Bora Conversar? Fundação Lemann responde suas perguntas!
Mande suas dúvidas, conheça nossas iniciativas, bata um papo com a gente e vamos juntos transformar o Brasil
Educação, apoio ao desenvolvimento de talentos e lideranças, impacto social, mudar o Brasil para melhor… Mas, afinal, o que a Fundação Lemann faz e como contribuímos de fato com os avanços que o país precisa? Aqui você descobre como bater um papo com a gente e conhece mais sobre as nossas iniciativas.
Posso conversar com vocês?
Sim, por favor! Se você quer saber mais sobre a Fundação Lemann ou tirar dúvidas específicas, faça parte da nossa campanha “Bora Conversar?” e envie todas as suas perguntas aqui. É super simples:
- Grave um vídeo de até 30 segundos dizendo: seu nome, de onde você é e qual sua dúvida para a Fundação Lemann.
- Envie seu vídeo pelo WhatsApp para 11 98507-2508 com o texto “Bora conversar”. Você pode mandar o arquivo ou subir no modelo não listado no YouTube, encaminhando apenas o link.
Importante: sabemos que não será possível responder todos os vídeos, mas vamos nos esforçar para esclarecer a maior parte das dúvidas que chegarem. Nossas respostas devem acontecer via redes sociais e não pelo WhatsApp.
Nossos Diretores Respondem Perguntas dos Usuários
Nossa história
-
01
Quero saber qual a missão da Fundação Lemann?
A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil em que é possível sonhar, realizar e chegar cada vez mais longe. Tudo isso começa pela educação pública de qualidade e com pessoas que querem resolver grandes desafios sociais. Nós colaboramos com iniciativas que ajudam a construir um país mais justo, inclusivo e avançado. E queremos que você faça parte desta transformação com a gente! -
02
Super legal, mas o que isso significa na prática?
Significa que estamos buscando educação pública e de qualidade para todos e todas. Fazemos isso com iniciativas de reconhecimento e valorização dos educadores, assim como projetos realizados ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos, sempre pensando em garantir o direito de uma aprendizagem que forma para a vida. Quando falamos em apoio a pessoas estamos falando de quem quer e já trabalha pela transformação social em diferentes setores: educação, saúde, meio ambiente, setor público, entre outros. Em nossas redes, valorizamos a pluralidade de ideias e atuações das centenas de talentos com trajetórias e visões de mundo diferentes que buscam encarar desafios tão complexos e diversos quanto os do Brasil.
Educação
-
01
Tá, mas que tipo de apoio vocês oferecem para secretarias de educação e escolas?
Entendemos a educação como um direito que pertence a todos e escolhemos trabalhar com as redes públicas para que alunos de norte a sul do país tenham todas as oportunidades que sonham a ter. Um dos nossos projetos principais é o Formar, uma parceria que já acontece com 24 redes municipais e estaduais e colabora com mais de 850 mil alunos em todos os cantinhos do país. Nessa parceria ajudamos as secretarias de educação em suas ações pedagógicas e oferecemos formações continuadas para as escolas. -
02
Vocês realizam os projetos apoiando algum partido ou governo específico?
A Fundação Lemann é uma organização familiar, sem fins lucrativos, apartidária e independente. Não apoiamos (e nem apoiaremos!) nenhum partido político, coligação, candidato ou campanha eleitoral. Acreditamos que é importante dialogar com todos os governos. Um exemplo nesse sentido é nossa contribuição com o debate de políticas públicas que são super importantes como a Base Nacional Comum Curricular. A Base define o que todos os alunos têm direito de aprender e é a primeira vez que o Brasil tem um documento que garante esses direitos. Podemos destacar também a política Educação Conectada, que prevê conexão em alta velocidade de todas as escolas públicas do país até 2024. -
03
Com a pesquisa Conselho de Classe, ouvimos o que professores pensam sobre a sua própria profissão. Eles não se sentiam ouvidos ou valorizados, mas queriam debater e participar da construção de políticas públicas. Buscamos criar oportunidades para os professores mostrarem suas ideias, aproximando as políticas educacionais das escolas. Além do programa Formar, apoiamos redes como a Conectando Saberes e Talentos da Educação; apostamos em plataformas exclusivas para o diálogo e a troca com os educadores, como a Nova Escola, a revista Gestão Escolar e a comunidade Conselho de Classe no Facebook e somos parceiros do Prêmio Educador Nota 10 - que há mais 20 anos reconhece educadores com projetos transformadores em escolas públicas. Isso porque a educação só vai dar certo valorizando e escutando os professores.
E para os professores, o que vocês oferecem?
Apoio a talentos e parceiros
-
01
Entendi, e quando vocês falam de talentos e lideranças, são apenas pessoas da educação?
Não, são pessoas de diferentes idades e cantos do Brasil, com formações, origens e trajetórias distintas, assim como visões e pensamentos plurais. Temos muitos talentos trabalhando com educação, mas também tem bastante gente em áreas como a saúde e segurança pública. O importante é querer ou já estar colocando a mão na massa para mudar o Brasil para melhor. E quanto mais diversidade melhor para lidarmos com os diferentes desafios do país. -
02
Agora faz sentido! Então eu também posso ser um talento apoiado pela Fundação Lemann?
Com certeza, nossas redes são: Lemann Fellows, Talentos da Educação, Talentos da Saúde, Líderes Públicos e Terceiro Setor Transforma. Você pode clicar para conhecer os detalhes de cada uma e entender com qual você se identifica mais. -
03
Que bacana! Mas e se eu quiser o apoio para a minha organização ou um projeto específico?
Somos parceiros de dezenas de organizações e iniciativas que são voltadas para melhorias do Brasil. Clicando aqui você conhece todos os nossos parceiros e critérios de apoio. Fique de olho em nossas redes sociais e site para acompanhar o lançamento de futuros editais.
Quero saber mais!
Oba! Então lembre-se gravar o vídeo tirando suas dúvidas do jeitinho que explicamos no começo deste texto. Esperamos suas perguntas em contato@fundacaolemann.org.br e a hashtag #BoraConversar!