Conteudo Cabeçalho Rodape

Apoiamos oportunidades de desenvolvimento e conexão para lideranças, diversas em raça e gênero, em redes, programas, centros e universidades de referência.

Se as lideranças vierem sempre dos mesmos lugares, o Brasil será sempre o mesmo.

Iniciativas Próprias e Apoiadas

Lemann Fellowship

O programa Lemann Fellowship apoia a formação de pessoas que sonham em contribuir para um Brasil mais justo e avançado, e buscar soluções para os desafios coletivos do país. Esta bolsa está disponível apenas em universidades parcerias, que selecionam os Lemann Fellow Candidates dentre os alunos brasileiros aprovados nos processos seletivos dos seus programas.

Brasil On Campus

O programa oferece oportunidades de conexão para alunos brasileiros nas universidades Harvard, Columbia, Stanford, MIT e Oxford que desejam trabalhar com impacto social no Brasil. O objetivo é incentivar a experiência internacional e formar lideranças capacitadas para enfrentar os desafios do país, aprendendo com referências globais e possibilitando a troca entre os estudantes de diferentes centros de excelência internacionais.

Programa Alcance

Alcance é um programa que visa promover equidade racial e econômica no acesso a programas de mestrado profissional em algumas das melhores universidades do mundo. O objetivo da edição 2021é apoiar por meio de programa preparatório 20 estudantes negros e indígenas nos processos de candidatura em programas de mestrado profissional parceiros da

Fundação Lemann.

Centros de Excelência

Investimos na produção e na disseminação de conhecimento por meio dos Centros de Excelência globais para a capacitação de pesquisadores, gestores e líderes brasileiros na busca de soluções para o país. Mantemos o Centro Lemann para Liderança e Equidade na Educação, em Sobral (CE), três Centros de Pesquisa Lemann nos Estados Unidos e a Cátedra Fundação Lemann no Insper.

Bolsas de Graduação no Brasil

A Fundação Lemann, por meio dos parceiros Instituto Singularidades, Albert Einstein, FGV e Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, custeia bolsas destinadas a estudantes negros de baixa renda da rede pública.

Diálogos

Fomentamos a realização de eventos e seminários que coloquem em pauta discussões importantes sobre o país e contem com especialistas e tomadores de decisão do Brasil e do mundo como a Brazil Conference at Harvard & MIT, organizada por estudantes brasileiros nos campi dessas universidades, e Lemann Dialogue, que em 2023 aconteceu na universidade de Illinoi.

Pró-lider

O ProLíder é um programa gratuito de formação de lideranças que consiste em discutir o cenário atual brasileiro, junto a grandes referências, com o principal objetivo de criar negócios de transformação que contribuam para o desenvolvimento do Brasil

Programa de Liderança

O programa de liderança do Ensina Brasil trabalha no desenvolvimento de lideranças que, pela prática docente, se aprofundam em problemas complexos, conhecendo-os de perto e sendo capazes de intervir e impactar positivamente na sociedade.

Centro Lemann para Liderança e Equidade na Educação, em Sobral (CE)

mais de
50
projetos de pesquisa apoiados em 2020
mais de
525
pessoas apoiadas com bolsas de estudo nas universidades parceiras desde o
início dos programas
7
centros brasileiros promovendo pesquisa, oportunidades e trocas entre o Brasil e algumas das melhores universidades
do mundo
13
diálogos entre lideranças realizados no
último ano
Eu fui aprovado em cinco universidades americanas, dentre elas duas eu consegui bolsa de estudos de 100%. O Programa Alcance me ajudou nessa conquista.
Angelo Santos
Mestrando na Universidade de Columbia e participante do programa Programa Alcance
É uma grande honra ocupar a primeira Cátedra Fundação Lemann inaugurada no Brasil. Este convite me permitiu retornar da Columbia University para o país em condições de desenvolver plenamente a minha pesquisa e investir na formação de quadros tecnicamente qualificados.
Rodrigo Soares
Professor e presidente da Cátedra Insper
O programa Alcance foi o impulso que eu precisava para alcançar o sonho de estudar no Teachers College, na universidade de Columbia
Izabela de Souza
Graduada em Letras pelo Mackenzie, lecionou no exterior, e é aluna do mestrado em Desenvolvimento da Educação Internacional no Teachers College, Columbia University.

Veja também