Conteudo Cabeçalho Rodape
23 abril 2020 | 11h00

#PeloFuturoAgora: nosso compromisso com a educação  

Conheça iniciativas de educação a distância  que buscam garantir aprendizagem  para crianças e jovens de todo Brasil em tempos de Covid-19

A Fundação Lemann atua em prol da garantia da educação pública de qualidade há quase vinte anos. Devido a pandemia da Covid-19, os desafios da educação se tornaram ainda mais complexos. Durante este período que as escolas estão fechadas, estamos trabalhando junto a mais de 30 organizações sociais em projetos de educação a distância. O objetivo é evitar o agravamento da desigualdade educacional e assegurar que todos os alunos do Brasil tenham condições para seguir aprendendo e se desenvolvendo, ainda que remotamente. 

Todas as iniciativas de ensino remoto que colaboramos estão reunidas sob o compromisso #PeloFuturoAgora. Nenhuma têm o objetivo de substituir as aulas presenciais, mas sim de oferecer recursos e suporte para minimizar os impactos do novo coronavírus na educação. Estamos trabalhando com inúmeros parceiros para diversificar as soluções e beneficiar o maior número possível de estudantes. 

Entre os projetos de auxílio no ensino a distância realizados pela Fundação Lemann e/ou por organizações sociais parceiras estão:

  1. 01

    Aprendendo Sempre

    Portal que oferece recursos educacionais para apoiar professores, gestores e famílias. Conta com uma curadoria para selecionar ferramentas e soluções gratuitas e inúmeras iniciativas que podem facilitar o ensino remoto. A plataforma deve ser suporte para gestores escolares, professores, famílias e responsáveis pelos estudantes. Além da Fundação Lemann, a iniciativa conta com a participação de: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), CEIPE, Ensina Brasil, Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), Fundação Telefônica Vivo, Imaginable Futures, Instituto Alana, Instituto Ayrton Senna, Instituto Bei, Instituto Natura, Instituto Península, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Itaú Social, Instituto Sonho Grande, Ismart, Grupo Globo, Movimento Colabora, Movimento pela Base, Nova Escola, Portal Iede, Porvir, Unicef.
  2. 02

    Aprendizap

    Ferramenta de auxílio na educação a distância que disponibiliza conteúdos e exercícios via Whatsapp. Promovida pela Fundação 1BI com a Fundação Lemann e a Imaginable Futures, é uma plataforma para que os estudantes possam aprender utilizando o WhatsApp. Como a maior parte dos planos básicos de operadoras concede acesso ilimitado ao Whatsapp, o AprendiZap tem potencial de chegar a milhares de alunos em todo o país, ampliando as condições de aprendizagem nesse momento. Os conteúdos são adaptados por educadores, alinhados à Base Nacional Comum Curricular, e trazem trilhas semanais de estudo para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Hoje, o AprendiZap já conta com mais de 96 mil usuários. 
  3. 03

    Apoio às redes de ensino

    Para redes de ensino estaduais e municipais, em parceria com a Imaginable Futures, a Fundação Lemann lançou um edital aberto, de inscrição voluntária por parte das redes. 12 redes públicas de ensino, 2 estaduais (Maranhão e Sergipe) e 10 municipais (Olinda, São José dos Campos, Teresina, Caruaru, Aquiraz, Francisco Morato, Embu, Jericoacoara,Itacaré, Nova Odessa), foram selecionadas e receberão suporte técnico ao longo de dois meses (com possibilidade de renovação). O apoio é personalizado conforme o cenário e as necessidades específicas de cada rede e o planejamento de todas as ações feito com a participação e envolvimento das equipes de cada rede.
  4. 04

    YoutubeEdu

    Playlists semanais de vídeos com conteúdo da Base Nacional Curricular. A campanha #FiqueEmCasa e Estude #Comigo oferece conteúdos complementares para alunos do Ensino Fundamental II e Médio. As playlists são baseadas em conteúdos já existentes na plataforma, organizados pelos professores da própria comunidade do YoutubeEdu sob orientação pedagógica da Fundação Lemann. 
  5. 05

    Simplifica

    Plataforma online com recursos digitais para apoiar gestores, professores e estudantes em tempos de educação remota. Desenvolvido pelo Amplifica em parceria com a Fundação Lemann e a Imaginable Futures, o site disponibiliza roteiros de estudos e exercícios complementares para o Ensino Fundamental.  Ao todo, o Simplifica está desenvolvendo 8 semanas de conteúdo.
  6. 06

    Centro de Mídias da Educação de São Paulo

    Também apoiamos o Centro de Mídias da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que oferece canais de televisões e aplicativos para diversificar o processo de aprendizagem a distância. Mais de 3 milhões de alunos do estado já estão utilizando a plataforma.
  7. 07

    Fundo de apoio à Aprendizagem

    Ao lado da Imaginable Futures, abrimos um edital para apoiar projetos que ofereçam suporte imediato e resultados no curto prazo para promover aprendizagem e bem-estar aos estudantes, educadores e comunidades. As propostas selecionadas receberão doações de R$ 50.000,00 a R$ 300.000,00 cada.
  8. 08

    Vamos Aprender

    Em parceria com a Fundação Roberto Marinho e CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), e com apoio da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), desenvolvemos o projeto “Vamos Aprender”, que oferece aulas e programas educativos pela televisão, plataforma online e aplicativo. O projeto disponibiliza, gratuitamente, programas para serem exibidos aos estudantes de todos os ciclos escolares: Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. A plataforma possui parceria de conteúdo com várias instituições, como Canal Futura, Khan Academy, MultiRio e TV Escola, que disponibilizaram gratuitamente seus materiais pedagógicos.

Conheça outras iniciativas de combate à Covid-19

Além do pilar Educação, a Fundação Lemann acredita que é preciso apoiar líderes que estão resolvendo grandes problemas sociais do país. Neste contexto de pandemia, o apoio se torna ainda mais importante. Conheça nossas iniciativas de apoio a liderança clicando aqui.

Compartilhe

Veja também