Conteudo Cabeçalho Rodape
14 janeiro 2021 | 14h00

Aprimoramento na gestão educacional é foco de três programas

Saiba mais sobre estes projetos que estão impactando o aprendizado na rede pública: Formar, Educar pra Valer e PARC.

Escolhemos a educação como um dos instrumentos para atuarmos na transformação do Brasil em um país mais justo, inclusivo e avançado porque reconhecemos seu potencial para causar impactos em grande escala

Nessa jornada, buscamos apoiar milhares de escolas com soluções inovadoras e com iniciativas que já existem e dão bons resultados. Trabalhamos lado a lado com professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem que forma para a vida.

Temos criado e apoiado diversas iniciativas ao lado de pessoas e instituições, mas hoje queremos falar sobre três projetos que estão colaborando com muitas redes de ensino e impactando no aprendizado de estudantes da rede pública.

Formar

Através do programa Formar, promovemos e alinhamos esforços entre secretarias de educação e escolas, diminuindo distâncias, apoiando os educadores em seu desenvolvimento profissional e aperfeiçoando as práticas de gestão e os processos pedagógicos.

O IDEB médio das redes que têm parceria com nosso programa Formar cresceu em 2019 de 5,6 para 5,9 nos anos iniciais e de 4,3 para a 4,6 nos anos finais. O crescimento do programa está 0,2 acima da média nacional para os anos iniciais e 0,1 acima para os anos finais. Antes do programa (2015), a média de IDEB nas redes do Formar era menor do que a média Brasil. Hoje, a média das redes do Formar já ultrapassou/se igualou à média Brasil.

  

Educar pra Valer

O Educar pra Valer é um programa da Associação Bem Comum que surgiu em 2018 e que conta com nosso apoio. A ideia é oferecer boas práticas de gestão pública com apoio técnico, ajudando secretarias de educação e suas escolas no avanço da aprendizagem. O programa é liderado por Veveu Arruda, que foi prefeito de Sobral, e reúne diversas experiências que deram certo no município para apoiar outras regiões e realidades Brasil afora.

Ficamos muito felizes ao ver que as redes apoiadas pelo nosso programa Educar pra Valer tiveram, em média, um salto de quase 0,5 ponto no IDEB dos anos iniciais, acima do crescimento médio de 0,3 das redes municipais brasileiras. Em relação aos anos finais, as redes do programa também cresceram 2x mais do que a média nacional, ultrapassando o IDEB médio do país.

PARC

O PARC (Parceria para Alfabetização via Regime de Colaboração) oferece suporte técnico para que os estados, em regime de colaboração com seus municípios, possam desenhar e desenvolver uma política com foco na alfabetização das crianças na idade certa

A ideia do programa é colaborar com diferentes realidades do Brasil construindo políticas sólidas que façam a diferença na aprendizagem por muitos anos e décadas (independente da nossa parceria ou da gestão vigente). Atualmente, o PARC está beneficiando o aprendizados de milhares de crianças em Pernambuco e Alagoas.

(crédito da imagem: Joyce Cury)

Compartilhe

Veja também