Conteudo Cabeçalho Rodape
10 julho 2018 | 16h45

Fazendo a Diferença - Somando ideias para melhorar o Brasil

Ninguém chega lá sozinho e só com trabalho coletivo e pluralidade de visões podemos potencializar o futuro do país

Seria muito difícil mudar o Brasil para melhor dependendo da ação de uma única pessoa ou uma organização, não é verdade? Nós acreditamos que ninguém chega lá sozinho e para fazermos mais e cada vez melhor, trabalhamos lado a lado com quem compartilha o mesmo sonho e propósito: potencializar o futuro do país.

A Fundação Lemann tem mais de 50 parceiros e colabora com centenas de pessoas. Para garantir a aprendizagem dos alunos, para que os professores sejam valorizados, para a  educação ser conectada com o século 21, para desenvolver talentos e lideranças e para que todos vivam em um país em que é possível sonhar, realizar e alcançar o melhor de si

Conheça nossa história ao lado de quem faz acontecer!

Redes públicas de educação de norte a sul do país

Estamos ao lado de 21 secretarias de educação que são nossas parceiras no programa Formar. Juntos em uma caminhada que pode durar até três anos, conseguimos apoiar em políticas educacionais da rede e formações nas escolas. Cada município e estado vive uma realidade diferente. Por isso, nosso apoio é customizado para contribuir com os verdadeiros desafios de cada região.

"Quando a rede trabalha mais próxima fazemos a verdadeira transformação e o aluno aprende não só para a sala de aula, mas para a vida."
Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas de Guarulhos

Talentos no setor público com o Vetor Brasil

Quem lidera o Vetor Brasil é a nossa Lemann Fellow Joice Toyota. A proposta do Vetor é que você seja a próxima grande mudança no governo! Para isso, realiza parcerias com governos estaduais e municipais para atrair e desenvolver profissionais públicos. Em nosso programa Formar já contamos com vários trainees talentosos do Vetor.

"Construir um Brasil melhor é complexo, exige criatividade, paciência, diálogo, experimentação e conhecimentos sobre as mais diversas áreas de saber. Lidar com este desafio requer a soma dos talentos de profissionais de perfis diversos, mas complementares: especialistas, empreendedores, mobilizadores, líderes inspiradores e muitos outros. A colaboração é importante porque o todo é maior que a soma das partes. E em parceria com a Fundação Lemann a gente alavanca ainda mais as ações do setor de impacto social. Inovar não é fácil, mas juntos nos apoiamos e aprendemos juntos para cada vez formar mais líderes para o setor público brasileiro."
Joice Toyota, fundadora do Vetor Brasil

Google.org, Nova Escola e educadores de todo o Brasil

Milhares de professores precisam de apoio no planejamento de suas aulas. Pensando nisso, o Google.org e a Fundação Lemann se juntam na iniciativa Planos de Aula Nova Escola. Com conteúdos feitos por educadores, alinhados à Base Nacional Comum Curricular e pensados para funcionar na escola pública, o dia a dia na escola fica muito mais prático!

“Não é apenas um projeto para criar 6000 planos de aula de alta qualidade e alinhados à base. É um projeto de valorização de mais de 500 professores de todo o Brasil que estão juntos para apoiar e inspirar milhares de professores com aulas que fazem a diferença para alunos. E tudo isso só foi possível devido ao apoio de parceiros como o Google.org e a Fundação Lemann."
Juliana Cavalcante, gerente de produtos pedagógicos da Nova Escola

Integridade e pluralidade de ideias com a RAPS

Ao lado da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade criamos o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Lideranças Públicas. A ideia é contribuir com a formação e aperfeiçoamento de lideranças comprometidas com um país melhor, seguindo os princípios de integridade, sustentabilidade, diversidade e democracia.

"A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) trabalha há seis anos pela melhoria da democracia no Brasil apoiando novas e atuais lideranças políticas comprometidas com a sustentabilidade. A Fundação Lemann, por sua vez, trabalha há mais de 15 formando líderes em prol da solução de problemas sociais. A parceria entre as duas organizações nasce do reconhecimento da complementaridade das duas missões: nós acreditamos que para transformar o Brasil a gente precisa de cada vez mais gente que se dedique a resolver os principais problemas sociais e políticos do nosso país. Nós já acreditávamos nisso e, agora, decidimos somar os esforços e trabalhar juntos."

Monica Sodré, diretora executiva adjunta da RAPS

Desafios tão grandes quanto o Brasil

Conheça outras pessoas, ideias e iniciativas que já estão fazendo a diferença no país!

Aproveite e confira nosso relatório anual de 2017 na íntegra para saber tudo o que rolou no último ano!

Compartilhe

Veja também