INSCRIÇÕES ENCERRADAS!
Você trabalha com educação e quer ajudar o ensino público a ser cada vez melhor no Brasil? Estamos procurando pessoas com esse perfil para fazer parte do programa Talentos da Educação!
O programa
O Talentos da Educação existe há cinco anos para reunir profissionais comprometidos com a qualidade do aprendizado e que desejam transformar a realidade nas escolas brasileiras. Atualmente, mais de 100 pessoas entre professores, gestores escolares, empreendedores, gestores públicos e pessoas do terceiro setor são Talentos da Educação. É um grupo mão na massa, que faz parte de uma rede apoiada pela Fundação Lemann com pessoas que se dedicam a resolver desafios sociais do Brasil. Conheça mais sobre a rede aqui.
Por que participar?
Quem entra no programa participa de encontros, seminários, formações e, acima de tudo, tem a possibilidade de estar em contato com todos os outros membros. “O Talentos da Educação permite conexões com pessoas incríveis e inteligentes, apaixonadas por transformar o Brasil por meio da educação. Elas me motivam muito porque eu também batalho por isso”, afirma Darkson Vieira, professor e ex-coordenador da escola Augustinho Brandão (PI), conhecida por uma educação pública de excelência.

Quem faz parte?
São diferentes regiões e com experiências variadas. Nessa nova edição, queremos aumentar ainda mais a pluralidade. Nayra Menezes, Coordenadora do Ensino Médio Profissionalizante da Secretaria de Educação do Acre, tornou-se Talento da Educação em 2017 e reconhece a importância do programa para sua atuação. “Há quem acredite que as pessoas que fazem a diferença vivem no Sudeste ou no Sul. Não é verdade”, relata. “O impacto do programa na minha vida veio de diversas formas, como o aumento da minha rede de contatos e meu conhecimento sobre currículo e práticas pedagógicas. Existem duas carreiras: uma antes e uma depois do Talentos da Educação.”
Além do incentivo à diversidade de origens e trajetórias, outra novidade este ano e a busca por especialistas em didática e práticas voltadas para a sala de aula. A Fundação Lemann acredita que fortalecer o conhecimento nessa área é essencial para melhorar a qualidade da educação. O processo seletivo de pessoas com esse perfil será feito separadamente.

Mas afinal, quais são os critérios de seleção?
- Ser cidadão brasileiro
- Paixão: ser apaixonado por educação e por transformação social;
- Atuação: já estar atuando ativamente na área de educação de maneira remunerada ou voluntária, seja em escolas, poder público, iniciativa privada ou terceiro setor;
- Ação: já ter realizado ações de impacto social em sua esfera de atuação, com atividade reconhecida na área educacional;
- Escala: ter vontade de levar suas iniciativas transformadoras para o maior número possível de pessoas no Brasil;
- Articulação: ser articulado, gostar de interagir com pessoas que tenham perfis e trajetórias diferentes da sua, demonstrando abertura e comprometimento com o trabalho em rede.
Inscrições
O prazo das inscrições para a seleção já chegou ao fim. Mas haverão outras oportunidades!
O primeiro passo é preencher o formulário de inscrição. Você também deve enviar uma carta de recomendação escrita e assinada por alguém que já tenha trabalhado ou participado de algum projeto relacionada à Educação com você. Por fim, você pode enviar um vídeo para sabermos um pouco da sua história – esse vídeo é opcional.
O processo seletivo terá três etapas. Primeiro, cada inscrito será analisado por um Comitê composto pela equipe da Fundação Lemann e por Talentos da Educação. Na segunda etapa, a equipe da Fundação Lemann fará entrevistas individuais online. Por fim, os finalistas serão avaliados pelo Comitê.
Cidadãos brasileiros que sejam apaixonados por educação e transformação social; que atuem na área de educação de maneira remunerada ou voluntária, seja em escolas, poder público, iniciativa privada ou terceiro setor; que tenham realizado ações de impacto social em sua esfera de atuação. que tenham vontade de levar suas iniciativas transformadoras para o maior número possível de pessoas no Brasil; e que gostem de interagir com pessoas e trabalhar em rede.
Funcionários da Fundação Lemann e pessoas que façam parte de outro programa da Rede de Lideranças da Fundação Lemann (Lemann Fellowship, Líderes Públicos, Terceiro Setor Transforma, Talentos da Saúde).
O resultado será divulgado até o dia 5 de julho de 2019. Aqueles que forem selecionados deverão confirmar o seu interesse de participação até o dia 10 de julho.
A carta de recomendação deve ser escrita por alguém que tenha convivido com você e testemunhado seu trabalho na área de educação. A pessoa pode falar do ponto de vista pessoal, contando sobre suas características e valores, e profissional, detalhando as iniciativas que você teve ou ajudou a construir.
O vídeo deve ser gravado em um local bem iluminado e com pouco ruído para que possamos ouvir a sua história sem distrações. Monte um pequeno roteiro com os tópicos que você deseja abordar e considera indispensável. Conte sobre sua trajetória, seus sonhos, desafios que enfrentou e como superou. Também vale dizer como seu propósito de vida, sua história e suas expectativas se conectam com a rede de Talentos da Educação.
Não. A inscrição para o programa é gratuita.
Ao ingressar para o programa, você precisará:
Participar ao menos uma vez por ano de um evento da rede de líderes da Fundação Lemann;
Manter seu perfil sempre atualizado na plataforma exclusiva da rede de líderes;
Contribuir com feedbacks e avaliações para melhoria contínua do programa da rede;
Manter um canal de comunicação ativa com a rede, visando uma atitude aberta e colaborativa;
Agir sempre com ética e responsabilidade.
Como o Talentos da Educação reúne pessoas de diversos lugares do país, entendemos se você não puder participar de todos os eventos. Nossa reunião principal é o Encontro Anual da rede de líderes, que dura três dias. A edição deste ano será de 8 a 10 de agosto em São Paulo.