7 dezembro 2021 | 20h03

Encontro Anual Fundação Lemann discute o Brasil que queremos

Com o tema "Brasil 2032: Recodificando o Amanhã",  integrantes da Rede de Líderes, parceiros e TimaçoFL debateram o país do futuro

Pensar sobre o futuro do Brasil para que se torne um  país mais justo e avançado foi o mote do Encontro Anual Fundação Lemann 2021, realizado durante três dias no início de dezembro. Pela primeira vez desde o começo da pandemia, realizamos o encontro em formato híbrido –presencial e com transmissão online das mesas e plenárias--, seguindo todos os protocolos de biossegurança recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Foram dias muito especiais, de reencontros e debates com a participação de integrantes da Rede de Líderes Fundação Lemann, de parceiros e do TimaçoFL. Um tempo para repensar prioridades, trocar experiências, traçar metas e recarregar as energias.

A pandemia jogou a desigualdade na cara do país. Óbvio que ela não inventou a desigualdade, mas a deixou tão evidente, a ponto de esperarmos que nunca mais seja jogada pra debaixo do tapete.

Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann

A abertura do evento contou com a participação de Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann, Anna Penido, diretora executiva do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação, e Lucielle Laurentino, prefeita de Bezerros (PE), com mediação de Anna Laura Schmidt, diretora de Projetos da Fundação Lemann

Na plenária, os debates giraram em torno dos caminhos para a próxima década em busca de um Brasil mais justo e avançado, com oportunidades para todas e todos. A importância da tecnologia, dos sonhos para o futuro do país e da promoção da equidade racial foram os temas destacados.

A plenária com o título “Redução de desigualdades: Um Brasil mais justo e avançado para todos” contou com a presença de Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central do Brasil, João Jorge, presidente e fundador do Olodum, e Letícia Bartholo, ex-secretária nacional adjunta de Renda e Cidadania, com mediação de Deloise de Jesus, coordenadora de Projetos da Fundação Lemann.

Foi um momento para falar sobre os desafios para a redução das desigualdades sociais no país, e quais são as áreas prioritárias de investimento para que esse objetivo seja alcançado. Uma conversa inspiradora sobre como é possível sonhar e trabalhar por um Brasil melhor.

As prioridades no Brasil devem ser educação, saúde, habitação, segurança e infraestrutura. O Estado nem sempre tem recursos para tudo. Mas, se priorizar, é possível fazer. Nós temos uma visão tributária equivocada desde as capitanias hereditárias. Está na hora de mudar isso.

João Jorge, presidente e fundador do Olodum

Já na conversa “Desenvolvendo as lideranças da próxima década”, tivemos a contribuição de Fred Swaniker, fundador do African Leadership Group, Jessica Sandin, diretora de RH no Nubank, e Wendy Kopp, CEO e fundadora do Teach for All, com mediação de Janiele de Paula, coordenadora de Projetos da Fundação Lemann.

O debate aconteceu em torno das habilidades e competências necessárias para as lideranças do futuro, que estão sendo formadas agora. Quais os conhecimentos necessários para uma liderança responsável? Como manter a esperança em um futuro melhor? A boa notícia é que sim, é possível, com talento, imaginação e otimismo.

No último dia de evento, a conversa “Reconstruindo futuros: inovação e tecnologia para solução de desafios” foi conduzida por Cristieni Castilhos, gerente de Projetos na Fundação Lemann, com a participação de Jessika Moreira, coordenadora do Íris, Matheus Goyas, CEO e cofundador da Trybe, Edward Clapp, pesquisador educacional e líder do Project Zero na Universidade de Harvard, e Nina Silva, CEO e Cofundadora do Movimento Black Money.

Fonte: Fundação Lemann.

A plenária discutiu a urgência de tornar universal o acesso à tecnologia e levantou reflexões sobre a impossibilidade de pensar em inovação sem que exista diversidade de pessoas na criação de novas abordagens de sociedade.

Três dias de conversas inspiradoras e extensa troca de ideias entre pessoas cheias de potencial e projetos transformadores. Assim foi o Encontro Anual Fundação Lemann 2021. Encerrar um ano cheio de desafios com um evento impactante nos dá a certeza de que estamos fazendo parte da construção de um futuro promissor. Que venha a próxima década!