Conteudo Cabeçalho Rodape
30 outubro 2018 | 19h41

Professores de Joinville compartilham boas práticas

Com a campanha #NossaVozTemVez, viajamos o Brasil para conversar com educadores da Conectando Saberes, rede feita por professores e para professores

A educação só acontece e só pode melhorar com professoras, professores, gestoras e gestores escolares. É por isso que apoiamos milhares de educadores e escolas em todo o país. 

Com a campanha Nossa Voz Tem Vez vamos compartilhar com você e com o mundo o que centenas de professores estão fazendo para transformar a aprendizagem. Queremos valorizar e dar ainda mais espaço para iniciativas incríveis. Vamos nessa?

Viajando pelo Brasil

Pé na estrada e sorriso no rosto porque estamos fazendo uma verdadeira caravana pelo Brasil! Vamos percorrer municípios que participam da Conectando Saberes, uma rede apoiada por nós e feita por professores. Nossa primeira parada foi em Joinville e a ideia é conhecer cada vez mais de perto a realidade das cidades, escolas, profissionais da educação e alunos.

Joinville: pensando em rede e compartilhamento

Nosso coordenador Carlos Uehara, carinhosamente conhecido como Carlinhos, chegou em Joinville na manhã de 22 de outubro. Sua primeira conversa foi na secretaria de educação com Sônia Fachini (diretora-executiva do departamento) e Vanessa Randig (Coordenadora de Educação Infantil). 

“A conversa foi muito boa para acertar os pontos e contar mais sobre o objetivo da Conectando Saberes. A ideia é que participem todos os professores da rede e também a Secretaria de Educação, para que tenha trocas e bons compartilhamentos”, comenta Carlinhos.

Carlinhos visita Secretaria Municipal de Educação e conversa com Sônia Fachini e Vanessa Randig

Depois, visitamos as professoras do núcleo da Conectando Saberes na cidade, coordenado por Paula Sestari, Educadora do Ano do Prêmio Educador Nota 10 em 2014. No bate-papo, dividiram um pouco mais sobre os desafios da escola, que fica próxima de um manguezal. 

“Por causa do acúmulo de lixo, elas fazem um trabalho muito importante de limpeza na região, envolvendo a Secretaria de Meio Ambiente e de Saúde. Há também um trabalho muito importante de autoestima da comunidade, conhecida por ser carente, e elas estão conseguindo reverter isso”, explica Carlinhos.

Professoras do núcleo de Joinville (SC) da Conectando Saberes

Ao final do encontro, todos escreveram seus desejos para a educação e para o núcleo da Conectando Saberes e penduraram os sonhos na “árvore dos desejos” que havia no Centro de Educação Infantil. “Fortalecimento e aprendizado” e “ampliar laços, a amizade e conhecimentos” eram algumas das mensagens.

“Desejo que este núcleo seja inspiração para outros e que possamos impactar as crianças com experiências que façam diferença na infância delas. Desejo a todos os professores espaços escolares como o nosso: alegre, feliz, com infâncias bem vividas, com direitos preservados e com uma equipe maravilhosa!”, disse Paula. 

A próxima parada é em Assis (SP) e você pode fazer esta viagem com a gente em nossas redes sociais seguindo a hashtag #NossaVozTemVez!

Compartilhe

Veja também