Conteudo Cabeçalho Rodape
8 janeiro 2024 | 00h00

Brasil on Campus está com inscrições abertas

Programa que conecta estudantes no exterior a um futuro de impacto no Brasil impulsiona líderes a partir de uma comunidade de transformação social

Líderes têm trajetórias diversas, e a educação se revela  um catalisador de transformações individuais e coletivas. Por acreditar nisso, o programa Brasil on Campus (BoC) reúne brasileiros que estudam em cinco das universidades mais conceituadas do mundo em uma comunidade comprometida com o impacto social.

Promovida pela Fundação Lemann, a iniciativa faz parte do ecossistema de fomento às futuras lideranças brasileiras e está com inscrições abertas. Inclusive, metade dos integrantes da comunidade do Brasil on Campus é bolsista de outros programas de incentivo da instituição, entre eles o Lemann Fellowship e o Programa Alcance.  

“Nesse contexto, o Brasil on Campus funciona como alavanca para um dos principais objetivos da Lemann: desenvolver 5 mil líderes representativos da diversidade brasileira até 2031. A educação internacional é um desses caminhos, uma experiência que potencializa ainda mais a jornada desses estudantes, no intuito de retornarem ao Brasil e tornarem-se atuantes em áreas de impacto social”, explica Raquel Helen Silva, gerente da iniciativa. 

+ Inscreva-se no Brasil on Campus aqui!

O programa realiza atividades pontuais desde 2020 e, em 2023, ganhou um novo direcionamento. A ideia é facilitar espaços de conexão para reforçar o senso de comunidade entre brasileiros movidos pelo mesmo propósito de transformação social.

“Antes de mais nada, lideranças são pessoas com trajetórias e escolhas individuais. Entretanto, nesse caso, estão vivenciando uma experiência semelhante enquanto estudantes internacionais. Nosso objetivo é tornar essa vivência no exterior ainda mais proveitosa”, resume Raquel Helen.

+ Leia mais: Mulher, negra, latino-americana e nova gestora do Brasil on Campus: conheça Raquel Helen

Comunidade de impacto no exterior

Atualmente, o Brasil on Campus conta com uma comunidade de mais de 100 membros. Cinquenta estudantes são bolsistas de algum dos programas de apoio a estudos no exterior da Fundação Lemann, que oferece bolsas de estudo integrais e complementares para perfis de estudantes diversos. Além disso, o programa também recebe outros estudantes que possuem perfil aderente aos objetivos dessa comunidade de líderes de impacto.

Para participar, é necessário demonstrar interesse em trabalhar com impacto social no Brasil e ser um estudante matriculado nas seguintes universidades: Columbia (Estados Unidos), Harvard (Estados Unidos), MIT (Estados Unidos), Oxford (Inglaterra) ou Stanford (Estados Unidos).

De maneira geral, os cursos de Mestrado e Doutorado predominam na comunidade. Mas também há estudantes matriculados na graduação e em cursos de curta duração no exterior, conhecidos como visiting.

As pessoas interessadas em fazer parte da comunidade devem preencher o formulário de adesão até o dia 31/01/24. A partir disso, os estudantes serão selecionados de acordo com a compatibilidade do perfil. Após a formatura, os membros precisam explicitar como usarão as habilidades adquiridas para atuarem com impacto social no Brasil.

“Trata-se de uma comunidade diversa que existe para fortalecer a jornada desses estudantes enquanto estão estudando no exterior. Sendo assim, nossa prioridade é manter um relacionamento contínuo com os membros e entre eles. Buscamos facilitar pontes sociais, acadêmicas e profissionais para um período da vida dos estudantes que é desafiador, mas também engrandecedor”, compartilha a gerente do programa.

+ Leia mais: Bolsa complementar de pós-graduação no exterior para estudantes negros e indígenas

Fortalecendo laços que transformam

Levando isso em consideração, o ano de 2023 foi dedicado a estreitar o vínculo com os membros do Brasil on Campus, a fim de ouvir sugestões e entender as demandas da comunidade. Tudo para garantir que as atividades do programa estejam conectadas com a jornada de impacto desses estudantes no exterior.

Para 2024, o objetivo é definir um plano de desenvolvimento amparado por ativações e eventos que conectem os estudantes do Brasil on Campus. Por exemplo, há previsão de atividades focadas na formação de lideranças antirracistas e com habilidades de diálogo e anti-polarização.

“Buscamos, sempre que possível, reforçar nosso compromisso com equidade e diversidade dentro e fora do programa. Acreditamos que mais pessoas podem contribuir com o propósito de transformação no Brasil, e conviver em uma comunidade inclusiva fomenta trocas significativas que podem gerar transformações sociais para o nosso país”, conclui Raquel Helen.

Confira um resumo das principais frentes de atuação do Brasil on Campus:

Compartilhe

Veja também