Conteudo Cabeçalho Rodape

O que estamos fazendo diante do Covid-19?

Nas últimas semanas, seguimos articulando com integrantes de diversos setores para viabilizar soluções em larga escala, além de colaborar com nossas redes de talentos e oferecer suporte aos nossos parceiros em programas e projetos por todo o território nacional. Abaixo, você encontra um pouco mais das iniciativas que estamos realizando e/ou apoiando.

Ações para fortalecer a aprendizagem

Estamos coordenando ações e ferramentas para facilitar o ensino à distância com o Ministério da Educação, o Consed e a Undime. Organizações da sociedade civil e secretarias de educação já estão aderindo a este movimento a fim de viabilizarmos educação com qualidade pedagógica a distância, contando com o uso de celulares e com a parceria de operadoras de banda larga e serviços móveis. Você confere mais detalhes clicando aqui ou acessando: http://bit.ly/aprendizagem-covid-fl 

  1. 01

    Aprendendo Sempre

    Uma curadoria com ferramentas e soluções gratuitas para facilitar a aprendizagem a distância. A plataforma deve ser suporte para gestores escolares, professores, famílias e responsáveis pelos estudantes. Confira em: www.aprendendosempre.org
  2. 02

    Apoio ao ensino remoto com Imaginable Futures

    Estamos oferecendo apoio técnico para redes municipais e estaduais no planejamento, estruturação e viabilização de ensino remoto com o uso de tecnologias educacionais. A iniciativa é realizada com a Imaginable Futures e conta com a parceria da Sincroniza Educação. Confira em: www.bit.ly/apoio-ensino-remoto
  3. 03

    AprendiZap

    Estamos com a Fundação 1Bi e com a Imaginable Futures desenvolvendo uma plataforma para que os estudantes possam receber conteúdos e exercícios via WhatsApp. A ideia é ampliar as condições de aprendizagem durante o período de quarentena do Covid-19, detalhando os conteúdos por ano escolar e propondo trilhas semanais de estudo. O lançamento acontecerá no começo de abril.

Para conferir nosso posicionamento e princípios em relação ao ensino a distância, clique aqui ou acesse: https://bit.ly/fl-educacao-covid

Programas e projetos com municípios e estados

Hoje, estamos presentes em mais de 50 secretarias de educação e temos parcerias com governos estaduais e municípios em projetos diversos. Sabemos que o momento mundial e nacional pede uma readequação na nossa forma de apoiar cada município, estado e rede parceira. Para saber como estamos atuando em cada programa e projeto, clique aqui ou acesse: https://bit.ly/covid-programas-fl

Conversas com especialistas

Informação de qualidade é um dos elementos principais para combater a pandemia e evitar que a população fique desorientada. Por isso, estamos promovendo conversas online com pesquisadores e especialistas para que você tire suas dúvidas. O primeiro bate-papo foi com Márcia Castro, professora em Harvard e pesquisadora que realizou estudos pelo fundo Lemann Brazil Research. Fique de olho nas nossas redes sociais porque já estamos organizando os próximos.

Fundo de apoio e doações

Estamos mobilizando recursos para potencializar iniciativas que ajudem a combater o Covid-19, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. Em breve, teremos mais informações sobre as organizações e os projetos que receberão doações financeiras da Fundação Lemann.

Organizações parceiras e redes de lideranças

Sabemos que tem muita gente mobilizada para fazer a diferença na saúde pública, nos serviços essenciais, na educação, na informação e nos cuidados à população. Por isso, buscamos compartilhar e dar visibilidade a ações que nossos parceiros ou lideranças apoiadas estejam realizando. Você pode acompanhar essas novidades em nossas redes sociais.

Nossa equipe

Todos os nossos colaboradores estão trabalhando remoto desde o dia 16 de março e seguiremos juntos pensando soluções para o Brasil enfrentar essa situação da melhor maneira possível.


Queridos amigos e parceiros da Fundação Lemann.

Estamos acompanhando com atenção e compromisso a atual conjuntura envolvendo o Coronavírus (Covid-19), sua expansão dinâmica e sem precedentes em todo o mundo e a sua chegada ao Brasil, já tendo atingido parte da população e com impacto potencial para a vida de todos nós, em especial, daqueles em situações mais vulneráveis.

Entendemos que o momento não pede pânico ou alarmismo, mas exige sim compromisso claro, agilidade e medidas que impeçam a disseminação do vírus e garantam a saúde e o bem-estar social de todas e todos, minimizando os efeitos negativos desse momento no presente e no futuro. Por isso, reforçamos o compromisso de nossa missão, que é garantir um Brasil mais justo e desenvolvido para todas e todos.

Estamos focados e comprometidos em proteger a saúde e a segurança de nossa equipe, parceiros e visitantes do nosso escritório, enquanto continuamos a apoiar programas, organizações, lideranças, governos, secretarias e escolas em todo o território nacional. Com nossa equipe, parceiros, fornecedores e visitantes já adotamos as medidas de precaução e apoio necessárias, garantindo condições para a continuidade do trabalho de forma remota, reduzindo ao máximo o risco de contágio e disseminação.

Estamos também em contato com secretarias de Educação de todo o Brasil, por meio de suas associações - Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) -, e nos colocando à disposição para contribuir neste momento desafiador em que aulas já estão sendo suspensas. Nossa prioridade, assim como a de todos os envolvidos com a qualidade e a equidade na Educação pública do nosso país, é garantir que os alunos tenham asseguradas as condições para seguirem aprendendo e se desenvolvendo, ainda que remotamente.

Por fim, também usamos esta nota para publicamente reconhecer, agradecer e parabenizar vários de vocês que, com seriedade, profissionalismo e muito compromisso também têm dedicado suas vidas e trajetórias profissionais à causa pública e ao bem-estar social e coletivo. Muitos atuam em governos, organizações sociais e humanitárias e vários estão diretamente implicados e comprometidos com a resolução deste momento e dos desafios que o Covid-19 já está trazendo e poderá acarretar ao Brasil e sua gente. Vocês têm o nosso respeito e apoio sempre.

Entender diariamente os efeitos e o impacto que esse desafio poderá nos trazer e seguir reafirmando de maneira consistente e prática o nosso compromisso com o Brasil e sua gente seguirá sendo o nosso foco também pelo tempo que esse desafio durar. É o momento de trabalharmos com ainda mais empenho, empatia, solidariedade e espírito colaborador. Por um Brasil que acredite em sua gente, por pessoas que acreditem no Brasil.

Seguimos à disposição, em diálogo e dispostos a colaborar tanto quanto pudermos.
Contem conosco.
Um abraço carinhoso,
Denis Mizne e equipe Fundação Lemann

Veja mais sobre a Fundação Lemann

ver todas as publicações