Conteudo Cabeçalho Rodape
16 agosto 2019 | 14h00

Encontro Anual de Líderes 2019

Mais de 350 pessoas reunidas para trocar, se conectar e pensar em iniciativas para tornar o Brasil um país com mais igualdade de oportunidades

“Acreditamos na diversidade e nas diferentes visões de mundo. O Brasil é grande demais para uma ideologia única, precisamos de pluralidade”. Foi com essa mensagem que Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann, abriu o Encontro Anual da Rede de Líderes 2019. O evento reuniu mais de 350 pessoas do Brasil todo e de diversas áreas como educação, saúde, gestão pública, empreendedorismo, entre outros temas tão importantes para o país. Essas pessoas são mulheres e homens com trajetórias, sonhos e pensamentos distintos, mas um propósito em comum: melhorar o presente e o futuro contribuindo com a resolução dos desafios sociais.

De 8 a 10 de agosto, os participantes que integram as redes de lideranças apoiadas pela Fundação Lemann tiveram a chance de conhecer melhor e compartilhar suas experiências. Lemann Fellows, Talentos da Educação, Talentos da Saúde, Líderes Públicos, Terceiro Setor Transforma e Ponte de Talentos contaram suas histórias, dividiram suas conquistas e mostraram em quais projetos estão envolvidos.

Além da troca tão rica, o Encontro Anual recebeu convidados para compor debates sobre assuntos como política e movimentos de mobilização social, aprendizagem, desafios do setor público, sustentabilidade e muito mais. Em 2019, mais do que em qualquer outra edição, os integrantes da Rede de Líderes foram os protagonistas em várias palestras.

Só com diálogo podemos construir pontes

Um dos painéis de destaque foi sobre “Desafios do Desenvolvimento do Brasil” com Alessandro Molon (deputado federal pela Rede Sustentabilidade); Flávio Dino (governador do Maranhão pelo PCB); Rodrigo Maia (presidente da Câmara dos Deputados e do partido Democratas), e Salim Mattar (Secretário de Desestatização e Desinvestimento). Cada um compartilhou sua visão sobre o Brasil atual: onde estamos e onde podemos chegar, quais os entraves e quais os caminhos já consolidados para o futuro.  A mediação ficou com Malu Gaspar, jornalista da Revista Piauí.

Rodrigo Maia, Flavio Dino, Malu Gspar, Alessandro Molon e Salim Mattar debatem sobre os desafios para o país avançar no Encontro Anual de Líderes 2019

No dia seguinte, o debate “Engajar Pessoas, Mobilizar por Causas” trouxe membros de diversos movimentos que estão renovando a cena política. Com moderação de Carô Evangelista, a ideia principal foi entender as novas demandas que têm mobilizado a sociedade. Os palestrantes ressaltaram a importância do diálogo e a urgência de superar a polarização, apesar das visões ideológicas conflitantes. Só com múltiplas perspectivas podemos encontrar soluções mais completas para o Brasil ser um país cada vez mais desenvolvido, representativo e inclusivo. Para o painel, estiveram presentes José Frederico Lyra (Lemann Fellow e integrante do Movimento Acredito); Renan Santos (Movimento Brasil Livre) Paulo Gontijo (Livres) e Caio Tendolini (Bancada Ativista).

Carô Evangelista, Renan Cunha, Caio Tendolini, José Frederico e Paulo Gontijo no Encontro Anual de Líderes 2019

Estímulo em rede

Jorge Paulo e Susanna Lemann, do conselho da Fundação Lemann, também estiveram no Encontro Anual de Líderes 2019. Juntos, eles entrevistaram Erica Butow (Talento da Educação, Lemann Fellow e CEO do Ensina Brasil), e Felipe Rigoni (Lemann Fellow e deputado federal pelo PSB). Os dois falaram porque a rede importa em suas atuações - tanto para trocar ideias e vivências quanto para colocar a mão na massa em grupo. 

“Essa rede é o que sempre me manteve de pé, lembrando que meu propósito vale a pena.”
Erica Butow, Talento da Educação e Lemann Fellow durante o Encontro Anual de Líderes 2019 

Hora da selfie com Felipe Rigoni, Erica Butow, Jorge Paulo e Susanna Lemann

“Gente boa como vocês, jovens que estão inspirados e fazendo acontecer e estão melhorando nossa realidade. Eu acho que tudo isso vai dar um crescimento e pode ter efeitos para transformar o Brasil no país que ele merece ser.”
Jorge Paulo Lemann, fundador e presidente do Conselho da Fundação Lemann


Um dos bate-papos mais inspiradores aconteceu no painel “Mulheres que estão transformando o Brasil”. Com participação de Leticia Lyle (Lemann Fellow e diretora da Camino); Marina Silva (ex-ministra do Meio Ambiente e visiting Fellow em Columbia); Raquel Lyra (prefeita de Caruaru, rede de ensino que é nossa parceira no programa Formar) e Selma Moreira (integrante da rede Terceiro Setor Transforma e diretora do Fundo Baobá). As três contaram suas trajetórias e momentos de superação, assim como lembranças da infância, dificuldades, sonhos e conquistas da vida adulta.

Leticia Lyle, Marina Silva, Raquel Lyra e Selma Moreira discutem sobre suas trajetórias e lideranças femininas

“É fundamental pensar em se cuidar, em criar redes e ter bases fortes para que a gente possa contribuir para a formação de novas mulheres líderes. Hoje, me chamam muito para falar de racismo e feminismo, mas espero que no futuro chamem mais mulheres e também para outros temas. Mulher fala de tudo: de política, economia, tecnologia, tudo.”
Selma Moreira durante o Encontro Anual de Líderes 2019

Espaços de troca

Já deu pra ver que o Encontro Anual de Líderes 2019 teve bastante reflexão e debate, certo? E também garantimos vários momentos mais intimistas, com salas temáticas e discussões conduzidas pelos próprios líderes diante de grupos menores. Foram momentos mais descontraídos e em roda, para falar sobre desafios e oportunidades, aprofundando nos temas de interesse de cada um, do meio ambiente à primeira infância. 

No último dia, foi o momento de colocar a mão na massa para discutir o futuro da rede, com sugestões para aumentar as possibilidades de conexão durante o ano. Felipe Proto, diretor institucional da Fundação Lemann, deu o recado: “Nosso objetivo é e continuará sendo criar um grupo muito relevante de pessoas comprometidas com o Brasil, potencializando cada vez mais a rede”.

Momentos mão na massa no Encontro Anual de Líderes 2019 da Fundação Lemann

Fala, Rede!

Preparamos um vídeo que resume um pouquinho do que o Encontro Anual de Líderes da Fundação Lemann em 2019. Dá o play e entre no clima da rede!

Gente que Muda o Brasil para Melhor

Compartilhe

Veja também