Universidades

Apoiamos centros de pesquisa e oferecemos bolsas de estudos em algumas das melhores universidades do mundo, investindo na produção de conhecimento e evidências sobre e para o Brasil. Quer saber mais? Conheça os nossos programas Lemann Fellowship e Ponte de Talentos.

Principais impactos

• Mais de 40 projetos de pesquisa apoiados nos últimos cinco anos

• Mais de 525 pessoas apoiadas com bolsas de estudo nas universidades parceiras

• 7 centros brasileiros promovendo pesquisa, oportunidades, e trocas entre o Brasil algumas das melhores universidades do mundo

Universidades parceiras

• Universidade Harvard

A Universidade de Harvard é a parceira mais antiga da Fundação Lemann. Desde o início, nosso objetivo foi incentivar a comunidade acadêmica a olhar para o Brasil, além de reforçar a presença do país dentro da instituição.

Valor da bolsa
    As bolsas de estudo são parciais, cobrindo entre 60 e 80% do valor. Os valores oferecidos são analisados caso a caso. O número de bolsas concedidas varia a cada ano. É possível associar a outras bolsas e programas de financiamento.

Validade da Bolsa
    O auxílio é válido por um ano e pode ser renovado por mais um.

- Graduate School of Education
    - Harvard T.H. Chan School of Public Health
    - Kennedy School of Government

- Graduate School of Arts and Sciences

Como concorrer
    Os candidatos devem ter projetos relacionados ao Brasil. O Committee On General Scholarships é responsável pelo processo seletivo de bolsistas dos programas acima. Para mais informações, acesse a página do escritório de Harvard no Brasil, do qual somos parceiros institucionais, e a página do Lemann Fellowship na Universidade de Harvard

Saiba mais: Fundação Lemann e Harvard comemoram 10 anos de parceria.

• Universidade Stanford

A parceria com a Universidade de Stanford existe há uma década com o objetivo de melhorar a educação pública no Brasil. Lá foi criado o Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, um centro dedicado à construção de uma rede de pesquisadores comprometidos com as mudanças na área de educação.

Valor da bolsa
    As bolsas de estudo cobrem entre 70 e 95% da tuition (valor da matrícula para um ano de curso) e das despesas com custos de vida básicos. Bolsas de MBA e MA cobrem entre 40 e 85% da tuition e das despesas com custos básicos de vida. O valor da bolsa é calculado com base na disponibilidade de fundos e na necessidade dos candidatos. É possível associar a outras bolsas e programas de financiamento.

Validade da bolsa
    O programa de mestrado dura um ano acadêmico (de setembro a agosto) e o de MBA, dois anos.

- Learning Design and Technology
    - International Comparative Education
    - Joint degree MBA/MA em Educação

- Graduate School of Education

Apoio para Visiting Fellows
    Realizado através do Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil. Há também apoio para Senior Visiting Fellows, candidatos que já têm PhD, com foco em pesquisa de educação.

Como concorrer
    Todos os pedidos de bolsa devem ser feitos ao Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil. Mais informações podem ser encontradas no site de Admissions da Stanford Graduate School of Education.

• Teachers College

Na Teachers College (TC) a bolsa é uma extensão do compromisso da Fundação Lemann em promover o serviço educacional e o intercâmbio entre o Brasil e a comunidade educacional da TC.

Valor da bolsa
    A bolsa cobre até 80% do custo total estimado de matrícula, alojamento e alimentação para os selecionados. É possível associar a outras bolsas e programas de financiamento.

- Duas bolsas por ano para estudantes de Curriculum and Teaching
    - Três bolsas por ano para os demais departamentos

Apoio para Visiting Fellows
    - Uma bolsa por ano para visiting fellows

Como concorrer
    Os candidatos devem ter interesse em áreas relacionadas à mudança social, política educacional ou liderança, desenvolvimento de currículo ou de práticas didáticas e no avanço da tecnologia e inovação no Brasil.

Saiba mais na página de bolsas de Teachers College.

• Universidade Columbia

Parceira da Fundação Lemann também há mais de 10 anos, envolve várias escolas e tem o objetivo de incentivar a comunidade acadêmica a olhar para o Brasil, além de reforçar a presença do país dentro de Columbia. Em 2001, foi estabelecido o Lemann Center for Brazilian Studies e, em 2013, o Columbia Global Center - Rio.

Valor da bolsa
    As bolsas de estudo cobrem entre 60% a 80% da tuition (valor da matrícula para um ano de curso). O número de bolsas concedidas varia a cada ano. É possível associar a outras bolsas e programas de financiamento.

Validade da Bolsa
    O auxílio é válido por um ano e pode ser renovado por mais um.

Apoio para mestrado
    - School of International and Public Affairs (SIPA) - Desenvolvimento Político e Econômico, Energia e Meio Ambiente, Direitos Humanos, Políticas Públicas Internacionais, Segurança e Políticas Urbanas
    - Mailman School of Public Health
    - School of Social Work
    - Graduate School of Architecture, Preservation and Planning (GSAPP)
    - Journalism School

Apoio para Visiting Fellows
    O programa inclui a Lemann Visiting Public Policy Fellows, oportunidade para acadêmicos e profissionais interessados em passar um ou dois semestres em Columbia participando de cursos ou pesquisas relacionadas a políticas públicas, contribuindo com a programação da Universidade e interagindo com professores e alunos. Saiba mais em Lemann Visiting Public Policy Fellows Program.

Como concorrer
    Para mais informações, acesse a página do escritório de Columbia no Brasil e a página do Lemann Fellowship na Universidade de Columbia

• Universidade de Oxford

A parceria com a Universidade de Oxford foi estabelecida com a proposta de formar lideranças públicas que representam a pluralidade da população brasileira.

Valor da bolsa
    As bolsas de estudo cobrem e 60% a 80% da tuition (valor da matrícula para um ano de curso) e das despesas com custos de vida básicos. Há duas vagas de bolsistas por ano. É possível associar a outras bolsas e programas de financiamento. O pedido de bolsa deve ser feito diretamente à escola, após a confirmação da admissão.

Validade da Bolsa
    O programa de mestrado dura um ano acadêmico (de setembro a agosto).

Apoio para mestrado
    - Políticas Públicas (MPP) na Blavatnik School of Government (BSG)

Apoio para Visiting Fellows
    Aqui você pode encontrar mais detalhes sobre os Visiting Fellows da BSG de Oxford.

Como concorrer
    Para mais informações, a equipe está disponível para responder dúvidas e consultas por email (moss.cooper@bsg.ox.ac.uk / michaela.graham@bsg.ox.ac.uk).

Para mais informações, acesse a página da BSG. A equipe está disponível para responder dúvidas e consultas por email (moss.cooper@bsg.ox.ac.uk / michaela.graham@bsg.ox.ac.uk).

• Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC)

Na UIUC a parceria envolve várias escolas com o objetivo de incentivar a comunidade acadêmica a olhar para o Brasil. Em 2009, foi estabelecido o Lemann Institute for Brazilian Studies, que promove o ensino e pesquisa sobre o país. Em 2020, foi estabelecido o Empower Brazil Fund na universidade para apoiar os estudos de Brasileiros negros ou indígena sem as condições para pagar os custos do mestrado.

Valor da bolsa
    As bolsas têm um valor fixo de US$ 20 mil, sendo que em algumas escolas o benefício inclui ainda o abono da anuidade. O número de bolsas concedidas varia a cada ano. Pode ser associado a outras bolsas e programas de financiamento. Bolsistas do Lemann Empower Brazil Fund receberão bolsas de estudo que cobrem 100% da tuition (valor da matrícula para um ano de curso) e das despesas com custos de vida básicos.

Apoio para mestrado
    The Lemann Graduate fellowship is open to all UIUC advanced graduate students who are developing research on Brazil. Graduate and professional students at UIUC enrolled in a graduate degree program with a substantial focus on Brazil are strongly encouraged to apply.
    Bolsas do Lemann Brazil Empowerment Fund apoiarão aproximadamente 14 alunos de mestrado ao longo de 10 anos nos seguintes departamentos: Center for Latin American and Caribbean Studies, College of Literature, Arts, and Sciences College of Law Department of Accountancy, Gies College of Business Department of Agricultural and Consumer Economics, College of Agricultural, Consumer, and Environmental Sciences Department of Education Policy, Organization and Leadership, College of Education Department of Finance, Gies College of Business Department of Kinesiology and Community Health, College of Applied Health Sciences

Como concorrer
    As bolsas são para mestrado e doutorado em todas as áreas da universidade para o desenvolvimento de tese final com temas relacionados ao Brasil. O pedido de bolsa pode ser feito após a confirmação da admissão ao Lemann Institute for Brazilian Studies.

• Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

A Lemann Education Fellowship no MIT oferece bolsas de estudo para mestrado e doutorado em qualquer uma das cinco escolas da universidade para quem tem um foco na área de educação pública. Apoiamos o MISTI-Brazil, que conecta a comunidade acadêmica com o país.

Valor da bolsa
    As bolsas oferecidas têm o valor de até US$ 60 mil e podem ser associadas a outras bolsas e programas de financiamento.

O auxílio é válido por um ano, podendo ser renovado por mais um.

Apoio ao mestrado e doutorado
    As bolsas são para mestrado e doutorado em qualquer departamento para alunos focados em projetos que promovem uma educação pública de qualidade no Brasil.

Como concorrer
    O pedido de bolsa pode ser feito após a confirmação da admissão via, no MISTI-Brazil.

• Universidade do Sul da Califórnia (USC)

A USC é a mais recente parceria da Fundação Lemann e oferece bolsas para mestrado.

Valor da bolsa
    As bolsas oferecidas são de 50% ou 80% e cobrem os custos de tuition (valor da matrícula para um ano de curso) e das despesas com custos de vida básico. Há duas bolsas oferecidas por ano.

Validade da bolsa
    O auxílio é válido por um ano e meio, durante a duração do MSSE.

Apoio para mestrado
    - Empreendedorismo Social (MSSE), programa ligado à USC Marshal School of Business.

Como concorrer
    Pedido de bolsa deve ser feito diretamente à escola, após a confirmação da admissão.