21 fevereiro 2019 | 10h30

Professora Brasileira no  Maior Prêmio de Educação do Mundo

Débora Garofalo é da rede Conectando Saberes, apoiada pela Fundação Lemann, e está entre os 10 finalistas do Global Teacher Prize

Da rua para a sala de aula, do lixo para a inovação, da sucata para a robótica. A professora Débora Garofalo mostra para os seus estudantes que é possível reciclar e criar protótipos de carrinhos e robôs com o lixo retirado das ruas da capital paulista.

O projeto Robótica com Sucata ajuda a estimular a sustentabilidade e criatividade na comunidade escolar. A ideia já impactou mais de 2 mil alunos e agora chega ao top 10 na final do Global Teacher Prize. Organizado pela Varkey Goundation e oferecido aos educadores mais inovadores, este é o maior prêmio de educação do mundo.

Global Teacher Prize 2019 Top 10 Finalist - Debora Garofola

“Ser reconhecida internacionalmente é uma imensa alegria. Não só por ter sido a primeira mulher da história do Brasil a ser indicada, mas principalmente por um júri internacional renomado ter qualificado o trabalho de Robótica com Sucata como possível de ser replicado ao redor do mundo. Sonho com uma revisão das práticas pedagógicas e com melhor estruturação da educação pública brasileira.”
Débora Garofalo, professora da rede pública de São Paulo

Débora Garofalo com seus alunos realizando o projeto Robótica com Sucata

Débora está entre as centenas de educadores transformadores do Brasil

Além da Débora, o professor Jayse Antonio de Itambé (PE) também esteve entre os 50 finalistas do Global Teacher Prize. Os dois fazem parte da Conectando Saberes, uma rede apoiada pela Fundação Lemann que conta com mais de 450 educadores comprometidos em transformar a educação pública. Juntos, eles compartilham experiências e boas práticas, além de pensar em projetos que colaborem com a melhoria da aprendizagem.

“A Conectando Saberes é uma oportunidade de trocar com outros professores e conhecer diferentes realidades. Tem contribuído para a minha formação docente ao possibilitar estar com renomados professores que buscam qualidade e equidade, com altas expectativas para todo os alunos e por permitir troca de saberes”, conta Débora.

A grande noite da premiação

Ao todo, mais de 10 mil educadores de todo o mundo inscreveram seus projetos no Global Teacher Prize. A grande premiação acontece no dia 24 de março, em Dubai (Emirados Árabes Unidos) e o grande vencedor do prêmio ganhará U$ 1 milhão.

Você poderá acompanhar a cerimônia ao vivo e todas as novidades em nossas redes sociais. Fique de olho e entre nessa torcida com a gente!