7 fevereiro 2019 | 11h00

2º Seminário do Programa Educar Pra Valer

Práticas inspiradoras de Sobral - município com resultados incríveis em aprendizagem - são compartilhadas com 32 redes públicas de ensino

Nos dias 7 e 8 de fevereiro aconteceu o 2º Seminário do Educar Pra Valer, em Sobral (CE). O programa, liderado por Veveu Arruda, ex-prefeito de Sobral, tem o objetivo de compartilhar boas práticas de gestão pública que deram certo na cidade, além de ajudar secretarias de Educação de todo Brasil.

Essa iniciativa é apoiada por nós e tem um propósito parecido com o programa Formar: melhorar a aprendizagem nas escolas públicas. Hoje, mais de 200 mil alunos já são apoiados pelo Educar Pra Valer.

Durante o evento, houve discussões sobre as políticas adotadas em Sobral para melhorar a educação e visitas técnicas em escolas da região para saber como é o dia a dia.

2º Seminário Educar Pra Valer reúne 32 redes públicas de ensino e compartilha boas práticas educacionais de Sobral

“O Programa Educar Pra Valer nasceu de um desafio que o Jorge Paulo Lemann nos fez. Seríamos capazes de colaborar com redes escolares em municípios, cujos prefeitos quisessem pra valer, de verdade, garantir a aprendizagem dos seus alunos, a partir da experiência de Sobral? É isso o que estamos nos esforçando para fazer: construindo  com os prefeitos, secretários, diretores, professores dos municípios que participam do EPV novos caminhos, novas estratégias que assegurem com o protagonismo das suas redes a efetiva aprendizagem dos seus alunos e alunas, a partir da sua alfabetização na idade certa.”
Veveu Arruda

“Acreditamos que a garantia da educação pública de qualidade tem que ser pra todos. O Educar pra Valer e o Formar são exemplos de programas que trabalham nessa direção. São iniciativas para que a educação pública de qualidade não seja uma exceção, mas sim a regra." - Nana Fontoura, coordenadora da Fundação Lemann, durante o 2º Seminário Educar Pra Valer

As 25 redes de ensino (Vitória da Conquista (BA), Mata de São João (BA), Alagoinhas (BA), Camaçari (BA), Eunápolis (BA), Codó (MA), Caxias (MA), Timon (MA), São José de Ribamar (MA), Paço do Lumiar (MA), Vargem Grande (MA), Sousa (PB), Mamanguape (PB), Princesa Isabel (PB), Monteiro (PB), Igarassu (PE), Serra Talhada (PE), Olinda (PE), Paulista (PE), Conde (PB), Garanhuns (PE), Canoas (RS), Caxias do Sul (RS), Novo Hamburgo (RS) e Cachoeira do Sul (RS) apoiadas pelo programa participaram do evento.

Além disso, sete redes parceiras do Formar (Aquiraz, Franca, Guarulhos, Marabá, Piauí, Recife e Taubaté) foram ao evento, assim como prefeitos, secretários de educação, integrantes da nossa equipe e do presidente do nosso conselho, Jorge Paulo Lemann.

"Nós temos que educar todas as nossas crianças brasileiras melhor. A possibilidade de um país competir em um mundo moderno depende da educação que dá para suas crianças. Um país que educa bem vai progredir",

Jorge Paulo Lemann

Durante o encontro, prefeitos participaram de uma roda de conversa para falar sobre políticas para uma educação pública de qualidade. Enquanto secretários, professores e equipe pedagógica discutia os pilares da educação por diversas visões em outro painel.

O evento foi repleto de troca de experiências e boas práticas. Veja nossa cobertura nas redes sociais!