Sem resultados para sua busca

Sobre a Fundação Lemann

Qual a missão da Fundação Lemann?
Nossa missão é colaborar com pessoas e instituições em iniciativas de amplo impacto que garantam a aprendizagem de todos os alunos e desenvolvam lideranças comprometidas em resolver desafios sociais complexos do país, levando o Brasil a um salto de desenvolvimento com equidade.
Qual o objetivo da Fundação Lemann?
Trabalhamos para garantir a universalização da alfabetização, a recomposição das aprendizagens com redução da desigualdade racial ao fim do Fundamental II, a preparação de lideranças diversas e representativas e a gestão de lideranças para uma administração pública efetiva.
Como a Fundação Lemann é mantida financeiramente?
A Fundação Lemann é uma organização não-governamental, familiar, e sem fins lucrativos. Assim, todos os recursos vêm da família Lemann ou de outras organizações e filantropias coinvestidoras. Atuamos com uma lógica de filantropia colaborativa, somando conhecimento, propósito e recursos para impulsionar ainda mais o impacto das iniciativas. Os programas realizados em parceria com órgãos públicos são feitos via acordos de cooperação técnica, em que não há transferência de recursos públicos para Fundação Lemann ou repasse financeiro de qualquer tipo aos governos. Ou seja, a Fundação Lemann não recebe nenhum tipo de financiamento governamental e não repassa dinheiro aos governos e secretarias. Também não há nenhum tipo de dedução de impostos ou contrapartidas ao investimento filantrópico realizado pela Fundação Lemann.
Como são distribuídos os recursos da Fundação Lemann?
A nossa missão é contribuir para uma educação pública de qualidade e para a formação de lideranças diversas preparadas para enfrentar os grandes desafios sociais do Brasil. Assim, a distribuição dos recursos investidos pela Fundação Lemann em programas destes dois pilares – educação e lideranças – depende muito do contexto nacional/local e da dimensão dos desafios sociais nessas áreas. Os programas são distribuídos em quatro frentes de impacto: duas de educação (garantir a alfabetização na idade certa e melhorar a aprendizagem nos anos finais do Fundamental 2) e duas de liderança (desenvolvimento de lideranças nos centros de excelência e gestão de pessoas no setor público). Além disso, investimos também em ações específicas de equidade racial, que é um pilar transversal em todos os projetos da Fundação Lemann.
Qual é a relação da Fundação Lemann com os negócios de Jorge Paulo Lemann?
A Fundação Lemann não tem nenhuma relação ou dependência técnica ou financeira com as empresas e os negócios do seu filantropo. Nós somos uma organização filantrópica familiar, apartidária e totalmente independente, que tem como missão contribuir para uma educação pública de qualidade e para a formação de lideranças preparadas para enfrentar os grandes desafios sociais do Brasil. A Fundação existe há 22 anos, com uma atuação repleta de projetos, iniciativas e articulações de sucesso no campo da filantropia familiar e do terceiro setor, sendo reconhecida pelo seu trabalho e seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e avançada.
Por que a Fundação Lemann tem uma rede de líderes?
Acreditamos que pessoas preparadas e comprometidas em transformar o país são a chave para o Brasil avançar. Nesse sentido, a rede de líderes é um espaço para desenvolver profissionais comprometidos e preparados para atingir seu potencial e liderar mudanças, gerando impacto social positivo. São 700 membros conectados e comprometidos com impacto social, e orientados por princípios éticos, diálogo, independência e ação.
A Fundação Lemann ajudou a eleger os deputados que fazem parte da sua rede de líderes?
Não. A Fundação Lemann não apoia partidos políticos e, tampouco, candidatos a cargos eletivos. Valorizamos nosso apartidarismo e independência, e não apoiamos (nem apoiaremos) nenhum partido, coligação ou campanha eleitoral, mesmo de membros de nossas redes e programas de desenvolvimento.
Qual o posicionamento político da Fundação Lemann?
Nós valorizamos muito a independência e o apartidarismo em nossa atuação. Não temos bandeiras partidárias e não apoiamos nenhum partido político. Sabemos que os desafios que o Brasil enfrenta com polarizações e incertezas. E isso reforça a importância de diálogo, democracia e construção de novas pontes. Por isso, só vamos conseguir construir um Brasil que avance com igualdade de oportunidades apostando nas diferentes visões de mundo, na pluralidade de ideias e na diversidade de opiniões.
Como trabalhar na Fundação Lemann?
Todas as nossas vagas estão disponíveis em https://fundacao-lemann.gupy.io/. Caso nenhuma delas esteja alinhada ao seu perfil, sugerimos que você cadastre seu currículo no banco de dados dentro da própria plataforma Gupy. Recebemos currículos apenas pela plataforma.
A Fundação Lemann tem oportunidade para trabalho voluntário?
Não temos trabalho voluntariado na Fundação Lemann.
Preciso de apoio financeiro
A Fundação Lemann não realiza doações.

Como Atuamos

Como a Fundação Lemann atua?
Trabalhamos de duas formas:
1. Apoio direto a organizações, governos e lideranças que transformam a realidade na ponta;
2. Articulação com foco em políticas indutoras, a partir da mobilização das esferas municipal, estadual e federal.
Qual a atuação da Fundação Lemann na Educação Pública?
Apoiamos organizações parceiras a fortalecerem as atividades realizadas junto às secretarias de educação na criação e implementação de políticas focadas em garantir crianças alfabetizadas ao final do 2º ano e em melhorar a aprendizagem ao final do Fundamental II, com redução da desigualdade racial.
Qual a atuação da Fundação Lemann na Formação de Lideranças?
Junto aos nossos parceiros, trabalhamos no objetivo de preparar, reconhecer, reter e valorizar pessoas que já estão liderando ou têm o potencial de colocarem seus talentos à serviço do combate às desigualdades e da transformação social que o Brasil precisa. Profissionais conectados, preparados e motivados por nossas iniciativas e de nossos parceiros para criarem soluções aos principais desafios coletivos do país, tornando-o mais justo e avançado.
Por que a Fundação Lemann apoiou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?
Acreditamos que todos os alunos e alunas, independentemente da região onde vivem ou de sua condição socioeconômica, têm o direito de aprender. É isso que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) busca garantir ao definir os conhecimentos e as habilidades essenciais de cada etapa da vida escolar - da Educação Infantil ao Ensino Médio. A Base funciona como uma espinha dorsal para outras políticas importantes e pode ajudar a garantir um maior alinhamento entre os currículos, os materiais didáticos, a formação dos professores e as avaliações - o que facilita muito o processo de ensino e aprendizagem dentro de cada escola no país. Além disso, a Base ajuda os pais e a sociedade a cobrar das escolas e dos governos o direito de aprendizagem das crianças. Esses direitos não estavam explicitados de forma tão clara. Agora, todos sabemos aquilo que os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental têm direito de aprender ao final de cada ano, em cada disciplina.
A Fundação Lemann financiou a BNCC?
Não, a Base Nacional Comum Curricular não foi financiada por nenhuma empresa, governo ou organização da sociedade civil.
Como inscrever minha rede de educação nos programas que a Fundação Lemann apoia?
A entrada em um dos programas geridos por nossos parceiros depende de alguns fatores, desde o perfil/ tamanho da rede, o perfil do programa no qual teremos espaço para novas parcerias e outras análises realizadas pelo próprio programa. Saiba mais sobre os programas que apoiamos pelos links: Educar pra Valer, Parceria Pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), Formar e Plantar Educação.
Como receber apoio na minha escola?
A Fundação Lemann não atua diretamente com escolas. Apoiamos programas, implementados por parceiros do terceiro setor, que fortalecem e apoiam as secretarias de educação.
Como faço para concorrer/ganhar/receber uma bolsa de estudo da Fundação Lemann?
Para ser beneficiado(a) com uma bolsa de estudos da Fundação Lemann é preciso, antes, ser aprovado(a) na universidade parceira de destino. O processo seletivo das bolsas é conduzido pela própria universidade. Recomendamos entrar em contato diretamente com a universidade para entender o processo. Os beneficiados serão aqueles que buscam soluções para os principais desafios do Brasil. Para conhecer todas as universidades parceiras, acesse: https://fundacaolemann.org.br/liderancas-sociais/universidades-parceiras
Por que a Fundação Lemann apoia apenas Universidades no exterior?
Nós não apoiamos apenas universidades e centros de pesquisa no exterior. Apesar de ser uma de nossas apostas na formação de lideranças preparadas para enfrentar os desafios sociais do país, nós também apostamos na formação de lideranças em centros de excelência do Brasil. Em 2022, tivemos mais de 3.000 lideranças formadas ou apoiadas pelos programas do Centro Lemann de Liderança para Equidade em Educação, Vetor Brasil, Ensina Brasil, Fundação Estudar, Instituto Four e Falcons University da Gerando Falcões. Além disso, por meio dos parceiros Instituto Singularidades, Albert Einstein, FGV e Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, custeia bolsas destinadas a estudantes negros de baixa renda da rede pública. Também investimos na produção e na disseminação de conhecimento por meio dos Centros de Excelência globais para a capacitação de pesquisadores, gestores e líderes brasileiros na busca de soluções para o país. Mantemos o Centro Lemann para Liderança e Equidade na Educação, em Sobral (CE), três Centros de Pesquisa Lemann nos Estados Unidos e a Cátedra Fundação Lemann no Insper.
Como fazer parte do Programa Alcance?
Liderado pelo Instituto Four, o Alcance é o programa que visa promover equidade racial e econômica no acesso a programas de pós-graduação em algumas das melhores universidades do mundo. O objetivo de cada ciclo do programa é apoiar estudantes, pretos, pardos e indígenas, nos processos de candidatura em programas de pós-graduação por meio de programas preparatórios completos e personalizados. Para saber mais sobre como se inscrever, acesse: https://www.programaalcance.org/inscreva-se
O que e quem a Fundação Lemann apoia?
Viabilizamos um ecossistema de impacto formado por organizações que trabalham em causas conectadas e temas que dialogam com os nossos pilares e caminham na direção de um Brasil mais justo e avançado. Ninguém transforma sozinho. Por isso, colaboramos com um ecossistema formado por organizações da sociedade civil, governos e gestores públicos, pesquisadores, lideranças e universidades comprometidas em garantir a aprendizagem de todos estudantes e em apoiar a trajetória de lideranças engajadas em encarar de frente os desafios sociais complexos do país. O nosso ecossistema de impacto cria e/ou realiza ações para solucionar problemas, escala soluções, forma gente, promove diálogo plural e/ou viabiliza troca de experiências, gera conhecimento e/ou inovação com foco em temas relevantes para enfrentar os desafios públicos do Brasil, entre outros.
Como ser parceiro da Fundação Lemann?
A Fundação Lemann não possui um processo contínuo de seleção de organizações parceiras e apoiadas.