10 julho 2018 | 16h50

Fazendo a Diferença - Talentos que já estão mudando o país

Jovens e lideranças públicas comprometidas em resolver desafios sociais com pluralidade de ideias e integridade

Existem vários caminhos que precisam ser trilhados para um Brasil melhor. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) analisa 188 nações - da mais a menos desenvolvida. Neste ranking, estamos na 79ª posição em nível de desenvolvimento. Além disso, ficamos em 96º lugar - entre 180 países - no ranking de países menos corruptos no estudo da Transparência Internacional. Em contrapartida, 70% das pessoas acredita que é possível sim governar sem corrupção (Pulso Brasil). Outro número que inspira: 84,6% da população quer participar mais das decisões públicas (Ideia Big Data).

Para avançar é necessário dar oportunidades para que todos possam sonhar grande, ter projetos de vida e chegar cada vez mais longe - gerando mudanças positivas e resolvendo os problemas sociais que enfrentamos. Em todo o país, encontramos talentos que acreditam, querem e colocam a mão na massa para mudar o Brasil para melhor, com diversidade, integridade, diferentes visões de mundo e ética.

Nas nossas redes Lemann Fellowship, Talentos da Educação e Talentos da Saúde já são mais de 500 pessoas que se desenvolvem, se conectam, dividem aprendizados e recebem apoio em seus projetos e carreiras.

“Trocar com pessoas tão capazes e motivadas que querem ser parte da solução renova minhas esperanças.”

Deborah Lourenço faz parte da rede Lemann Fellowship

Quando olhamos especificamente para a gestão pública encontramos mais oportunidades de melhorias. 93% das pessoas acreditam na necessidade de formar novas lideranças políticas para mudar o país (Instituto Locomotiva). A partir da nossa experiência e entendendo o tamanho do desafio, fizemos uma parceria com a RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade). Juntos, criamos o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Lideranças Públicas, que oferece formação e aperfeiçoamento para que as pessoas que desejam atuar no setor público estejam mais preparadas, contribuindo também com o fortalecimento de lideranças políticas no país.

Participantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Lideranças Públicas da Fundação Lemann e RAPS

Todas as iniciativas com lideranças nos mostraram a importância de mergulhar em um tema: a gestão de pessoas no setor público. Neste sentido, estamos realizando o Brazil Rising: uma nova gestão pública para um novo Brasil. Fizemos eventos com gestores públicos, políticos, acadêmicos e representantes da sociedade civil com diversas visões ideológicas e partidárias. Eles estão comprometidos com temas como inovação, integridade e transparência na gestão de pessoas em cargos de liderança da alta administração. A ideia é que, no futuro, a gente possa ter pessoas mais preparadas ocupando cargos decisivos no Brasil e oferecendo melhores serviços públicos.

Desafios tão grandes quanto o Brasil

Apostar em talentos e lideranças públicas é apostar no agora e nas mudanças que já conseguimos fazer para ser um país cada vez melhor. Mas também é apostar no futuro e nas oportunidades das próximas gerações. É por isso que além de apoiar pessoas comprometidas em resolver desafios sociais, colaboramos com iniciativas para a educação e organizações que atuam em diversas frentes. Vamos conhecer?

Aproveite e confira nosso relatório anual de 2017 na íntegra para saber tudo o que rolou no último ano!