Universidades

Apoiamos centros de pesquisa e oferecemos bolsas de estudos em algumas das melhores universidades do mundo, investindo na produção de conhecimento e evidências sobre e para o Brasil. Clique aqui e conheça o programa Lemann Fellowship.

Principais impactos

25 projetos de pesquisa apoiados nos últimos três anos

Mais de 380 pessoas apoiadas com bolsas de estudo nas universidades parceiras

5 centros brasileiros promovendo pesquisa, oportunidades, e trocas entre o Brasil algumas das melhores universidades do mundo

Universidades parceiras

• Universidade Harvard

A Universidade de Harvard é a parceira mais antiga da Fundação Lemann. Desde o início, nosso objetivo foi incentivar a comunidade acadêmica a olhar para o Brasil, além de reforçar a presença do país dentro de Harvard.

As bolsas de estudo são parciais e os valores oferecidos são analisados caso a caso. O número de bolsas concedidas varia a cada ano. O auxílio é válido por um ano e pode ser renovado por mais um. É possível associar as bolsas de Harvard a outras bolsas e programas de financiamento.

- Graduate School of Education
    - Harvard T.H. Chan School of Public Health
    - Kennedy School of Government

Apoio para doutorado
    - Graduate School of Arts

Os candidatos devem ter projetos relacionados ao Brasil. O Committee On General Scholarships é responsável pelo processo seletivo de bolsistas dos programas acima. Para mais informações, acesse a página do escritório de Harvard no Brasil, do qual somos parceiros institucionais, e a página do Lemann Fellowship na Universidade de Harvard

Leia mais: Fundação Lemann e Harvard comemoram 10 anos de parceria.

• Universidade Stanford

A parceria com a Universidade de Stanford existe há uma década com o objetivo de melhorar a educação pública no Brasil. Lá foi criado o Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, um centro dedicado à construção de uma rede de pesquisadores comprometidos com as mudanças na área de educação.

As bolsas de estudo cobrem entre 70 e 95% da tuition (valor da matrícula para um ano de curso) e das despesas com custos de vida básicos. Bolsas de MBA e MA cobrem entre 40 e 85% da tuition e das despesas com custos básicos de vida. O valor da bolsa é calculado com base na disponibilidade de fundos e na necessidade dos candidatos. O programa de mestrado dura um ano acadêmico (de setembro a agosto) e o de MBA, dois anos.

- Learning Design and Technology
    - International Comparative Education
    - Joint degree MBA/MA em Educação

Apoio para doutorado
    - Graduate School of Education

Apoio para Visiting Fellows
    Realizado através do Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil. Há também apoio para Senior Visiting Fellows, candidatos que já têm PhD, com foco em pesquisa de educação.

Todos os pedidos de bolsa devem ser feitos ao Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil. Mais informações podem ser encontradas no site de Admissions da Stanford Graduate School of Education.

• Teachers College

Na Teachers College (TC) a bolsa é uma extensão do compromisso da Fundação Lemann em promover o serviço educacional e o intercâmbio entre o Brasil e a comunidade educacional da TC.

Os candidatos devem ter interesse em áreas relacionadas à mudança social, política educacional ou liderança, desenvolvimento de currículo ou de práticas didáticas e no avanço da tecnologia e inovação no Brasil. A bolsa cobre até 80% do custo total estimado de matrícula, alojamento e alimentação para os selecionados.

- Duas bolsas por ano para estudantes de Curriculum and Teaching
    - Três bolsas por ano para os demais departamentos

Saiba mais na página de bolsas de Teachers College.

• Universidade Columbia

Parceira da Fundação Lemann também há mais de 10 anos, envolve várias escolas e tem o objetivo de incentivar a comunidade acadêmica a olhar para o Brasil, além de reforçar a presença do país dentro de Columbia. Em 2001, foi estabelecido o Lemann Center for Brazilian Studies e, em 2013, o Columbia Global Center - Rio.

As bolsas de estudo cobrem entre 60% a 80% da tuition (valor da matrícula para um ano de curso). O número de bolsas concedidas varia a cada ano. É possível associar a outras bolsas e programas de financiamento.

Apoio para mestrado
    - School of International and Public Affairs (SIPA) - Desenvolvimento Político e Econômico, Energia e Meio Ambiente, Direitos Humanos, Políticas Públicas Internacionais, Segurança e Políticas Urbanas
    - Mailman School of Public Health
    - School of Social Work
    - Graduate School of Architecture, Preservation and Planning (GSAPP)
    - Journalism School

Apoio para Visiting Fellows
    O programa inclui a Lemann Visiting Public Policy Fellows, oportunidade para acadêmicos e profissionais interessados em passar um ou dois semestres em Columbia participando de cursos ou pesquisas relacionadas a políticas públicas, contribuindo com a programação da Universidade e interagindo com professores e alunos. Saiba mais em Lemann Visiting Public Policy Fellows Program.

Para mais informações, acesse a página do escritório de Columbia no Brasil e a página do Lemann Fellowship na Universidade de Columbia

• Universidade de Oxford

A parceria com a Universidade de Oxford foi estabelecida com a proposta de formar lideranças públicas que representam a pluralidade da população brasileira.

As bolsas de estudo cobrem e 60% a 80% da tuition (valor da matrícula para um ano de curso). Há duas vagas de bolsistas por ano. É possível associar a outras bolsas e programas de financiamento. O pedido de bolsa deve ser feito diretamente à escola, após a confirmação da admissão.

Apoio para mestrado
    - Políticas Públicas (MPP) na Blavatnik School of Government (BSG)

Apoio para Visiting Fellows
    Aqui você pode encontrar mais detalhes sobre os Visiting Fellows da BSG de Oxford.

Para mais informações, acesse a página da BSG. A equipe está disponível para responder dúvidas e consultas por email (moss.cooper@bsg.ox.ac.uk / michaela.graham@bsg.ox.ac.uk).

• Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC)

Na UIUC a parceria envolve várias escolas com o objetivo de incentivar a comunidade acadêmica a olhar para o Brasil. Em 2009, foi estabelecido o Lemann Institute for Brazilian Studies, que promove o ensino e pesquisa sobre o país.

As bolsas são para mestrado e doutorado em todas as áreas da universidade para o desenvolvimento de tese final com temas relacionados ao Brasil, com valor fixo de US$ 18 mil, sendo que em algumas escolas o benefício inclui ainda o abono da anuidade. O número de bolsas concedidas varia a cada ano. O auxílio é válido por um ano, pode ser renovado por mais um. Pode ser associado a outras bolsas e programas de financiamento. O pedido de bolsa pode ser feito após a confirmação da admissão ao Lemann Institute for Brazilian Studies.

• Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

A Lemann Education Fellowship no MIT oferece bolsas de estudo para mestrado e doutorado em qualquer uma das cinco escolas da universidade para quem tem um foco na área de educação pública. Apoiamos o MISTI-Brazil, que conecta a comunidade acadêmica com o país.

As bolsas oferecidas têm o valor de até US$ 60 mil e podem ser associadas a outras bolsas e programas de financiamento. O pedido de bolsa pode ser feito após a confirmação da admissão, no Office of the Dean for Graduate Education. Mais informações poderão ser encontradas clicando aqui.