10 julho 2018 | 17h00

Fazendo a Diferença - Para que todos cheguem onde sonham

Pessoas, ideias e iniciativas que ajudam o país a avançar

Podemos construir um Brasil melhor? Mais justo, mais desenvolvido, com os mesmos direitos e diversas oportunidades de norte a sul? E a educação? Está formando crianças e jovens para a vida e a realidade do século 21? Nossos talentos e gestores públicos estão comprometidos com os grandes problemas sociais?

Estas inquietações movem a Fundação Lemann e milhares de pessoas que acreditam em um país avançado para que todas as pessoas cheguem onde sonham. Aqui você conhece o tamanho de alguns dos nossos maiores desafios, assim como muita gente boa, ideias e iniciativas que estão fazendo a diferença por um mesmo propósito: construir e viver em um Brasil feito por todos e para todos.

Desafios tão grandes quanto o Brasil

O que podemos fazer para melhorar o Brasil?

Somos mais de 205 milhões de habitantes em 5570 municípios. Nossa população é 44,2% branca, 54,9% negra (pessoas que se declaram pretas ou pardas) e 0,9% é amarela/ indígena (IBGE 2017). O sistema público de educação soma 40 milhões de alunos em 145 mil escolas (Censo Escolar 2017). Na saúde, a rede pública atende 75% da população, sendo que 150 milhões de pessoas dependem exclusivamente do Sistema único de Saúde (Ministério da Saúde).

Já o setor público comporta 2,2 milhões de funcionários, mas quando olhamos para a representatividade na Câmara dos Deputados, segundo seu portal institucional, apenas 15,8% dos eleitos se declaram pardos e 4,1% pretos. Quando olhamos para as mulheres, as pardas são 1,6% e as pretas 0,6%. E nenhum indígena participa da bancada.

Tudo isso já mostra como o Brasil é grande, diverso e plural - e seus desafios também. Abaixo você conhecerá um pouco mais sobre a nossa realidade em alguns setores e iniciativas que estão colaborando para melhorar o país. Vamos nessa?

Aproveite e confira nosso relatório anual de 2017 na íntegra para saber tudo o que rolou no último ano!