2020
Com a pandemia e fechamento das escolas, articulamos e criamos soluções para apoiar gestores, professores e família durante esse período. Também financiamos os primeiros 1.000 testes de imunização contra a Covid-19, em parceria com a Universidade de Oxford e a Unifesp e, juntamente com outras 7 organizações, investimos na infraestrutura e equipagem de uma fábrica de vacinas doada à Fiocruz, possibilitando o envase de 100 milhões de doses importadas no mesmo ano.
Preparamos uma série de estudos e pesquisas para entender os impactos da Pandemia na Educação. Criamos o Escola Segura, uma contribuição para os gestores públicos frente ao desafio de reabertura das escolas, respeitando boas práticas de segurança sanitária e distanciamento social. Além disso, lançamos o Fundo de Apoio a Lideranças, selecionando 5 iniciativas para mitigação dos impactos diretos e indiretos do coronavírus.
2019
Com coinvestimento do Instituto Natura, chega a 5 estados a Parceria para Alfabetização via Regime de Colaboração (PARC), beneficiando mais 600 mil alunos.
Colocamos em ação o Gestão de Pessoas no Setor Público, uma aliança com a Fundação Brava, Instituto Humanize, República.org e secretarias de 8 estados, para selecionar 600 profissionais, por competência e experiência, para cargos-chave nas áreas de saúde, educação, segurança e planejamento.
2018
Somado ao Formar, lançamos o Educar para Valer, que aumenta para 900 mil o número de alunos beneficiados pela formação de professores, compartilhamento de práticas e diálogo entre as redes.
Nas eleições realizadas, 7 talentos de nossos programas de lideranças foram eleitos para cargos públicos.
2017
Nosso programa Formar chega a 13 redes municipais e 4 estaduais, beneficiando 600 mil alunos.
Comemoramos também a aprovação da BNCC, que determina os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e jovens no Brasil.
2016
Lançamos o Formar, parceria com Secretarias estaduais e municipais para aperfeiçoar políticas, práticas de gestão escolar e formação pedagógica de educadores.
Fechamos acordo com a Fundação Victor Civita e assumimos as marcas Nova Escola e Gestão Escolar.
Unimo-nos ao MEC e ao Geekie Games para lançar o Hora do Enem, dedicado a preparar gratuitamente 2 milhões de alunos para o exame.
Iniciamos o Inovação nas Escolas, para formação de professores, e o Escolas Plugadas, que conecta educadores a desenvolvedores de tecnologia.
2015
Criamos a rede Conectando Saberes, para reforçar a troca de experiências entre educadores
2013
Em parceria com o Google, lançamos o canal de videoaulas YouTube Edu.
Por apoiarmos desde o início o Movimento pela Base Nacional Comum Curricular, ganhamos um acento no conselho consultivo
2012
Com a startup Meritt, criamos o portal QEdu, a maior plataforma de dados educacionais do país, tornando acessível os indicadores de aprendizagem nas redes de ensino.
2011
Trazemos para o Brasil a Khan Academy, aplicativo de matemática reconhecido mundialmente.
2009
GSE já chega a 350 cidades e forma 1,5 mil diretores, beneficiando, com as melhorias propostas, cerca de 900 mil estudantes.
2006
Criamos o Lemann Fellowships, programa de pós-graduação para brasileiros em universidades como Harvard, Columbia, Stanford e MIT, para capacitar nossa gente internacionalmente.
Lançamos o curso Formação do Gestor Escolar (FGE), uma especialização universitária para 62 gestores em Fortaleza.
2003
Lançamos o programa Gestão para o Sucesso Escolar (GSE), destinado a diretores de escolas públicas, com o objetivo de formar lideranças participativas, incentivar o uso de instrumentos de avaliação nas escolas e melhorar o aprendizado dos alunos.
2002
Nasce a Fundação Lemann
Conselho
de Administração
da Fundação
Lemann
Jorge Paulo Lemann
PresidenteSusanna Lemann
Paulo Lemann
Prof. Dr. Peter Nobel
Peter Graber
Florian Bartunek
Dr. Christoph Peter
Assistente do Conselho
Relatórios Anuais e Semestrais
Conheça as histórias marcantes da nossa atuação por um
Brasil mais justo e avançado e das organizações e pessoas
envolvidas e impactadas por cada uma das nossas ações.
Veja também

A equidade de gênero nas lideranças do setor público pode transformar a realidade do país
Por Clarissa Malinverni

Para famílias, educação deve ser prioridade dos novos governos
Segundo pesquisa do Datafolha, tema é prioridade para 78% dos familiares de estudantes, saúde e segurança vem em segundo e terceiro lugar