Conteudo Cabeçalho Rodape

Nós, da Fundação Lemann, temos o compromisso com a educação pública, de qualidade e para todas e todos no centro de tudo que fazemos e acreditamos. Com a propagação do Covid-19 (novo agente do Coronavírus) no Brasil e com o fechamento das escolas, torna-se necessário pensar ações práticas e viabilizar soluções para que o ensino a distância se torne alternativa real aos alunos e alunas das diferentes regiões do país, garantindo e fortalecendo a aprendizagem adequada e o ensino de qualidade que defendemos.

Olhando para o futuro e buscando contribuir com o presente, estamos ao lado MEC (Ministério da Educação), do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) construindo propostas e soluções, além de mobilizar a colaboração e a participação de diversos setores. Tão dinâmica quanto o cenário atual tem sido a adesão de outras organizações da sociedade civil, além de secretarias de Educação e empreendedores dispostos a colaborar com a iniciativa. A articulação entre os diferentes atores busca viabilizar educação com qualidade pedagógica a distância a partir do uso de celulares e em parceria com as operadoras de banda larga e serviços móveis para evitar a cobrança de pacotes de dados e tarifas para esse fim. Segundo a TIC Domicílios, 50% da população com até um salário mínimo não tem computador ou internet em casa. Porém, o número de aparelhos celulares ativos chega a 230 milhões (o que representa mais de 1 habitante em todo o país).

Nesse momento, a proposta principal é ter dados gratuitos para acessar conteúdos de educação, aproveitando recursos de plataformas já utilizadas pela população, como WhatsApp, YouTube e Facebook. Também queremos incentivar o uso de plataformas como a Khan Academy, que é financiada pela Fundação Lemann e oferece acesso 100% gratuito a conteúdos nas disciplinas de Português, Ciências e Matemática.

Estamos nos organizando coletiva e colaborativamente com as secretarias de educação e suas entidades representativas, além de contar com o compromisso, conhecimento e participação de outras organizações do terceiro setor, como o Instituto Natura, a Fundação Itaú Social, a Fundação Roberto Marinho e Instituto Unibanco. Com essa força-tareda, queremos reduzir os prejuízos que o Covid-19 pode causar à aprendizagem dos alunos, ampliando oportunidades sem deixar nem ao menos um estudante para trás.

“Já há um impacto enorme sobre a saúde, a ideia é que isso diminua o impacto sobre a educação”, diz o diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne.

Para conferir nosso posicionamento e princípios em relação ao ensino a distância, clique aqui ou acesse: https://bit.ly/fl-educacao-covid

Iniciativas de aprendizagem a distância apoiadas pela Fundação Lemann

1. 01

Aprendendo Sempre

Uma curadoria com ferramentas e soluções gratuitas para facilitar a aprendizagem a distância. A plataforma deve ser suporte para gestores escolares, professores, famílias e responsáveis pelos estudantes. Confira em: www.aprendendosempre.org
  2. 02

Apoio ao ensino remoto com Imaginable Futures

Estamos oferecendo apoio técnico para redes municipais e estaduais no planejamento, estruturação e viabilização de ensino remoto com o uso de tecnologias educacionais. A iniciativa é realizada com a Imaginable Futures e conta com a parceria da Sincroniza Educação. Confira em: www.bit.ly/apoio-ensino-remoto
  3. 03

AprendiZap

Estamos com a Fundação 1Bi e com a Imaginable Futures desenvolvendo uma plataforma para que os estudantes possam receber conteúdos e exercícios via WhatsApp. A ideia é ampliar as condições de aprendizagem durante o período de quarentena do Covid-19, detalhando os conteúdos por ano escolar e propondo trilhas semanais de estudo. O lançamento acontecerá no começo de abril.

Veja mais sobre a Fundação Lemann

ver todas as publicações