Conteudo Cabeçalho Rodape
8 novembro 2018 | 19h00

Professores de Campo Grande inspiram práticas inovadoras

Viajamos até a capital sul-mato-grossense para conhecer professores da Conectando Saberes que fazem a diferença na educação

Apertem os cintos que agora vamos decolar para a capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande! A cidade faz parte da Conectando Saberes, rede apoiada por nós que incentiva a troca de experiências e boas práticas entre professores de todo o país. Carlinhos, nosso viajante, continua na campanha #NossaVozTemVez escutando educadores que transformam a escola pública.

A primeira parada foi na Secretaria Estadual de Educação, onde conversamos com Maria Cecília Amendola da Motta, Secretária Estadual de Educação e presidente do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação). A secretária mostrou interesse em apoiar a Conectando Saberes e outras iniciativas pela aprendizagem dos alunos.

Carlinhos ao lado de Maria Cecília Amendola da Motta, na Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul

Em seguida visitamos a escola em que Valter Queiroz, um dos coordenadores do núcleo de Campo Grande, é vice-diretor. Ele e os professores fizeram uma roda de conversa sobre a Conectando Saberes e os planos do núcleo para a educação de Campo Grande.

Professores da Conectando Saberes de Campo Grande conversam com Carlinhos sobre suas experiências

O grupo está desenvolvendo um projeto para as avaliações padronizadas do estado, pensando como os professores conseguem usar as devolutivas dos resultados como material para mudanças pedagógicas.

Carlinhos também descobriu curiosidades bacanas dos professores, como o fato de um dos coordenadores, Varnuz Costa, ser ex-aluno de Valter e agora participar da Conectando Saberes. Um outro professor de educação infantil contou que começou a fazer vídeos para divulgar suas experiências bem sucedidas com a educação infantil. 

“O que me encanta na Conectando Saberes é a sensação de que nós não estamos sozinhos. Não estou sozinho fazendo educação, não estou sozinho com minhas angústias. Ela me impulsiona, ela me motiva, porque eu vejo a empolgação dos meus colegas e vendo que eles estão superando seus desafios”, contou Valter. 

São muitas histórias inspiradoras de norte a sul do país e você pode acompanhar as próximas viagens com a gente. É só seguir a hashtag #NossaVozTemVez nas redes sociais da Fundação Lemann. Vamos nessa?

Compartilhe

Veja também