Conteudo Cabeçalho Rodape
31 dezembro 2024 | 00h00

Ações para mudar o Brasil

Relembramos ações e iniciativas realizadas em 2024 que estão impactando positivamente a Educação e o Desenvolvimento de Lideranças.

Celebramos ações voltadas para a aprendizagem, a alfabetização, o uso de tecnologias no ensino, a redução das desigualdades raciais, o apoio e desenvolvimento a lideranças, e a busca por soluções para construir um futuro com equidade.


TRILHA DE IMPACTO: LIDERANÇA

Impulsionamos o desenvolvimento de lideranças brasileiras comprometidas com transformações sociais, em ações realizadas com organizações parceiras. Além disso, promovemos abertura de diálogo e oportunidades de desenvolvimento de carreira na gestão pública, na educação no exterior. Confira aqui as nossas principais ações ao longo do ano:

#CiteMaisUma

Reconhecemos e celebramos a história e as contribuições de mulheres que transformaram e estão transformando o país. A #CiteMaisUma inspirou uma onda de compartilhamentos, com mulheres sendo marcadas como referências.

Clique aqui e saiba mais


Brasil on Campus 

Com a nossa comunidade de estudantes brasileiros fora do país, realizamos diversas atividades, criando uma rede de pertencimento e apoio.

Raquel Helen, Gerente do Programa Brasil on Campus, compartilhou que “Como gestora de uma comunidade de brasileiros estudando fora do país e comprometidos com impacto social, vejo como a formação em universidades de excelência pode alterar trajetórias profissionais. Oportunidades assim possibilitam ocupar espaços historicamente negados à população negra, uma vez que essa não é uma experiência que fica guardada numa caixa.”

Clique aqui e saiba mais


Rede de Líderes 

Acolhemos 60 novas lideranças, ampliando a comunidade para mais de 700 brasileiros inspiradores e engajados com a mudança do país. O objetivo é reunir líderes de todo o Brasil, de forma independente e apartidária, com membros conectados e envolvidos com impacto social, orientados por princípios éticos, diálogo, independência e ação. Dentre os novos integrantes, 51,7% são mulheres e 53,5% são pessoas não-brancas.

Clique aqui e saiba mais


#AITechTour

Participamos da imersão no Vale do Silício sobre Inteligência Artificial para acompanhar as tendências do mercado para a área educacional.

Clique aqui e saiba mais


Encontro Alcance

Pela primeira vez, o evento anual da Fundação Lemann com foco em pós-graduação no exterior para negros e indígenas foi realizado fora de São Paulo, e aconteceu em Salvador, na Bahia, incentivando pessoas brasileiras negras e indígenas a estudarem em universidades fora do Brasil.

Alessandra Benedito, VP de Equidade Racial da Fundação Lemann e Doutora em Direito Político e Econômico, disse que “A gente quer que haja diversidade. Que novos corpos e novas formas de pensar estejam ocupando espaços de excelência acadêmica. E que as lentes da construção de saber se alterem”

Clique aqui e saiba mais


Iniciativas para Equidade no Setor Público 

O "Programa de Lideranças Negras na Gestão" celebrou seu 3º ano, oferecendo formação para gestores negros no setor público. Também tivemos a segunda turma do curso "Mulheres Negras Líderes", em parceria com a Enap, apoiando mulheres que desejam atuar em políticas públicas e cargos de liderança.

Clique aqui e saiba mais


Aquilomba 

Com mais de 50 lideranças negras e indígenas, celebramos a 2ª edição da iniciativa que constrói um espaço de pertencimento e fortalecimento, com debates sobre as realidades que representam a diversidade de todas as regiões do Brasil.

“É um evento incrível, fundamental para gente celebrar e reconhecer a existência dessas lideranças nos mais diversos setores da economia, e poder falar um pouco mais sobre conexões estratégicas e crescimento profissional”, relembra Cosme Bispo, Gestor da Rede de Líderes.

Clique aqui e saiba mais


Encontro Anual 

A Rede de Líderes viveu dois dias intensos durante o Encontro. Com o tema “A nossa conexão transforma o Brasil”, a edição reuniu mais de 400 lideranças de todo o país. Também realizamos a 1ª edição do Prêmio “Gente Que Transforma”, que reconheceu a atuação de lideranças nas áreas de mudanças climáticas, inovações, equidade racial, saúde, inclusão e educação.

Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann, reforçou a essência do Encontro, "Como a gente quer produzir a nossa diferença? Como a gente vai usar o nosso recurso mais valioso que é o nosso tempo, as nossas conexões, a nossa dedicação, o nosso pensamento, o nosso coração para produzir essas mudanças? Esse encontro é sobre isso. Esse encontro é sobre gerar conexões que transformem o Brasil."

Clique aqui e saiba mais


TRILHA DE IMPACTO: EDUCAÇÃO

Ao longo deste ano, apoiamos milhares de estudantes, escolas e educadores, além de promover diálogos estratégicos sobre como alcançarmos uma educação mais acessível e de qualidade para todos. Confira aqui os destaques de 2024:

Escolas Criativas

O programa cria ambientes educacionais mais criativos, promovendo experiências de aprendizado exploratório, investigativo e lúdico, que incentivem o desenvolvimento do pensamento criativo, da curiosidade e do espírito inventivo dos estudantes.

Mais de 760 mil estudantes, mais de 2 mil escolas públicas e mais de 45 mil educadores tiveram essa oportunidade de acessar um ambiente escolar mais lúdico, inovador e inclusivo por meio do uso de tecnologias, formação contínua de professores, participação da comunidade e valorização da diversidade. 

Clique aqui e saiba mais


Diálogos Pela Equidade na Educação

Mais de 200 pesquisadores, referências e profissionais da educação do Brasil e do mundo estiveram no evento para compartilhar os sonhos de uma educação equitativa e de qualidade para todos os estudantes. Juntos traçamos caminhos pela equidade nas pesquisas aplicadas sobre Educação Básica.

Renata Ferraz, Gerente de Conhecimento, Dados e Pesquisa da Fundação Lemann, compartilhou que "A gente falou de aprendizagem, de equidade, de inclusão, de desenvolvimento integral. E esses são sonhos, mas também são direitos constitucionais de cada criança e de cada adolescente que vive no Brasil”.

Clique aqui e saiba mais


Aos 7, mudar o começo é mudar o futuro

A alfabetização na idade adequada é um direito, e cabe a todos nós assegurar que ele seja garantido. Durante o Mês da Alfabetização, mobilizamos uma campanha de conscientização junto à Aliança pela Alfabetização compartilhando os benefícios da alfabetização no tempo adequado, convidando a todos para uma reflexão sobre a importância da leitura e do domínio da matemática a partir de um exercício visual prático.

Barbara Panseri, gerente de educação na Fundação Lemann, compartilhou que “Priorizar nossos estudantes é priorizar o Brasil, pois queremos um país feito por e para nossa gente. Para escrevermos um futuro melhor, mais justo e desenvolvido, precisamos de lideranças que sejam capazes de ler esses desafios complexos e atuar pela transformação social de forma urgente.”

Clique aqui e saiba mais


Aliança IA para Alfabetização

Com Telles Foundation e VélezReyes+, criamos a primeira iniciativa que apoia o uso ético e responsável da inteligência artificial para estimular o ensino de qualidade no Brasil. O lançamento da Aliança IA para Educação representa um marco coletivo na busca por um sistema educacional mais justo e eficaz, alavancado pelo potencial transformador da inteligência artificial.

O diretor de Inovação e Tecnologia da Fundação Lemann, Guilherme Cintra, disse que “O que aqui mais importa, porém, que é o “como usar” a tecnologia na educação, não está sendo amplamente discutido. Leis que proíbem o uso de equipamentos reforçam o fato de que não acreditamos que seja possível o professor ensinar seus alunos a usarem a tecnologia com responsabilidade. Mas, com visão sistêmica, isso é possível.”

Clique aqui e saiba mais


Estudante Presente é Estudante que se Identifica

1 a cada 4 estudantes não tem a raça declarada no Censo Escolar em 2023. Para termos uma educação de qualidade, precisamos representar todas e todos os estudantes.

A vice-presidente de Equidade Racial da Fundação Lemann, Alessandra Benedito compartilhou que “Tem várias crianças sem declaração de raça e isso impacta no fluxo decisório em relação à infraestrutura, a organização dos processos de ensino e aprendizagem, no atraso do país como um todo em superar as desigualdades, que são fruto do processo de racialização”

Clique aqui e saiba mais

Em 2025, manteremos o foco em promover diálogos e conexões genuínas, amplificar iniciativas e apoiar ações transformadoras que impulsionem o desenvolvimento, fortaleçam lideranças diversas e construam caminhos para uma educação de qualidade e mudanças positivas no Brasil.

Compartilhe

Veja também