Mesmo em um período como o atual, que está exigindo energia e planejamento extra, a educação brasileira mantém alimentado o debate em torno do futuro do sistema de avaliação educacional do nosso país. A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a adaptação do currículo escolar na pandemia e o novo Saeb trazem demandas imediatas no planejamento de todos os personagens da educação.
E, diante deste cenário, promovemos na manhã dessa última segunda-feira (26) o webinário internacional ‘Fronteiras da Avaliação’, que reuniu especialistas nacionais e internacionais para debater a construção de um sistema de avaliações diagnósticas, formativas e somativas e como aperfeiçoá-lo para formar estudantes mais preparados para os desafios deste século.
Evento aproximou especialistas a educadores
O debate online contou com a presença de figuras como Andreas Schleicher, diretor de Educação da OCDE, Alexandre Pereira Lopes, presidente do INEP, Maria Helena Castro, presidente da ABAVE (Associação Brasileira de Avaliação Educacional), Ximena Duenas Herrera, especialista em Educação para o BID, entre outros.
E o webinário foi acompanhado por educadores de diversos estados do Brasil, que contribuíram com a discussão com perguntas feitas aos especialistas, comentários e muitas experiências vividas em suas escolas e salas de aula.
Confira abaixo alguns destaques dos painéis de debate e, no fim da página, o vídeo na íntegra do webinário para você assistir, com tradução simultânea e janela de libras:
Bom dia, pessoal! Demos o pontapé do Webinário Internacional #FronteirasDaAvaliação, que propõe uma discussão ampla com especialistas sobre a construção de um sistema de avaliações diagnósticas na #educação brasileira. Acompanhe em: https://t.co/zCRiNAx1IJ
— Fundação Lemann (@fundacaolemann) October 26, 2020
“Queremos celebrar o sistema de avaliação que o Brasil construiu nas últimas décadas e, ao mesmo tempo, provocar a pensar o que pode ser o futuro e a evolução desse sistema”, diz Camila Pereira, nossa diretora de Educação, na abertura do #FronteirasDaAvaliação. #educação
— Fundação Lemann (@fundacaolemann) October 26, 2020
Maria Cecília Motta, presidente do @ConsedBR: “As questões sócio-emocionais deverão estar presentes em cada secretaria, escola e professor para garantir a aprendizagem. Teremos uma política de recuperação para minimizar questões da diversidade dos alunos.” #FronteirasDaAvaliação
— Fundação Lemann (@fundacaolemann) October 26, 2020
“Uma das limitações das avaliações tradicionais é que são irregulares. Nós aprendemos, aprendemos e aprendemos e chega o grande dia da prova. Isso gera uma ansiedade desnecessária”, analisa @SchleicherOECD, diretor de Educação da @oecd. #FronteirasDaAvaliação
— Fundação Lemann (@fundacaolemann) October 26, 2020
“A #BNCC é o grande norte do processo de avaliação educacional neste momento. É o instrumento que permitirá que esta geração não tenha déficit de aprendizagem”, afirma @profluizmiguel, presidente da @undime. #FronteirasDaAvaliação #educação
— Fundação Lemann (@fundacaolemann) October 26, 2020
Ximena Duenas Herrera, especialista em Educação do @the_IDB: “Medir muitas vezes não vai mudar o resultado, mas medir de formas diferentes pode, sim, nos dar informações que vão nos permitir aprender do erro e melhorar.” #FronteirasDaAvaliação #educação
— Fundação Lemann (@fundacaolemann) October 26, 2020
Fred Amâncio, secretário de Educação de Pernambuco, destacou no webinário #FronteirasDaAvaliação, a importância da Plataforma de Apoio à Aprendizagem na retomada das aulas presenciais e também para a sequência do #ensinoremoto. Conheça mais em: https://t.co/LZ9jy5rDxk.
— Fundação Lemann (@fundacaolemann) October 26, 2020
“Se nós queremos incluir os alunos no #voltaàsaulas e evitar o abandono escolar, nós não podemos dar o recado da reprovação. Nós temos que dar o recado da possibilidade de eles recuperarem o aprendizado”, diz Maria Helena Castro, presidente da ABAVE. #FronteirasDaAvaliação
— Fundação Lemann (@fundacaolemann) October 26, 2020
Katia Smole, diretora do Instituto Reúna: “O professor não pode encarar todos esses desafios sozinho. Pensar o planejamento, a avaliação e o apoio à aprendizagem vai exigir um esforço coletivo de todos nós juntos com os professores.” #FronteirasDaAvaliação #educação
— Fundação Lemann (@fundacaolemann) October 26, 2020
“Lacunas de aprendizado não vão ser preenchidas com aula de recuperação e vão exigir uma coalizão muito mais ampla de comunidades, escolas, famílias e autoridades”, pontua Joanne Caddy, líder do ‘PISA para Escolas’ na @oecd. #FronteirasDaAvaliação #educação
— Fundação Lemann (@fundacaolemann) October 26, 2020
E no encerramento do webinário #FronteirasDaAvaliação, Alexandre Pereira Lopes, presidente do @inep_oficial, conversou sobre o novo #Saeb, a avaliação nacional da Educação Básica, com @debonis_, nosso diretor de Políticas Educacionais. #educação
— Fundação Lemann (@fundacaolemann) October 26, 2020