22 outubro 2020 | 16h00

Saiba tudo sobre a Rede de Líderes Fundação Lemann

Confira um FAQ sobre o grupo formado por lideranças comprometidas com a transformação social do Brasil.

O que é a Rede de Líderes?

A Rede de Líderes Fundação Lemann é um grupo formado por lideranças comprometidas com a transformação social do Brasil. A Rede foi criada em 2012 com o intuito de conectar em rede brasileiros e brasileiras com talento, comprometimento e com as competências, atitudes e condições necessárias para construir um país mais justo e desenvolvido para todos e todas. A Fundação Lemann apoia, de forma independente e apartidária, essas pessoas que sonham, colocam a mão na massa e se comprometem com o desenvolvimento do país.

Como é o apoio da Fundação Lemann às lideranças da Rede de Líderes?

Nosso apoio consiste em criar um grande grupo de troca de experiências e oportunidades para que todos possam desenvolver seus potenciais individuais, oferecendo: participação em editais/desafios temáticos para criação de novas
iniciativas; compartilhamento de boas práticas e experiências entre integrantes da Rede; momentos formativos com referências nacionais e internacionais; programa de mentoria entre integrantes da Rede; convite para o Encontro Redes que Transformam; acesso à Plataforma da Rede, com oportunidades profissionais; e newsletters da Rede.

Quem são os membros da Rede de Líderes?

As lideranças são pessoas engajadas em trabalhar por um país mais justo e com oportunidade para todos. Fazem parte dela aqueles que buscam dedicar-se à resolução dos maiores problemas sociais do país em temas como educação, saúde, desenvolvimento econômico e social, meio ambiente, infraestrutura e justiça social. O grupo conta com mais de 600 pessoas que, até o final de 2019, eram divididas nos programas: Terceiro Setor Transforma, Talentos da Saúde, Talentos da Educação, Ponte de Talentos, Líderes Públicos e Lemann Fellowship. Em 2020, houve uma reformulação da Rede e seus membros passaram a ser divididos em Grupos de Afinidade, sendo divididos em setores de atuação. Hoje, existem 7 grupos setoriais e 8 grupos temáticos.

O Ponte de Talentos continuará sendo um programa focado em diversidade e na preparação para o ingresso em universidades americanas. Seus participantes poderão fazer parte de Grupos de Afinidades diversos, de acordo com seu setor de atuação e tema de interesse. Nesse mesmo sentido, os Lemann Fellows – líderes que receberam bolsa de estudos para pós-graduação ou pesquisa em alguma das universidades internacionais parceiras – também passam a participar de outros Grupos de Afinidade por seu setor de atuação e tema de interesse.

Grupos Setoriais

Talentos da Infraestrutura

8. 08

,Talentos da Gestão Pública

Como é o processo de entrada na Rede de Líderes?

O processo acontece anualmente. Há quatro critérios de entrada: comprometimento, potencial de realização, potencial de mobilização e colaboração e diálogo, além de indicações vindas de membros da Rede

A Fundação Lemann apoia a candidatura de seus líderes?

Não. A Fundação Lemann não se envolve com campanha política e nem apoia nenhum partido, coligação ou grupo político – somos e sempre seremos apartidários, independentes e livres de interesses privados. Os participantes dos programas de desenvolvimento oferecidos pela Fundação Lemann fazem suas campanhas políticas de forma independente à instituição, mesmo que sejam membros de nossas redes.

A Fundação Lemann interfere nos votos e posicionamentos dos líderes eleitos?

Não. Não estamos envolvidos nos mandatos e nas decisões dos deputados eleitos. Não existe uma agenda de interesses da Fundação Lemann sendo cumprida pelos deputados. Acreditamos no livre pensar e na autonomia de cada indivíduo apoiado. Acreditamos na democracia e na importância de ter pluralidade de trajetórias e visões de mundo para discutir o futuro e os desafios do Brasil, que são também diversos e bastante complexos.

Para esclarecer dúvidas sobre outras frentes de atuação da Fundação Lemann,  acesse: https://fundacaolemann.org.br/duvidas.