13 julho 2020 | 17h00

Programa ponte de talentos derruba barreiras

O programa que tem como objetivo promover equidade racial e socioeconômica em cursos de pós-graduação nos EUA tem primeiros aprovados

Para a Fundação Lemann, um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: as pessoas. Isso envolve a garantia de educação de qualidade e o desenvolvimento de profissionais comprometidos e preparados para liderar mudanças, gerando impacto social positivo.

Por isso, há muitos anos a Fundação oferece bolsas de estudos nas melhores universidades do mundo. Mas, quando olhávamos para o recorte de pessoas que estávamos beneficiando, esse recorte não tinha a cara do Brasil. Para chegar nos talentos das regiões mais remotas do país, onde se impunham muitas barreiras para os jovens alçarem voos maiores, criamos o Ponte de Talentos.

O programa é uma realização inédita da Fundação Lemann, em parceria com a EducationUSA e Voxy para  promover mais equidade racial e econômica entre brasileiros que fazem cursos de pós-graduação em algumas das melhores universidades dos Estados Unidos.

E agora já temos os primeiros resultados: dos 20 jovens brasileiros selecionados em 2019 para participar do programa Ponte de Talentos, 7 participantes se candidataram a 52 universidades norte-americanas e, juntos, receberam 40 aceites, incluindo universidades parceiras como Columbia (School of International and Public Affairs - SIPA), Teachers College, Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign, e Universidade do Sul da Califórnia (USC). Ao final, 7 participantes receberam bolsas de estudos e irão ingressar entre 2020 e 2021 nas universidades de sua preferência e contam com o apoio da Fundação Lemann e da Comissão Fulbright.

Durante 11 meses, os estudantes que participaram do programa tiveram apoio e orientação que incluíram: curso de inglês e preparatório para o TOEFL, apoio e coach para todas as etapas, transporte e acomodação para a realização da prova, cobertura de taxas de inscrição e envio e tradução de documentos. O programa ainda continua apoiando e desenvolvendo os demais integrantes, que estão se preparando para realizar suas candidaturas entre 2020 e 2021.

Com esse resultado ficou evidente que existem pessoas talentosas e com vontade de mudar o Brasil em todos os lugares e classes sociais. O desafio é derrubar as barreiras que restringem as oportunidades e garantir que mais gente a chegue onde sonha.