Vamos começar o segundo semestre com inspirações para você que está sempre em busca de boas práticas. No estudo Excelência com Equidade, mostramos como escolas públicas conseguem alcançar bons resultados de aprendizagem atendendo a alunos de baixo nível socioeconômico. Junto com a revista Nova Escola, conversamos com educadores que estão fazendo a diferença na vida de seus alunos.
Práticas inspiradoras
- Livre-se das aulas chatas

Com aulas dinâmicas, técnicas como a revisão e o uso de elementos populares, o professor de história Ademir Almagro dá contexto ao conteúdo de suas aulas para que os alunos possam associar aquele aprendizado às suas vidas. Veja um bate-papo em que ele compartilha algumas de suas técnicas.
- Espírito em grupo e diversidade

A professora Roberta Bento tem ideias criativas para ajudar a diminuir as rivalidades e unir os alunos de uma mesma turma. Atividades de integração, duplas de diálogo e compartilhamento de vivências são caminhos para esta aproximação. Clique aqui para ver a dica completa!
- Diretor: parceiro na aula

Já o diretor Amaral Barbosa, de Pedra Branca, aposta na observação das aulas e no envolvimento de toda equipe escolar para alcançar bons resultados de aprendizagem. Você pode conhecer mais sobre a sua experiência clicando aqui.
- Trabalho em rede

Francisco Jucelio dos Santos é coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação em Brejo Santo e sabe que o que faz a diferença é estar lado a lado com o professor. Isso ajuda a planejar as formações, envolver a gestão escolar nas melhorias e trocar experiências. Clique aqui para saber mais.
Faça o download gratuito de mais boas práticas mapeadas pelo Brasil!
Dicas de planejamento
O segundo semestre traz uma nova oportunidade de replanejar ao lado de outros professores e coordenadores. Veja algumas dicas da Revista Nova Escola e do Porvir que podem ajudar neste desafio e no preparo de suas aulas.
– A arte de planejar
– Os dez melhores planos de aula para Educação Infantil
– 6 pontos essenciais para elaborar um plano de aula
– Plano de aula para refletir a escola
– Professor monta plano de aula de forma colaborativa
Meu primeiro dia de aula
E para o professor que está entrando pela primeira vez em sala de aula, aqui vão experiências de quem também está começando e de quem já tem uma longa trajetória na escola.
Para você que quer continuar aprendendo sempre
Se você é não para de estudar e quer aprender cada vez mais, nós temos algumas sugestões de cursos e plataformas que podem ser muito úteis para sua trajetória educacional.
- Ensino Híbrido
As técnicas envolvem o uso das tecnologias e personalização das ações de ensino e aprendizagem, integrando tecnologias digitais ao currículo escolar.
- YouTube Edu
Canal de educação com mais de 170 professores e milhares de videoaulas. Conheça e inspire-se com novas formas de ensinar.
- Khan Academy
A maior plataforma de matemática do mundo tem mais de 300 mil exercícios completamente gratuitos. Também tem app disponível para Android e iPhone.
Debatendo desafios educacionais
Sabe aqueles grandes desafios que você enfrenta ao longo do ano e em diferentes etapas de ensino? Nossa pesquisa Conselho de Classe mapeou as principais questões do dia a dia de professores do Brasil inteiro. Transformamos o estudo em uma série especial de bate-papos.
Fala aí, professor!
Conversamos com professores de escolas públicas e especialistas em educação para discutir os temas abordados na pesquisa Conselho de Classe 2015. Para isso, criamos em parceria com a Nova Escola e com o apoio da Central 3, a série de podcasts Fala aí, professor!
Defasagem | Formação continuada | Psicólogo na escola | Valorização da carreira docente
Conselho de Classe
Após publicar a primeira edição da pesquisa Conselho de Classe, a Fundação Lemann criou o Canal do Professor no Facebook. É uma página que também se chama Conselho de Classe e, assim como a pesquisa, busca dar voz aos professores brasileiros e debater sobre educação. Participe.
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que ele ajude você ao longo do ano. Fique à vontade para nos enviar sugestões e compartilhar boas práticas em: conselhodeclasse@fundacaolemann.org.br