11 outubro 2018 | 13h30

Bora Conversar? Fundação Lemann responde suas perguntas!

Mande suas dúvidas, conheça nossas iniciativas, bata um papo com a gente e vamos juntos transformar o Brasil

Educação, apoio ao desenvolvimento de talentos e lideranças, impacto social, mudar o Brasil para melhor… Mas, afinal, o que a Fundação Lemann faz e como contribuímos de fato com os avanços que o país precisa? Aqui você descobre como bater um papo com a gente e conhece mais sobre as nossas iniciativas.

Posso conversar com vocês?

Sim, por favor! Se você quer saber mais sobre a Fundação Lemann ou tirar dúvidas específicas, faça parte da nossa campanha “Bora Conversar?” e envie todas as suas perguntas aqui. É super simples:

1. Grave um vídeo de até 30 segundos dizendo: seu nome, de onde você é e qual sua dúvida para a Fundação Lemann.
  2. Envie seu vídeo pelo WhatsApp para 11 98507-2508 com o texto “Bora conversar”. Você pode mandar o arquivo ou subir no modelo não listado no YouTube, encaminhando apenas o link.

Importante: sabemos que não será possível responder todos os vídeos, mas vamos nos esforçar para esclarecer a maior parte das dúvidas que chegarem. Nossas respostas devem acontecer via redes sociais e não pelo WhatsApp.

Nossos Diretores Respondem Perguntas dos Usuários

#BoraConversar - Fundação Lemann responde comentários nas Redes Sociais
#BoraConversar - Diversos Partidos e Visões de Mundo

Nossa história

1. 01

Quero saber qual a missão da Fundação Lemann?

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil em que é possível sonhar, realizar e chegar cada vez mais longe. Tudo isso começa pela educação pública de qualidade e com pessoas que querem resolver grandes desafios sociais. Nós colaboramos com iniciativas  que ajudam a construir um país mais justo, inclusivo e avançado. E queremos que você faça parte desta transformação com a gente!
  2. 02

Super legal, mas o que isso significa na prática?

Significa que estamos buscando educação pública e de qualidade para todos e todas. Fazemos isso com iniciativas de reconhecimento e valorização dos educadores, assim como projetos realizados ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos, sempre pensando em garantir o direito de uma aprendizagem que forma para a vida. Quando falamos em apoio a pessoas estamos falando de quem quer e já trabalha pela transformação social em diferentes setores: educação, saúde, meio ambiente, setor público, entre outros. Em nossas redes, valorizamos a pluralidade de ideias e atuações das centenas de talentos com trajetórias e visões de mundo diferentes que buscam encarar desafios tão complexos e diversos quanto os do Brasil.
Nossa equipe viaja todo o Brasil para conhecer e apoiar os desafios das escolas

Educação

1. 01

Tá, mas que tipo de apoio vocês oferecem para secretarias de educação e escolas?

Entendemos a educação como um direito que pertence a todos e escolhemos trabalhar com as redes públicas para que alunos de norte a sul do país tenham todas as oportunidades que sonham a ter. Um dos nossos projetos principais é o Formar, uma parceria que já acontece com 24 redes municipais e estaduais e colabora com mais de 850 mil alunos em todos os cantinhos do país. Nessa parceria ajudamos as secretarias de educação em suas ações pedagógicas e oferecemos formações continuadas para as escolas.
  2. 02

Vocês realizam os projetos apoiando algum partido ou governo específico?

A Fundação Lemann é uma organização familiar, sem fins lucrativos, apartidária e independente. Não apoiamos (e nem apoiaremos!) nenhum partido político, coligação, candidato ou campanha eleitoral. Acreditamos que é importante dialogar com todos os governos. Um exemplo nesse sentido é nossa contribuição com o debate de políticas públicas que são super importantes como a Base Nacional Comum Curricular. A Base define o que todos os alunos têm direito de aprender e é a primeira vez que o Brasil tem um documento que garante esses direitos. Podemos destacar também a política Educação Conectada, que prevê conexão em alta velocidade de todas as escolas públicas do país até 2024.
  3. 03

E para os professores, o que vocês oferecem?

Com a pesquisa Conselho de Classe, ouvimos o que professores pensam sobre a sua própria profissão. Eles não se sentiam ouvidos ou valorizados, mas queriam debater e participar da construção de políticas públicas. Buscamos criar oportunidades para os professores mostrarem suas ideias, aproximando as políticas educacionais das escolas. Além do programa Formar, apoiamos redes como a Conectando Saberes e Talentos da Educação; apostamos em plataformas exclusivas para o diálogo e a troca com os educadores, como a Nova Escola, a revista Gestão Escolar e a comunidade Conselho de Classe no Facebook e somos parceiros do Prêmio Educador Nota 10 - que há mais 20 anos reconhece educadores com projetos transformadores em escolas públicas. Isso porque a educação só vai dar certo valorizando e escutando os professores.
Valorização do Professor

Apoio a talentos e parceiros

1. 01

Entendi, e quando vocês falam de talentos e lideranças, são apenas pessoas da educação?

Não, são pessoas de diferentes idades e cantos do Brasil, com formações, origens e trajetórias distintas, assim como visões e pensamentos plurais. Temos muitos talentos trabalhando com educação, mas também tem bastante gente em áreas como a saúde e segurança pública. O importante é querer ou já estar colocando a mão na massa para mudar o Brasil para melhor.  E quanto mais diversidade melhor para lidarmos com os diferentes desafios do país.
  2. 02

Agora faz sentido! Então eu também posso ser um talento apoiado pela Fundação Lemann?

Com certeza, nossas redes são: Lemann Fellows, Talentos da Educação, Talentos da Saúde, Líderes Públicos e Terceiro Setor Transforma. Você pode clicar para conhecer os detalhes de cada uma e entender com qual você se identifica mais.
  3. 03

Que bacana! Mas e se eu quiser o apoio para a minha organização ou um projeto específico?

Somos parceiros de dezenas de organizações e iniciativas que são voltadas para melhorias do Brasil. Clicando aqui você conhece todos os nossos parceiros e critérios de apoio. Fique de olho em nossas redes sociais e site para acompanhar o lançamento de futuros editais.

Quero saber mais!

Oba! Então lembre-se gravar o vídeo tirando suas dúvidas do jeitinho que explicamos no começo deste texto. Esperamos suas perguntas em contato@fundacaolemann.org.br e a hashtag #BoraConversar!