismo desses atores no debate educacional não apenas no campo das políticas públicas, mas também no debate público sobre qual o papel que professores e professoras devem ter na construção do país.
2013
Em parceria com o Google, lançamos o canal de videoaulas YouTube Edu.
Por apoiarmos desde o início o Movimento pela Base Nacional Comum Curricular, ganhamos um acento no conselho consultivo
2012
Com a startup Meritt, criamos o portal QEdu, a maior plataforma de dados educacionais do país, tornando acessível os indicadores de aprendizagem nas redes de ensino.
2011
Trazemos para o Brasil a Khan Academy, aplicativo de matemática reconhecido mundialmente.
2009
GSE já chega a 350 cidades e forma 1,5 mil diretores, beneficiando, com as melhorias propostas, cerca de 900 mil estudantes.
2006
Criamos o Lemann Fellowships, programa de pós-graduação para brasileiros em universidades como Harvard, Columbia, Stanford e MIT, para capacitar nossa gente internacionalmente.
Lançamos o curso Formação do Gestor Escolar (FGE), uma especialização universitária para 62 gestores em Fortaleza.
2003
Lançamos o programa Gestão para o Sucesso Escolar (GSE), destinado a diretores de escolas públicas, com o objetivo de formar lideranças participativas, incentivar o uso de instrumentos de avaliação nas escolas e melhorar o aprendizado dos alunos.
2002
Nasce a Fundação Lemann
Conselho
de Administração
da Fundação
Lemann
Fundador e Presidente do Conselho
Jorge Paulo Lemann
Conselheiros
Susanna Lemann
Paulo Lemann
Florian Bartunek
Peter Nobel
Peter Graber
Milton Seligman
Relatórios Anuais
Conheça as histórias marcantes da nossa atuação por um
Brasil mais justo e avançado e das organizações e pessoas
envolvidas e impactadas por cada uma das nossas ações.
Veja também
Mês da Consciência Negra: ações preveem equidade nas áreas de educação e liderança
Programas perenes têm o objetivo de promover mudança sistêmica a partir da inclusão e da equidade racial
Por que criar uma Aliança de Inteligência Artificial para Educação?
Iniciativa criada pela parceria entre Fundação Lemann, Telles Foundation e VélezReyes+ busca contribuir para um futuro em que a tecnologia amplie as oportunidades de aprendizado