8 outubro 2018 | 16h00

Pós-eleições: Novos caminhos para o Brasil avançar

Além dos desafios para unir o país, as eleições trazem a oportunidade de renovar a política com pessoas e visões de mundos diversas

A Fundação Lemann colabora com centenas de talentos e organizações que acreditam e trabalham por um Brasil melhor. Nas últimas eleições, tivemos diversas pessoas das nossas redes de Lemann Fellows e Líderes Públicos (programa realizado em parceria com a RAPS) concorrendo a cargos políticos. Nós não apoiamos nenhum partido político, candidatura ou campanha eleitoral, mas sabemos os desafios e a polarização que o país enfrenta neste momento. É urgente unir a sociedade, defendendo cada vez mais a democracia e encontrando novos caminhos para o diálogo. Existem milhares de brasileiros olhando e construindo esse horizonte.

Entre eles, queremos celebrar os Lemann Fellows e Líderes Públicos que acabam de ser eleitos. São mulheres e homens de vários partidos, com visões de mundo distintas, mas um propósito em comum: renovar a política e a gestão pública com mais integridade, sustentabilidade e comprometimento para que os avanços que o país precisa aconteçam - tudo isso somado à diversidade de ideias, trajetórias e pensamentos.

Lemann Fellows e Líderes Públicos nas eleições 2018

Deputados federais

• Tabata Amaral (PDT - SP) - É Lemann Fellow e, com apenas 24 anos, lançou sua 1ª candidatura. Foi a 6ª deputada federal mais votada em São Paulo, com mais de 260 mil votos.
    É formada em Ciência Política e Astrofísica em Harvard, onde foi bolsista pela Fundação Estudar.  Em 2014, fundou com dois amigos o Mapa Educação, organização apoiada pela Fundação Lemann. Ao longo de sua formação teve contato com outras iniciativas apoiadas por nós como a Brazil Conference e passou a integrar o programa Lemann Fellowship por indicação de integrantes da rede. Em 2018, foi uma das lideranças selecionadas para participar do Líderes Públicos, uma realização da Fundação Lemann em parceria com a RAPS.

• Vinicius Poit - (Novo - SP) Tem 32 anos e foi eleito deputado federal por São Paulo com quase 200 mil votos no ciclo eleitoral de 2018.
    Para fortalecer habilidades de liderança e gestão pública, participou do Programa de Líderes Públicos, realizado pela Fundação Lemann em parceria com a RAPS. Esteve no  Brazil At Sillicon Valley, evento apoiado pela Fundação Lemann.

• Felipe Rigoni - (PSB - ES) - O Lemann Fellow foi o 2º deputado mais votado no Espírito Santo, obtendo mais de 80 mil votos, e é o primeiro deputado federal cego do Brasil. Fez mestrado em Políticas Públicas em Oxford, recebendo bolsa de estudo da Universidade em parceria com a Fundação Lemann e entrando para o programa Lemann Fellowship. Participou de encontros da rede como o Road Show e Encontro Anual. Também se inscreveu para um Edital de Apoio Individual da Fundação Lemann realizado para as integrantes da rede de Lemann Fellows. Por esse edital, teve a oportunidade de participar de formações em Comunicação e Inteligência Emocional.

• Tiago Mitraud - (Novo - MG) - Faz parte do programa de Líderes Públicos e, desde o início de sua trajetória profissional, sempre esteve envolvido com educação e empreendedorismo. No processo eleitoral de 2018, recebeu mais de 70 mil votos e foi eleito deputado federal por Minas Gerais.
    Cursou o programa Leadership Development na Harvard Business School, atuou como coordenador de projetos da Aliança empreendedora e foi diretor-executivo da Fundação Estudar. Participou do programa de desenvolvimento para Líderes Públicos, realizado pela Fundação Lemann em parceria com a RAPS para fortalecer habilidades de liderança e compromisso social em gestores públicos.

Deputados estaduais

• Marina Helou - (REDE - SP). Tem 31 anos e Recebeu 40 mil votos e foi eleita deputada estadual em São Paulo.  Sua primeira experiência foi como vereadora aos 29 anos. É formada em Administração Pública pela FGV e tem pós-graduação em Liderança, Sustentabilidade e Inovação na FDC com extensão na Cambridge University. Na área corporativa, atuou com Diversidade e Inclusão. Também fundou a Rede Empresarial de Inclusão Social. Participou do programa Líderes Públicos, realizado pela Fundação Lemann em parceria com a RAPS. Também participou de eventos realizados pela Fundação Lemann, como o Road Show e esteve na Brazil Conference, evento no qual a Fundação Lemann é uma das organizações apoiadoras.

• Duarte Jr. (PCdoB - MA).  O deputado estadual foi um dos mais votados em São Luís com cerca de 65 mil votos.
    É pós-graduado em Direito Público pela PUC-Minas e Gestão Pública pela UEMA. Em sua carreira escreveu diversas obras jurídicas, além de atuar como professor e coordenador da pós-graduação em Direito do Consumidor da Universidade CEUMA e do curso preparatório para concursos Espaço Jurídico e Complexo de Ensino Renato Saraiva. Participou do programa de Líderes Públicos realizado pela Fundação Lemann em parceria com a RAPS. Também participou de eventos realizados pela Fundação Lemann, como o Road Show e esteve na Brazil Conference, evento no qual a Fundação Lemann é uma das organizações apoiadoras.

• Renan Ferreirinha (PSB - RJ) É Lemann Fellow, tem 25 anos e foi eleito deputado estadual com quase 25 mil votos. É um dos fundadores do Mapa Educação e integra o Movimento Acredito.
    Fez graduação em Economia e Ciências Políticas em Harvard com bolsa da Fundação Estudar. Durante a trajetória na Universidade, teve contato com Lemann Fellows e foi indicado por membros da rede para participar do programa. Também participou de eventos realizados pela Fundação Lemann, como o Road Show e o Encontro Anual de Líderes Apoiados Pela Fundação Lemann, e esteve na Brazil Conference, evento no qual a Fundação Lemann é uma das organizações apoiadoras. Participou como ouvinte no programa Líderes Públicos.

Queremos parabenizar a todas as lideranças que foram eleitas, aos demais Lemann Fellows, Líderes Públicos e parceiros da Fundação Lemann que participaram de campanhas por temas tão relevantes para o nosso país. Seguimos juntos e cada vez mais plurais: por um Brasil que acredita nas pessoas, por pessoas que acreditam no Brasil.