10 maio 2021 | 18h30

Conectando Saberes aborda prioridades da educação em webinar

Serão apresentados os principais achados de um estudo que ouviu 8,7 mil professores da rede municipal de ensino

Na próxima quarta-feira (12/05), a partir das 18h, a Conectando Saberes, uma rede de 900 professores espalhados em 89 núcleos de ensino pelo país, apoiada pela Fundação Lemann, transmite o evento online para divulgar os resultados da pesquisa Vozes Docentes. O levantamento realizado pela Conectando Saberes reuniu 8,7 mil respostas de professores da rede municipal de ensino em 87 cidades brasileiras e mapeou as prioridades da educação a partir da visão dos docentes.

A pesquisa foi dividida em seis eixos temáticos: participação política; educação na pandemia (ensino remoto e reabertura de escolas); formação de professores; diagnóstico de defasagens e plano de reforço escolar; saúde mental e clima escolar; e adequação e priorização do currículo.

O evento gratuito conta ainda com painéis de discussão sobre a educação no Brasil, como um espaço de diálogo para entender as melhores práticas de colaboração entre professores e secretarias de Educação. Na pesquisa, 97% dos educadores afirmam que se sentiriam valorizados se pudessem participar da formulação de políticas públicas de seus municípios.

Os painéis terão a participação de professores e gestores da Rede Conectando Saberes, do presidente da União Nacional de Dirigentes da Educação (Undime), Luiz Miguel; de Cláudia Costin, diretora-geral do FGV CEIPE - Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, e da diretora de Educação da Fundação Lemann, Camila Pereira. Participam ainda Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação e João Cêpa, secretário municipal de Educação e Esporte de Caruaru (PE).

O evento está aberto para a inscrição de docentes, gestores escolares, secretários(as) de Educação, colaboradores da secretaria e profissionais do terceiro setor.

Para ter acesso à live e receber informações sobre evento, é necessário se inscrever no site: https://www.sympla.com.br/vozes-docentes__1192841. As inscrições garantem link de acesso ao evento, materiais que serão disponibilizados e um certificado de participação.

Sobre a Conectando Saberes

De professor para professor: esse é o espírito da rede Conectando Saberes. Desde 2015, quando foi criada com o apoio da Fundação Lemann, a Conectando Saberes cresceu bastante. Começamos com 30 professores de escola pública que transformam a educação dentro de suas salas de aula e chegamos a uma rede com mais de 900 membros, representados em 90 núcleos nas 27 unidades federativas do Brasil. Juntos, buscamos fortalecer a profissão ao apoiar uns aos outros, compartilhando aprendizados, desafios e vitórias na construção de uma educação pública de qualidade.

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado.

Saiba mais em: fundacaolemann.org.br

Siga-nos nas redes: Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn