26 setembro 2024 | 00h00

Iniciativas apoiam lideranças engajadas para uma transformação social positiva

Desenvolvimento de lideranças diversas, conectadas e comprometidas com o Brasil faz parte das iniciativas apoiadas pela Fundação Lemann

A formação de lideranças engajadas se tornou uma poderosa ferramenta de transformação social. De dentro de organizações de impacto e do setor público, profissionais podem dedicar-se à resolução dos maiores problemas sociais em temas como educação, saúde, desenvolvimento econômico e social, meio ambiente, infraestrutura e justiça social, de acordo com sua área de atuação.

Promover uma transformação social positiva e sustentável para todas as pessoas é essencial para o desenvolvimento de organizações e do país como um todo. Qualquer pessoa pode exercer um papel de liderança em diferentes lugares e contextos, como na comunidade onde vive ou no time em que pratica um esporte, por exemplo.

Já no contexto profissional, uma liderança engajada envolve ativamente suas equipes, inspirando e motivando o time a alcançar seus objetivos, promovendo um ambiente de trabalho positivo e produtivo. Seja qual for a situação, o comprometimento deve envolver um conjunto de ações, competências e condições necessárias visando o impacto social positivo.

O desenvolvimento de lideranças diversas, conectadas e comprometidas com o Brasil faz parte das iniciativas apoiadas pela Fundação Lemann e seu ecossistema de impacto (organizações parceiras, coinvestidores, universidades de excelência e centros de pesquisa). Conheça as iniciativas que impulsionam mais pessoas pelo impacto social do país:

Rede de Líderes

Com o objetivo de reunir profissionais de todo o Brasil, de forma independente e apartidária, em 2012, a Fundação Lemann criou a Rede de Líderes, com membros conectados e envolvidos com impacto social, orientados por princípios éticos, diálogo, independência e ação.

A Rede proporciona troca de experiências e oportunidades para que as pessoas participantes possam desenvolver seus potenciais individuais a partir de formação com referências nacionais e internacionais, programa de mentoria entre integrantes, participação em editais e desafios temáticos para a criação de novas iniciativas, encontros e divulgação de oportunidades profissionais.

O grupo conta com mais de 700 pessoas de áreas como pesquisa acadêmica, terceiro setor, setor público e privado, educação e negócios sociais, que têm alto potencial transformador. São mais de 340 lideranças femininas e 200 lideranças negras nas cinco regiões do país.

Conheça mais deste espaço de conexão e impulsionamento

Ações de impacto para equidade

Com diversidade e equidade em foco, a Fundação Lemann apoia oportunidades de desenvolvimento e conexão para lideranças em redes, programas, centros e universidades de referência.

Entre as iniciativas estão a oferta de bolsas de pós-graduação em parceria com universidades estrangeiras, visando apoiar a formação de pessoas que sonham em contribuir para um Brasil mais justo e avançado, e que buscam soluções para os desafios coletivos do país.

E a conexão entre essas novas lideranças é essencial para o desenvolvimento individual e coletivo. O programa Brasil on Campus cria uma comunidade no exterior para que os estudantes de universidades de excelência possam desenvolver ainda mais suas habilidades, conhecimentos e participar de atividades sobre equidade racial, abertura ao diálogo e oportunidade de carreiras, sempre com foco no impacto social do Brasil.

Além disso, realizamos investimentos na produção e na disseminação de conhecimento por meio dos Centros de Excelência globais para a capacitação de pesquisadores, gestores e líderes brasileiros na busca de soluções para o país. Em parceria com o Instituto Four, o Programa Alcance promove a equidade racial e econômica com bolsas para programas de mestrado profissional em algumas das melhores universidades do mundo.

Conheça todas as iniciativas e universidades parceiras

Lideranças no setor público

Garantir a capacidade de implementação de boas políticas de gestão de pessoas no setor público é fundamental para a transformação social. Com lideranças diversas, preparadas e com condições para entregar os melhores serviços aos cidadãos, o Estado se torna mais eficiente e qualificado na resposta às necessidades da sociedade. Para isso, são fundamentais os investimentos para atrair, preparar e reter profissionais comprometidos, sobretudo pessoas negras e mulheres, grupos historicamente minorizados.

Nesse caminho, a Fundação Lemann apoia iniciativas como a Vamos, em parceria com o Instituto Humanize e República.org, para a criação de políticas inovadoras em gestão de pessoas; o movimento suprapartidário Pessoas à Frente, formado por pessoas e organizações para preparar gestoras e gestores públicos para o Brasil do futuro; e o programa de trainee em gestão pública da Motriz, que visa atrair, selecionar, alocar e desenvolver profissionais, que estão nos primeiros anos de carreira e que são altamente qualificados para assumir posições governamentais.

Conheça todas as iniciativas