7 agosto 2019 | 17h20

Fundação Lemann Apoia Lideranças: como e por quê?

Desde o primeiro dia da Fundação Lemann, temos uma certeza: gente é o que faz um país crescer, avançar e ser para todos. Colaboramos com mais de 700 pessoas em todo o país. São mulheres e homens que atuam em diferentes setores com temas como educação, saúde, sustentabilidade e segurança. Essas lideranças fazem parte das redes Lemann Fellowship, Talentos da Educação, Talentos da Saúde, Líderes Público e Terceiro Setor Transforma.

Em 2019, sete integrantes das redes apoiadas por nós passaram a ocupar também cargos no legislativo. São quatro deputados federais e três deputados estaduais que representam a variedade do espectro político brasileiro, com trajetórias e visões de mundo diversas. Abaixo, explicamos um pouco mais sobre o nosso apoio a lideranças.

Tire suas dúvidas!

Por que nós apoiamos pessoas?
Acreditamos que pessoas preparadas e comprometidas em transformar o país são a chave para o Brasil avançar. Nesse sentido, a rede de líderes é um espaço para desenvolver profissionais comprometidos e preparados para atingir seu potencial e liderar mudanças, gerando impacto social positivo. Em nossas redes, essas pessoas podem se preparar cada vez mais para lidar com desafios complexos. São lideranças com trajetórias e visões de mundo diversas, engajadas em temas como educação, saúde, gestão pública e empreendedorismo.
Nós ajudamos a eleger os deputados?
Não. A Fundação Lemann não se envolveu com nenhuma campanha política. Valorizamos nosso apartidarismo e independência e não apoiamos (nem apoiaremos) nenhum partido, coligação ou campanha eleitoral, mesmo de membros de nossas redes e programas de desenvolvimento.
Qual a relação da Fundação Lemann com essas lideranças?
Hoje, 7 deputados (4 federais e 3 estaduais) fazem parte das nossas redes de Lemann Fellows e Líderes Públicos. Mas, no total, são mais de 600 pessoas apoiadas - dentro e fora do setor público - com ideias e atuações distintas (tem gente na educação, na saúde, no empreendedorismo, entre outras áreas). O que fazemos nos programas é colaborar para conectar e potencializar o impacto dessas pessoas que acreditam e trabalham por um Brasil melhor. Oferecemos formações, oportunidades de desenvolvimento em temas diversos como educação e gestão pública, bolsas de estudo em universidades renomadas e conexão entre essas centenas de pessoas para trabalharem em conjunto. Para conhecer detalhadamente o apoio que oferecemos aos líderes que foram eleitos acesse: www.bit.ly/novos-caminhos-fl
Nós influenciamos os votos e posicionamentos dos deputados?
Não estamos envolvidos nos mandatos e nas decisões dos deputados eleitos. Não temos bancada no Congresso ou uma agenda de interesses da Fundação Lemann sendo cumprida pelos deputados. Alguns desses deputados e deputadas foram eleitos assumindo com seus eleitores compromissos de mandato em temas de convergência com os da Fundação Lemann, como a priorização e foco na Educação Básica e as políticas necessárias para que este tema tão fundamental ao país possa avançar. Mas muitas outras temáticas, que também são importantes para o Brasil, não fazem parte do nosso campo de atuação, como é o caso da reforma da previdência. Acreditamos na democracia e na importância de ter pluralidade de trajetórias e visões de mundo para discutir o futuro e os desafios do Brasil, que são também diversos e bastante complexos.
Qual o nosso posicionamento político?
Somos uma organização independente e livre de interesses privados. Dialogamos com ideias e representantes de todos os governos, sem apoio à ideologias e partidos. Sabemos dos desafios que o Brasil enfrenta e que o momento é de muita polarização discursiva. Isso reforça o compromisso com o diálogo e o fortalecimento do campo democrático. Não há atalho e o compromisso com um debate plural e participativo sobre o nosso país é fundamental, uma vez que queremos avançar com oportunidades mais justas para todos.

Quer saber mais? #BoraConversar!

Tem outras perguntas sobre a Fundação Lemann? Quer tirar suas dúvidas com a gente? Então clica aqui e bora conversar!