Conteudo Cabeçalho Rodape
10 agosto 2020 | 00h00

Alcance o sonho de fazer pós-graduação no exterior com bolsa

Ex-alunos e representantes de universidades juntos em um evento para compartilhar experiências e dicas de como estudar fora

Você sonha em fazer uma pós-graduação no exterior, mas parece algo muito distante? Para desmistificar o processo e aproximar brasileiros e universidades parceiras da Fundação Lemann criamos o 1ª Encontre Alcance, um evento 100% online, com tradução ao vivo para o português e que acontece entre os dias 14 e 16 de setembro.

O evento contará com a participação de ex-alunos brasileiros e representantes das universidades de Harvard, Teacher College, Stanford,MIT, Columbia , Oxford, USC e University of Illinois. Desde sua criação, a Fundação Lemann apoia talentos brasileiros no sonho de estudar no exterior e é por isso que ofertamos bolsas em todos as universidades participantes do Encontro Alcance.

Durante o evento, você vai aprender sobre:

  1. 01

    Pré-requisitos

    Quais as exigências prévias para me candidatar?
  2. 02

    Processo seletivo

    Qual o passo a passo para me inscrever em uma universidade parceira?
  3. 03

    Estudar fora

    Como é o dia a dia de um brasileiro que estuda no exterior?
  4. 04

    Valores e bolsa de estudos

    Esse sonho cabe no meu bolso? Como conquistar uma bolsa de estudos?
  5. 05

    E muito mais!

    Inscreva-se para receber comunicações sobre as universidades parceiras e mandar suas principais dúvidas aos convidados

Como participar?

O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook da Fundação Lemann. Ou seja, qualquer pessoa, de qualquer região do Brasil, poderá participar! 

Se você quiser saber sobre todas as novidades do encontro, mandar dúvidas que gostaria que fossem respondidas pelos convidados e receber comunicações das universidades a respeito dos programas  inscreva-se no evento e saiba como estudar fora do Brasil. 

Aproveite e confirme sua presença no evento do Facebook para não perder nenhuma informação!

Sobre o que vamos falar?

Durante o encontro vamos dividir os nossos papos em 6 temas e uma pequena abertura:

Abertura

A Anna Laura, nossa Diretora de Parcerias Acadêmicas, fará uma pequena abertura contando um pouco sobre a Fundação Lemann e o Encontro Alcance.

Abertura 

Das 16h45 às 17h00

14 de setembro 2020

Ao vivo pelo Facebook da Fundação Lemann
Anna Laura Schmidt
Anna Laura Schmidt Mestre pela Harvard Kennedy School e dedicada ao desenvolvimento de lideranças, acredita no poder transformador de ter as pessoas certas no lugar certo. Depois da sua formação inicial na área de Ciências Biomédicas e mestrado em Neurobioquímica, foi líder na Aiesec no Brasil e no exterior. Adora comida indiana, altura e viagens.

Ao alcance: Estudando em Escolas de Governo

A finalidade das escolas de governo é promover a formação e a profissionalização de pessoas interessadas em trabalhar no setor público, na sociedade civil, no setor privado ou na interseção destes setores. 

Estudando em Escolas de governo

Das 17h às 18h30! 

14 de setembro 2020

Ao vivo pelo Facebook da Fundação Lemann
Conheça os convidados!
Matt Clemons
Matt Clemons Diretor de Admissão da Harvard Kennedy School. Nascido em Portland, Oregon, é formado pela George Fox University em história e ciência política. Morou dois anos na Coréia do Sul ensinando inglês.Durante sua carreira de 25 anos no ensino superior, trabalhou com programas de graduação e pós-graduação em quatro estados diferentes.
Grace Han
Grace Han Diretora executiva de admissões e ajuda financeira da Escola de Relações Públicas e Internacionais (SIPA) da Universidade de Columbia. É responsável pelo processo de bolsas e por atrair alunos que desejam tornar o mundo um lugar melhor, independente de onde venham.  Grace é formanda em Ciência Política pela State University of New York.
Richenda Gambles
Richenda Gambles Tutora de admissão de Oxford desde 2011, Richenda é responsável por atrair, aceitar e apoiar alunos excepcionais de todo o mundo que demonstrem habilidade acadêmica, compromisso com o serviço público e evidência de liderança e impacto. Ela tem um doutorado em Política Social com foco na parentalidade e nos primeiros anos pela Open University.
Diogo de Sant’ Ana
Diogo de Sant’ Ana Doutor em direito econômico pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em administração pública pela Universidade de Harvard (Kennedy School of Government). Atualmente, é sócio do escritório VMCA advogados.
Urbano T. Garza
Urbano T. Garza Garza é Reitor da SIPA e membro do Escritório de Assuntos Estudantis (OSA) desde 2006. Ele fornece aconselhamento geral, além de ser responsável pela Rede de Políticas Públicas Globais (GPPN), possibilitando que os alunos da SIPA obtenham diplomas duplos com parceiros internacionais
Bruno Luna
Bruno Luna Economista graduado pela UERJ e mestre em administração pública pela Columbia University, trabalha há 10 anos na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Desde 2017 ocupa o cargo de Superintendente Chefe da Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos da Autarquia. É um dos representantes da CVM no Financial Stability Board e membro do IOSCO.
Anna Laura Schmidt
Anna Laura Schmidt Mestre pela Harvard Kennedy School e dedicada ao desenvolvimento de lideranças, acredita no poder transformador de ter as pessoas certas no lugar certo. Depois da sua formação inicial na área de Ciências Biomédicas e mestrado em Neurobioquímica, foi líder na Aiesec no Brasil e no exterior. Adora comida indiana, altura e viagens.  
Juliana Moura Bueno
Juliana Moura Bueno Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Oxford e bacharela em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (2015-2016) e Secretária de Direitos Humanos interina do Brasil. Criou a plataforma Cidade 50-50: Todas e todos pela igualdade da ONU Mulheres
Leonardo Correia - moderador
Leonardo Correia - moderador Formado em Direito pela UERJ e em Relações Internacionais pela IBMEC, onde contou com bolsa integral, trabalha com impacto social há 10 anos, tendo atuado no Médicos Sem Fronteiras, Global Giving, e empreendido um projeto social no Morro do Salgueiro, no Rio de Janeiro (Salgueiro Sustentável). Leonardo trabalha na Fundação Lemann há seis anos.

Ao Alcance: estudando em Escolas de Educação

As escolas de educação tem como objetivo promover a formação de profissionais que atuam com educação para trabalhar não apenas dentro da sala de aula, mas em funções como gestão de programas educacionais, desenho, implementação e avaliação de políticas educacionais. Além disso, o estudante é preparando para atuar em ONGs, consultorias e governos. 

Estudando em Escolas de Educação

Das 18:45 às 20:15

14 de setembro 2020

Ao vivo pelo Facebook da Fundação Lemann
Conheça os convidados!
Martin Carnoy
Martin Carnoy Professor de educação e economia da Universidade de Stanford, é co-diretor do Centro Lemann, ex-presidente da Sociedade de Educação Comparada e Internacional e membro da Academia Nacional de Educação dos Estados Unidos e da Academia Internacional de Educação.
Ernald Furxhi
Ernald Furxhi Diretor Associado de Admissões na Escola de Educação de Harvard.
Paulo Blikstein
Paulo Blikstein Professor no Teachers College, pesquisa como as novas tecnologias podem transformar a aprendizagem da ciência, engenharia e matemática. Criou os primeiros FabLabs e Makerspaces educacionais do mundo e foi pioneiro no campo da mineração de dados multimodais e de learning analytics. Tem vários projetos no Brasil, inclusive em Sobral, Ceará.
Nicole Siniscalchi
Nicole Siniscalchi A história de Nicole e Teachers College tem mais de uma década, quando concluiu seu mestrado no programa de educação superior. Formada em psicologia na Siena College, trabalhou nos Escritórios de Admissão e Ajuda Financeira na TC e atualmente atua como contato de admissão no Departamento de Organização e Liderança.
Taísa Nunes Barros
Taísa Nunes Barros Formada no programa de Adult Learning and Leadership em Teachers College, é professora de inglês há 15 anos. O principal tema de pesquisa se concentra em estratégias de facilitação e que apoiem professores na implementação de novas ferramentas de ensino. É professora na Avenues São Paulo e participa de projetos visando à educação antirracista.
Deborah Lourenço
Deborah Lourenço Profissional da área de educação com foco em políticas públicas, é graduada em Relações Internacionais. Começou o curso na PUC-Rio, se formando em em Smith College. Mestre em Educação Comparativa pela Stanford University, foi avaliadora do MEC no Rio, trabalhou na Seeduc e auxiliou na implementação do EMTI.
Adelmo Eloy
Adelmo Eloy Colaborador do TLTLab do Teachers College, também é mestrando em Educação em Stanford. Atuou como gestor de projetos no Instituto Ayrton Senna, com foco em programas de formação de professores relacionados a tecnologias para aprendizagem. Também é mestre em Engenharia Elétrica pela USP e Bacharel em Engenharia Mecatrônica pela mesma instituição.
Allan J. Coutinho
Allan J. Coutinho Jovem Embaixador pela Embaixada dos Estados Unidos e integrante da rede do Programa Oportunidade Acadêmicas do Education USA, concluiu sua graduação na Green Mountain College e fez um intercâmbio na Universidade de Nagoya no Japão. Mestre em Políticas Internacionais em Educação pela Universidade de Harvard, tem atuado como consultor em educação.
<br><table cellpadding="0"><tbody><tr><td><table cellpadding="0"><tbody><tr><td>Thiago Rached - moderador</td></tr></tbody></table></td></tr></tbody></table>

Thiago Rached - moderador
Foi investidor em educação como sócio da Monashees Capital, onde também atuou como CEO em uma de suas empresas. É hoje cofundador e CEO da Letrus, empresa focada em letramento, conselheiro da Alura/Caelum e membro do comitê de investimentos da Potencia Ventures. Ele é graduado em Administração de Empresas pela USP e Mestre em Educação por Columbia.

Ao alcance: Estudando no MIT

O Massachusetts Institute of Technology foi fundado em 1861 e é um dos principais centros de estudo e pesquisa em ciências, engenharia e tecnologia do mundo. Entre seus ex-alunos e professores, o Instituto acumula 85 prêmios Nobel! 

A Fundação Lemann oferece bolsas de estudos para brasileiros, em qualquer uma das 5 escolas do MIT, no valor de até US$ 60 mil e podem ser associadas a outros programas de financiamento. As bolsas são destinadas para candidatos que tenham interesse em perseguir oportunidades de Mestrado, preferencialmente, ou Doutorado em áreas ligadas à educação, reforma educacional ou tecnologias educacionais. Na primeira conversa do dia 15/09, você saberá como é estudar no MIT.

Estudando no MIT

Das 17h às 18h30!

15 de setembro 2020

Ao vivo pelo Facebook da Fundação Lemann
Conheça os convidados!
Bradley Olsen
Bradley Olsen Professor no departamento de engenharia química no MIT, tem doutorado na Universidade de Califórnia Berkeley e pós-doutorado na Caltech. Se tornou docente no MIT no final de 2009.  A pesquisa dele é direcionada à descoberta de novos biomateriais, à auto-montagem dos materiais, e à física de polímeros.  Publicou mais de 145 artigos e tem 6 patentes.
Iago Bojczuk
Iago Bojczuk Mestre em Estudos Comparativos de Mídia pelo MIT e bacharel em Estudos de Mídia pela Universidade do Oregon, atuou como pesquisador assistente no Global Media Technologies and Cultures Lab É Analista Júnior em Políticas Públicas na União das Telecomunicações Internacionais, agência especializada da ONU,  pesquisando a implementação do 5G.
Ivo Rosa Montenegro
Ivo Rosa Montenegro Doutor em engenharia geotécnica pelo MIT e engenheiro civil pela UNB, sua pesquisa de doutorado focou em fluxo multifásico em meios porosos deformáveis. Foi um dos presidentes da Brazil Conference 2018 e hoje trabalha com pesquisa e desenvolvimento na AB InBev.
Caroline Rozendo
Caroline Rozendo Trabalha na intersecção entre tecnologia, design e mídia. Ela obteve o diploma de mestrado no MIT Media Lab, estudou Comunicação e Design na USP, e desenvolveu habilidades em programação de forma autodidata. Mora em Seattle e ajuda a prototipar experiências com a nova geração de dispositivos interativos no time de Design de Dispositivos da Amazon
Rosabelli Coelho-Keyssar - moderadora
Rosabelli Coelho-Keyssar - moderadora Diretora-gestora do Programa MISTI MIT-Brazil, é educadora-gestora-empreendedora com experiência em gestão pública, habitação de interesse social e desenvolvimento urbano. Rosa tem a missão de conectar o MIT e o Brasil por meio de programas de pesquisa, ensino, inovação e empreendedorismo.

Ao Alcance: Estudando em Escolas de Saúde Pública

Estudar na área de saúde requer muito aprimoramento e ter a oportunidade de fazer pós-graduação em umas das universidades mais bem renomadas do mundo é uma forma de se alavancar a carreira profissional e contribuir para melhorar a saúde brasileira. 

Estudando em Escolas de Saúde Pública

Das 18:45 às 20:15

15 de setembro 2020

Ao vivo pelo Facebook da Fundação Lemann
Conheça os convidados!
Clare Norton
Clare Norton Vice-reitora provisória de educação e reitora associada de gerenciamento de matrículas na Columbia Mailman School of Public Health. Como Reitora Associada, Clare fornece liderança, direção estratégica, gerenciamento e supervisão para todas as atividades relacionadas a recrutamento, admissões e ajuda financeira.
Kerri Noonan
Kerri Noonan Diretora Associada de Admissões da Harvard T.H. Escola Chan de Saúde Pública. Kerri cresceu em Massachusetts e estudou na Boston University (BU). Após a conclusão de sua graduação, Kerri trabalhou em Admissões Internacionais na BU, o que a permitiu viajar para muitos lugares maravilhosos, incluindo o Brasil, para recrutar estudantes.
Teresa Borges
Teresa Borges Teresa Borges é gestora de projetos acadêmicos no Columbia Global Centers  Rio de Janeiro. O centro é um dos 9 espalhados pelo mundo que representam a Columbia University em suas regiões. Como Senior Program Manager, busca ampliar os temas de Direitos Humanos, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Gestão Pública e Cultura no país.
Pablo Valente
Pablo Valente Doutorando em saúde pública na Brown University, também possui mestrado em Ciências Sociomédicas e Epidemiologia de Doenças Infecciosas por Columbia. Atualmente, pesquisa a influência de fatores socioeconômicos na dinâmica de doenças infecciosas, com foco no acesso a tecnologias de prevenção e tratamento para o HIV em populações vulneráveis.
Camila Lajolo
Camila Lajolo Médica formada pela UNICAMP com Mestrado em Saúde Pública pela Harvard, MBA em Economia e Gestão em Saúde pela UNIFESP e título de Improvement Advisor pelo Institute of Healthcare Improvement.  Dez anos de experiência em melhoria da qualidade em diferentes ambientes de cuidado e escalas, tanto no Brasil quanto no exterior

Ao Alcance: Estudando na Universidade de Illinois

A universidade foi fundada em 1867 e é a segunda mais antiga do estado de Illinois. Com mais de 100 cursos de pós-graduação e somando mais de 11.000 alunos, é atualmente classificada como a 42ª melhor universidade do mundo e 11ª dos Estados Unidos.

Desde o ano passado, a Fundação Lemann firmou um acordo de 10 anos com a universidade para ofertar 14 bolsas de estudos destinados a alunos brasileiros negros e indígenas. As bolsas ofertadas pela Universidade de Illinois são a nível de Mestrado e cobrem 100% dos custos do curso e de vida, nos seguintes departamentos/centros:

  • Center for Latin American and Caribbean Studies, College of Literature, Arts, and Sciences
  • College of Law
  • Department of Accountancy, Gies College of Business
  • Department of Agricultural and Consumer Economics, College of Agricultural, Consumer, and
  • Environmental Sciences
  • Department of Education Policy, Organization and Leadership, College of Education
  • Department of Finance, Gies College of Business
  • Department of Kinesiology and Community Health, College of Applied Health Sciences

Estudando na Universidade de Illinois

Das 17:30 às 19:00

16 de setembro 2020

Ao vivo pelo Facebook da Fundação Lemann
Conheça os convidados!
John Karam
John Karam John é Diretor do Centro Lemann de Estudos para Brasileiros da Universidade de Illinois Urbana-Champaign (UIUC), onde atua desde 2015 como Professor Associado de Estudos Brasileiros.. Em sua função atual, é responsável pela parceria da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC) com a Fundação Lemann.
Jerry Dávila
Jerry Dávila Jerry possui a Cátedra Jorge Paulo Lemann de História do Brasil pela University of Illinois. Ele atualmente atua como Diretor Executivo do Illinois Global Institute, estabelecido em 2019 para promover o trabalho da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC) com centros de estudos de áreas internacionais e temas globais.
Thais Sant´Ana
Thais Sant´Ana Thais Sant´Ana é PhD candidate na University of Illinois at Urbana-Champaign. Sua atual pesquisa aborda temas relacionados à História Urbana e Social da Amazônia e contribui com debates sobre a construção do Brasil moderno.
Flávia Batista
Flávia Batista Bacharela em Relações Internacionais pela UNB atualmente está no segundo ano de mestrado em Estudos Brasileiros na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. Recentemente, Flávia conquistou a bolsa de pós-graduação do Centro Lemann para Estudos Brasileiros. 
Rita Moriconi - moderadora
Rita Moriconi - moderadora Coordenadora Regional dos centros EducationUSA, com uma rede de 50 escritórios na Argentina, Brasil, Chile, Paraguay e Uruguay, trabalha com informação e orientação sobre estudos nos Estados Unidos e ajudam as 4,700 universidades nos Estados Unidos a recrutar alunos internacionais e estabelecerem parcerias com outras universidades.

Ao Alcance: Estudando na USC

Fundada em 1880, a Universidade do Sul da Califórnia possui o maior número de estudantes internacionais entre todas as universidades dos Estados Unidos. A Fundação Lemann oferta anualmente 2 bolsas para o Mestrado em Empreendedorismo Social  (Master of Science in Social Entrepreneurship), ligado à Escola de Negócios da USC (USC Marshall School of Business), destinado a formar empreendedores sociais que têm interesse em transformar o mundo. As bolsas ofertadas pela escola cobrem 50 ou 80% dos custos do curso.

Estudando Empreendedorismo Social na USC

Das 19:15 às 20:45

16 de setembro 2020

Ao vivo pelo Facebook da Fundação Lemann

Conheça os convidados!

Adlai Wertmann
Adlai Wertmann Diretor e fundador do Brittingham Social Enterprise Lab em Marshall - um centro de toda a universidade focado em educar e apoiar  alunos, professores, funcionários e membros da comunidade da USC no uso de modelos de negócios para enfrentar desafios globais, sejam eles sociais, ambientais ou de saúde.
JJ Lee
JJ Lee Diretora do programa de mestrado em empreendedorismo social da Marshall School of Business, da USC, ela supervisiona o recrutamento, admissões e serviços acadêmicos e estudantis do programa. Administrou o Programa de Pré-Mestrado na USC, ajudando estudantes internacionais a se prepararem para o sucesso em seus respectivos programas de mestrado.
Luciana Paulino
Luciana Paulino Relações públicas e empreendedora social, tem sua carreira focada em gerenciando de comunicação e justiça social.  Recentemente concluiu seu mestrado em Empreendedorismo Social pela University of Southern California - Marshall School of Business.  Já trabalhou para diversas marcas e empresas que promovem a justiça racial como Feira Preta e Afropunk
Mariana Fontoura
Mariana Fontoura Formada em administração de empresas pela UFBA, tem 8 anos de experiência em marketing digital e vendas em startups e negócios sociais. Há 5 anos trabalha na Fundação Lemann. Mais recentemente lançou seu negócio social, o Conversa de Prof, com intuito de apoiar professores com serviços voltados para a saúde mental.
Liziane Silva
Liziane Silva Sócia Fundadora e CEO da Ink Inspira, empresa social especializada em gestão de projetos sociais. Seu trabalho é reconhecido nacional e internacionalmente, tendo recebido diversos prêmios. Formada em economia pela UFPR e Mestre em Empreendedorismo Social pela USC, foi convidada com 11 outros jovens brasileiros para uma mesa redonda com o Obama.

Veja depoimentos e dicas de ex-alunos!

Como estudar Políticas Públicas na Harvard Kennedy School

Como é fazer um Mestrado no MIT

Como fazer Mestrado em Jornalismo na Universidade de Columbia

Depoimento da Beatriz, aprovada em duas universidades dos EUA

Depoimento da Karla, aprovada em oito programas de pós-graduação nos EUA

Depoimento do Angelo, aprovado na universidade de Columbia

Depoimento da Amanda, aprovada na universidade de Columbia

Depoimento da Izabella, aprovada na Universidade de Columbia

Compartilhe

Veja também