23 abril 2020 | 11h00

#PeloFuturoAgora: nosso compromisso com lideranças

Conheça as iniciativas que têm como objetivo apoiar lideranças que estão trabalhando para mitigar os efeitos do coronavírus.

A Fundação Lemann acredita que o maior potencial do Brasil é sua gente. Por isso, apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Neste momento, em que o contexto do novo coronavírus ameaça o desenvolvimento do país e o trabalho em prol da equidade, o investimento em iniciativas que minimizem seu impacto negativo é urgente.

Em função disso, reforçamos nosso compromisso com os parceiros para ampliar esse apoio às organizações que precisem de recursos extras e garantir o financiamento de iniciativas em áreas diversas como saúde, combate à fome e gestão pública.

Além do investimento direto em diversos projetos e organizações a Fundação Lemann atua fortemente na articulação de parceiros, troca de experiências e facilitação de conexões entre fundos e iniciativas de outros institutos e fundações, ampliando a capacidade de escala, cobertura e impacto positivo.

Entre as iniciativas no pilar de lideranças realizados pela Fundação Lemann e por organizações sociais parceiras estão:

1. 01

Corona no Paredão, Fome Aqui Não

Doação direta que permitiu ao Instituto Gerando Falcões atrair outros doadores, já tendo captado mais de R$ 10 mi (até o dia 22/04), o equivalente a quase 220 mil cestas básicas virtuais. A iniciativa “Corona no Paredão, Fome Aqui Não” dará suporte imediato às famílias que tiveram sua renda afetada pelo isolamento social imposto pela Covid-19. O objetivo é distribuir 1 milhão de cestas básicas em favelas de todo o Brasil, garantindo alimentação e higiene para as famílias durante os próximos 3 meses.
  2. 02

Apoio a organizações e líderes

Por meio de um edital voltado para as organizações e líderes de sua rede, foram selecionadas cinco iniciativas para a mitigação dos impactos diretos e indiretos do coronavírus. Os projetos selecionados cobrem áreas,demandas e populações diversas afetadas fortemente pela pandemia, e incluem, entre outros: suporte a ações de saúde e educativas para povos indígenas do Xingu e Amazônia Legal; rede de telemonitoramento e teleatendimento para casos suspeitos e confirmados de Covid-19 em isolamento domiciliar; e apoio a governos municipais na implementação de ações preventivas.
  3. 03

Pessoas no Setor Público

Junto com a Fundação Brava, o Instituto Humanize e o República.org, contribuímos com oito governos estaduais que implementam novas práticas na gestão de pessoas. Com a Covid-19, eventos e workshops acontecem no formato online, com escuta ativa para apoiar as lideranças de diferentes secretarias em seus desafios com o cenário atual,  facilitando a troca de boas práticas e o compartilhamento das experiências entre diferentes gestores públicos e, portanto, acelerando a capacidade de resposta e a implementação de ações capazes de reduzir os danos e atender melhor o cidadão em cada uma dessas localidades.

Conheça outras iniciativas de combate à Covid-19

Além do pilar de apoio a lideranças, a Fundação Lemann atua em prol da garantia da educação pública de qualidade.  Neste contexto de pandemia, os desafios da educação se tornaram ainda mais complexos. Conheça nossas iniciativas no pilar educação clicando aqui.