8 abril 2019 | 00h00

Hoje desperdiçamos gente no Brasil. Como mudar esse cenário?

Na educação, na gestão pública e na busca pela oportunidade para todos. Saiba quem já faz a diferença e é parte da transformação.

Nós acreditamos em gente

Gente é o que o Brasil tem de mais Importante

Nesta terra vasta que vai dos pampas à Amazônia, não tem nada mais importante do que a gente que nasce ali.

É isso que a emoção nos diz - gente é quem constrói os laços de afeto e cuidado, produz a cultura, transmite os conhecimentos, ergue as estruturas da sociedade. Gente inova, aprende, encontra soluções para problemas complexos.  O Brasil é a sua gente.

Mas não é só a emoção, é também questão de razão. Gente é a maior riqueza de um país. É quem transforma o que tem na terra em valor, é quem inova, inventa, melhora, conserta. O recurso econômico mais valioso que existe não é petróleo, nem ouro, nem dinheiro, nem nióbio, nem boi: o que determina se um país é rico ou pobre é gente. E o Brasil poderia ser rico, porque aqui nasce muita gente.

Mas hoje nós desperdiçamos nossa gente. Veja só: 3,7 milhões de bebês nasceram em 1995. Destes, 540 mil chegaram à faculdade na idade certa. Em 1999, foram 3,6 milhões de bebês e apenas 240 mil concluíram o Ensino Médio com aprendizagem adequada em Matemática. É menos de 7%. Um resultado que se repete e mostra que não estamos preparando nossas crianças e jovens para os desafios futuros

Somos grandes, complexos e plurais. E nossos problemas também. Por isso, precisamos ter pessoas prontas para ajudar o país a avançar. Pessoas preparadas e comprometidas com seu desenvolvimento.

Isso é possível, já está acontecendo e pode crescer cada vez mais. O Brasil pode acreditar em suas pessoas e suas pessoas podem acreditar no Brasil. O que fazemos na Fundação Lemann, todos os dias, é apostar em gente. Trabalhamos com e por milhares de pessoas, parceiros e organizações para que mais gente tenha a oportunidade de se desenvolver, fazer a diferença e realizar grandes sonhos.

Gente que acredita no Brasil

Gente Aprende Quando o Brasil Acredita em sua Gente
Gente Faz a Diferença Quando Acredita no Brasil

O Brasil mais justo que sonhamos é possível e será melhor com a sua participação

As mudanças que o país precisa já começaram com muita gente e para muita gente, em todos os cantos e regiões. Nos próximos anos estaremos ao lado de ainda mais talentos, lideranças e organizações que têm um compromisso claro com nossa gente, na diversidade e na pluralidade que a compõem. E você é parte desta transformação!

Inspire-se, conheça iniciativas que fazem a diferença e compartilhe as boas histórias que reunimos aqui com as hashtags #gentequetransforma #fundaçãolemanntransforma