Conteudo Cabeçalho Rodape
8 dezembro 2020 | 18h00

Seminário celebra os dois anos da BNCC da Educação Básica

Evento do Movimento pela Base reuniu especialistas para debate sobre avanços dessa política educacional e apresentou números inéditos da implementação

Para celebrar os 2 anos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nosso parceiro Movimento pela Base promoveu nesta terça-feira (8) um seminário online que reuniu especialistas, autoridades e educadores para debater os avanços dessa política educacional que garante os direitos de aprendizagem de crianças e jovens.

“A BNCC é um referencial obrigatório para todos os currículos do nosso país e também para a formação dos professores, para as avaliações educacionais e para os materiais didáticos. Mas a base é, principalmente, um convite para a gente concretizar uma educação básica de qualidade para todos porque ela explicita os direitos de aprendizagem e de desenvolvimento de todas nossas crianças e jovens, inclusive aquelas que estão fora da escola”, disse, durante o seminário, Alice Ribeiro, secretária executiva do Movimento pela Base.

Histórico, dados e depoimentos sobre a BNCC

Durante o seminário, foram apresentados número inéditos e o histórico da BNCC, com linha do tempo de sua criação e implementação e depoimentos de vários personagens envolvidos nessas etapas, como Renato Janine, ex-ministro da Educação, Manuel Palácios, ex-secretário de Educação Básica do MEC e Rutemara Florêncio, professora de História em Roraima e integrante do grupo de redatores da 1ª versão da BNCC, entre outros. 

“Para nós, gestores públicos, ficou mais fácil com a BNCC neste momento de pandemia definir o que é essencial no aprendizado para não perder nenhuma criança neste momento de aprendizagem”, afirmou Cecilia Motta, presidente do Consed, durante o seminário.

Você pode conferir como foi o seminário de 2 anos da BNCC promovido pelo Movimento pela Base (acesse a página do vídeo) e, abaixo, todos os convidados dessa discussão sobre uma das políticas públicas mais importantes da educação brasileira.

 

Observatório da Implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio

O seminário online também apresentou o Observatório da Implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio, plataforma que reúne dados, informações, análises e experiências para entender e acompanhar a implementação nas políticas nacionais e nas redes de ensino, em todas as etapas da Educação Básica. Para conhecer e já aproveitar todo esse conteúdo, acesse o site do Observatório.

A BNCC

Todos os alunos e alunas, independentemente da região onde vivem ou de sua condição socioeconômica, têm o direito de aprender. É isso que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) busca garantir ao definir os conhecimentos e as habilidades essenciais de cada etapa da vida escolar - da Educação Infantil ao Ensino Médio.

A BNCC potencializa políticas e ações que, juntas, podem reduzir desigualdades educacionais, Para as redes, ela é referência para a construção dos currículos. Para os professores, ela é um instrumento fundamental para a prática em sala de aula. Para os pais, traz transparência ao que seus filhos devem aprender.

Prevista no Plano Nacional de Educação, a BNCC é uma política de estado que foi construída entre 2015 e 207 com a colaboração de toda a sociedade - de educadores a especialistas, passando por secretarias de educação e organizações da sociedade civil. Em dezembro de 2017, foi homologada pelo MEC e está agora em processo de implementação em todas as redes do país.

Nós apoiamos, participamos ativamente e somos a secretaria-executiva do Movimento pela Base para garantir a qualidade do documento e de sua implementação. 

Compartilhe

Veja também